domingo, 1 de fevereiro de 2009

Um outro mundo é possível?
O Fórum Social Mundial terminou, hora de voltar pra casa, levar na bagagem a lembrança desse momento único de diversidades e discursões de temáticas de um outro mundo é possível. Vivi nesses dias a experiência da convivência de tantos mundos e todos eles possíveis; porém o real é feito da dura realidade da destruição desse mundo em busca da satisfação do egoísmo, da ganância e da força da grana que destrói coisas belas.
Ficou a certeza de que no encontro com diversas iniciativas pelo Brasil e pelo mundo de ações construtoras do bem, existem milhares de pessoas que sonham um mundo novo, um mundo melhor. É o sonho que perpassa toda a Bíblia: "haverá um novo céu e uma nova terra".
Me impressionou a enorme multidão de jovens que na sua grande maioria vieram para o FSM de suas casas confortáveis, pois são da classe média alta do Brasil e durante esses dias enfrentaram toda forma de diversidade, uma vez que estavam hospedados no acampamento da juventude, alagado pela permanente chuva de Belém.
Jovens que buscam algo novo, não estão tão satisfeito somente com o que os seus pais lhes podem dar, uma vida material confortável. Pessoas que sentem que o material está destruindo a criação; riquezas que produzem riquezas, bem estar destruidor da criação do Criador.
A lembrança registrou as tantas formas de expressar a realidade nova, principalmente a arte, na suas expressões musicais, literárias, teatro, pintura, cinema, poesia; todas gritando pela vida, tão destruída pela satisfação egoísta dos desejos humanos.
Claro que a realidade nua e crua não é no preto e branco, não é somente da busca do bem, mais principalmente feita dos nossos interesses; fazer decisões capazes de superar somente o nosso é o desafio e todos somos marcados por forças diversas. Ninguém é perfeito... eis a questão!

Nenhum comentário: