quinta-feira, 1 de maio de 2008

Paca com Bodó
Na segunda palestra na "Primeira semana de conscientização indígena" promovida pelo Instituto Bereano de Coari, desenvolvi o tema: "Patrimônio material e imaterial - Uma questão urgente"; o tempo era curto para tão grande assunto.
Tentei dar uma geral sobre a temática e mostrar alguns traços do monstruoso patrimônio deixado pelos nossos antepassados, tanto material, como imaterial. Como seria bom ter tempo para falar do conhecimento do mundo aquático que eles nos deixaram: o conhecimento dos rios, furos, paranás, igarapés e lagos como meio de transporte, caso contrário jamais teríamos condições de nos movermos nesse mundo amazônico.
Claro dicou que seria necessário uma disciplina para anos, assim como matemática, história, geografia só para nosso mundo amazônico e suas riquezas, principalmente as deixadas, construídas por aqueles que por aqui passaram antes de nós.

Foi numa mesa que senti a força de patrimônio material e imaterial, pois é na mesa, assim como na cama que uma experiência se materializa, no corpo e no espírito. Da culinária indígena herdamos: o preparo de nossos peixes - frito, assado, cozido, moqueado, seco-salgado, defumado, temperado com molhos de pimenta-de-cheiro, murupi e jambu; no preparo da mixira de peixe-boi e na farinha de piracuí; no cozimento das carnes deliciosas dos bichos de casco e no preparo dos seus ovos, no estilo do arabu (com sal ou açúcar - estes acrescentados pelos portugueses). Só de citar dar água na boca.

Serviram dois pratos; um assado de panela de paca e uma caldeirada de bodó. O cheiro e pela aparência nos convidaram, regado com boa conversa, comi que nem um padre!

Nenhum comentário: