terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Ficamos de Fora
Reuniões para compor a segunda edição do Festival Literário Internacional da Floresta (Flifloresta) escolheram cinco cidades do interior do Estado para receber o evento, a partir do segundo semestre de 2009.
De acordo com Carlos Lodi, coordenador do evento, as edições do Fliloresta do interior fazem parte do projeto inicial do festival, que é levar a outros municípios do Amazonas o acesso aos debates, encontros e palestras sobre literaturas. "A programação desses eventos será num porte menor que o da capital e servirá para contemplar mais cidades do Amazonas", descreve ele.
As cidades que receberão pela primeira vez o Flifloresta são Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé e Manacapuru. "Decidimos escolher estas cidades por abrigarem uma estrutura mínima para receber o evento, tanto uma base física como social e cultural", explica Carlos. Leia mais.
Nós coarienses deveríamos nos perguntar porque que Coari não receberá o Flifloresta? A terra do gás e do petróleo, juntamente com Itacotiara, Parintins, Tabatinga, Tefé e Manacapuru são as seis cidades mais populosas do Estado do Amazonas e porque não Coari? A pergunta deve insistir e nos inquietar!
Talvez a resposta esteja nas razões que fizeram com que os organizdores escolhessem as cidades e deixassem Coari de fora; elas deveriam nos deixar indignados com os nossos organizadores - eis aqui, como foi citado acima, as razões: "essas cidades abrigam uma estrutura mínima para receber o evento, tanto uma base física, como social e cultural. Nos humilhou!
Digo isso porque somos o município mais rico do interior do estado e não termos essas estruturas mínimas... é dose. Taí o resultado das péssimas administrações e da roubalheira estabalecida com 100% de cara de pau na terra do gás e do petróleo. O pior é que ainda tem puxa-saco que defende essa falta mínima de estrutura.
Nós, coarienses críticos da realidade estamos há anos anunciando, denunciado, a PF mostrou tudo e ainda assim, se diz em alta voz que a cidade está bem. Está bem, uma ova, se estivesse bem, seria escolhida para abrigar um evento dessa postura que cidades com orçamento três ou quatro vezes menor está abrigando. Uma vergonha para nós!
E sem contar que os critério dos organizdores dizem que não temos estrutura social e cultural mínimo para o evento. De fato estamos cada vez mais atrasados culturalmente. com o dinheiro que tivemos nesses últimos anos e temos agora, Coari deveria ser a primeira na lista e fazer desse evento um Mega Evento.
A escolha das cidades para abrigarem um evento como o Flifloresta, mostra claramente de como estamos mal, sem estrutura mínima fisicamente, socialmente e culturalmente; será que é preciso que outros digam isso para nós?

Nenhum comentário: