terça-feira, 15 de abril de 2008

A vila, o ministro e a rainha!
"Um mimo de beleza e funcionalidade". Foi assim que Liduína Moura definiu a Vila Lira, no jornal do fuchico, N 46, de 05 de abril(Em Tempo Coari), depois de ter sido arrumada pelo secretário de Obras para receber o ministro Patrus Ananias.
Ouvi falar numa história onde a Rainha da Inglaterra estava se cansando de tanto ouvir falarem mal de um determinado administrador de um município rico e querido de seu reino. Diziam que ele adminstrava com mão de ferro e sempre a seu favor. O Reino, a Rainha e o Povo ficavam em segundo plano.
A rainha ouvia falar que tudo estava mal: a educação de seus súditos era péssima, a fome e a miséria imperava, a corrupção de primeira, ruas esburacadas e esgotos a céu aberto, a população urubus já ultrapassava o número de moradores, crianças famintas e lombriguentas, e a casa da população aos pedaços.
Cansada de ouvir tantas coisas negativas daquele rico município, que tanto dinheiro recebia dos cofres do reinado; resolveu ir ver pessoalmente o que acontecia por lá. Marcou a data e pediu a seus assessores que verificassem as coisas necessárias para a viagem, que fossem breves.
O administrador foi comunicado da visita da rainha no seu "pequeno reino", ali quem mandava era ele e a rainha ia ver quem de fato ali mandava, e como ele era capaz. Reuniu seus assessores mais próximos --- os puxas-saco de primeira linha, logo se habilitaram, de repente faltava coisas para serem feitas, de tanta gente.
O assessor designado para a função foi rápido, o prazo era pequeno, logo a rainha chegaria. Deu uma arrumação geral. Os trabalhos de toda ordem caminhavam a todo vapor. Tapou buracos, pintou casas, nas mais pobres fez fachadas, colocou escolas, energia, água encanada, reformou os espaços públicos, enfim, deixou tudo mudado. A rainha iria encontrar todos os seus súditos que ali moravam, Alegres!
Enfim chegou o dia tão esperado.
A rainha ficou impressionada, não podia ser melhor, tudo da melhor qualidade. Ficou impressionada. Tudo ficou um mimo de beleza e funcionalidade. Até parecia com uma vila de um reino distante, a Vila Lira!
A rainha partiu, voltou a seus aposentos no ar-condicionado e o povo continuou na mesma, na pior: a educação da pior qualidade, com fome e na miséria, a corrupção imperando. A única mudança que houve foi na barriga da criançada, as lombrigas foram alimentadas com bolos imperiais. Outros tempos, para elas!

Nenhum comentário: