Para não dizer que não falo das flores! Desde ontem uma turma de 95 alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal está comemorando sua formatura. São sementes plantadas no chão coariense para uma educação melhor, ao menos, esperança.
Como acontece nessas ocasiões os formandos estavam alegres, emocionados e motivados. Boa parte dessa turma já está na área prática de sala de aula, nas conversas que tive com alguns, me falaram que muitos atuam na zona rural. Coisa boa e justa.
Sei que não basta o professor ter um curso superior para dar uma boa aula. A universidade está cada vez mais preocupada em formar para o mercado de trabalho, que formar profissionias capazes de gerar um mundo novo, formando seres humanos e não só consumidores. Já o mercado quer consumidores para consumir o que produz, quanto mais consumidores melhor. Por isso não quer saber de professores conscientes e sim de cifrões.
sábado, 3 de maio de 2008
Precisamos urgentemente de bons pedagogos, professores que elaborem um projeto educacional que parta da nossa realidade. Até agora ensinamos com livros de outros realidades e esse tem sido um grande entrave no desenvolvimento da nossa região.
Nosso Estado está em penúltimo lugar na qualidade de educação dentre os estados do Brasil. Acentuei na minha fala aos formandos que eles podem fazer a diferença, uma educação com amor e responsabilidade. Precisamos de uma educação que nos ajude para sabermos construir ferramentas para desenvolver nossa região, sem destruir.
Os alunos estavam vestindo camisas que na parte da frente estava a foto da turma e mais os indicadores de curso, universidade e ano. Na parte de trás, diversas frases, geralmente essas frases são as mesmas para todos. Estes cada um escolheu uma frase que se identificou com ela. Gostei de uma frase que dizia: "A pedagogia não é para formar profissionais para o mercado, mas, pensadores". Se essa turma de 95 formandos, formados de fato, colocarem essa frase em prática, iremos ter uma outra Coari.
Infelizmente serão frases apenas para esse momtento de formatura. Uma pena!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário