sexta-feira, 4 de abril de 2008

Na Educação - em segundo lugar - de trás para frente
O Amazonas foi o segundo pior Estado na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007, com 42,87, ficando abaixo do Acre, que obteve 43,60 de média, Roraima, com 43,82 e Alagoas, com 44,12. Leia mais.
Enquanto a média da educação nacional cresce, nós do Amazonas estamos há três anos no segundo lugar do Brasil de trás para frente no quesito educação. Um dos Estados mais ricos do Brasil, sendo Manaus a quarta ou a quinta cidade de maior renda do País, não conseguismo sair do marasmo que estamos e somos.
A terra do gás e do petróleo está com as mesmas notas das outras cidades do interior do Estado. Como pode os alunos de Coari estarem no mesmo nível dos alunos de Codajás; o município vizinho tem um orçamento anual de mais ou menos dez milhões de reais; enquanto Coari de 153 milhões este ano. O que acontece?
O que acontece? Falta um projeto de educação sério, que o dinheiro seja investido na educação para valer. Claro que para os politiqueiros é melhor que o povo coariense seja analfabeto, principalmente analfabeto político. E não adianta dizer que Coari tem Universidades. O sistema universitário de ensino está muito mudado. Quero vê onde nossos universitários de hoje vão trabalhar!
Do jeito que estamos não iremos educar nossa geração atual para a "Coari do futuro" é que a educação da "Coari do presente" não funciona. Aqui dentro do município os meios de comunicação podem divulgar o que quiserem, porém os dados oficiais estão mostrando a realidade. E a realidade é que estamos entre os piores municípios do Brasil em qualidade de Educação. Pelo que tudo indica vamos continuar nessa posição por muitos e muitos anos, principalmente tendo os representantes que temos... quase todos analfabetos!

Nenhum comentário: