segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Com essa tirada, Ziraldo toca no ponto central da educação e o faz com coragem, visto que a impressão que estamos deixando é que queremos estudar, queremos aprender sem passar pelo caminho da leitura. Impossível.

Colocar o dedo nessa ferida é mexer com uma estrutura de educação que passa pelo caminho querendo fazer o mínimo esforço e essa, pelo que tudo indica não é só um desafio do país do futebol não, é uma crise globalizada.

Sem ler a fundo sobre cada disciplina não se consegue um bom estudo. A leitura devia ser obrigatório e somar no fim do mês no salário dos professores também os livros lidos. Quanto mais livros lidos pelos mestres maior seriam seus salários. São eles os primeiros a ganhar com a leitura e com certeza a educação.

E para aumentar o rendimento dos alunos, essa devia ser também uma prática aos pais, isto, unindo dois programas sociais um o da escola, através dos programa pais e mestres e o outro seria o bolsa escola e o bolsa família. O valor de cada programa seria pelas leituras feitas pelos pais. Com certeza levaria pais a lerem para terem no fim do mês um valor maior depositado na conta dos seus cartões.

Somos um país de pouca leitura. E a terra do gás e do petróleo com seus péssimos resultados na área da educação, não fica muito a frente dos milhares de municípios do Brasil que lêem pouco. Visto isto, chega-se a conclusão que não basta só ter dinheiro para ser um município onde muito se lê. É preciso ter cultura de leitura.

Nossa casa da leitura - nossa bilbioteca, foi destruída por um dos ex-prefeito, sinal do seu apreço pela leitura. Preferiu derrubar a biblioteca e fazer no lugar uma garagem, seu carro precisava mais de cuidados que as crianças e jovens do município!

5 comentários:

Professor Alves disse...

Obrigado Padre Zezinho pelo que o Senhor traz para leitura e neste texto, por isso cito um pedacinho dele para reflexão: "Nossa casa da leitura - nossa bilbioteca, foi destruída por um dos ex-prefeito, sinal do seu apreço pela leitura. Preferiu derrubar a biblioteca e fazer no lugar uma garagem, seu carro precisava mais de cuidados que as crianças e jovens do município!".
O Pela falta de leitura e mundo e de livro deixamos os VAMPIROS CHUPAR O SANGUE DE COARI/AM E CRUZAMOS OS BRAÇOS, pois, ainda estamos lendo esse Livro a Bíblia de cabeça para baixo,pois não compreendemos o Orai e Vigia que Jesus Cristo, o nosso Governador Espiritual, nos diz. No meu pegueno entender, sem ofender ninguém, é para se rezar, orar ou fazer as preces de olhos abertos, cujo sentido é fiscalizar os VAMPIROS que sugam o sangue de Coari/AM e não deixar ninguém roubar o dinheiro público! Sem fiscalização na Prefeitura, Coari/AM não tem salvação. Acredite!

Anônimo disse...

bem se vê que vc não conhece mesmo a realidade de nosso município, sou professora do Ensino Médio e sei que todas as escolas estão devidamente servida de bons livros, mas o que percebemos realmente é essa falta de afinidade com a leitura, os alunos só querem saber de lixo eletrônico, acho que foram condicionados a só decorar e hoje não se dispõem a ler. A escola onde eu trabalho tem um acervo riquíssimo de literatura brasileira, infantil, contos, tem livros que nem eu tenho em meu humilde acervo, fazemos projetos e mesmo assim os alunos não tem nenhum interesse. Achei legal a matéria mas vc está se prendendo muito as questões politica partidária. Não defendo nenhum desses políticos mas não gosto de injustiça, o professor alves foi meu professor e eu lembro o quanto ele omisso nessas questões educacionais, e agora vejo ele falar com tanto afinco como se fosse o salvador da pátria, me revolta saber que hoje todos os meios de comunicação se voltam única e inteiramente para essas picuinhas, por que ninguém se preocupa em nos ajudar a mudar essa realidade triste de falta de leitura, o que precisamos é de quem nos dê a mão, através de trabalho voluntários, campanhas nesses blogs, em fim façam algo palpável que não seja de seus interesses próprio.......trabalho como professora a 18 anos e nunca vi os padres visitar a escola a não ser quando é tempo de arraial para pedir cooperação, e a escola por sua vez nunca deixou de ajudar. Não entendo como um padre que deveria ser pago para apasiguar, pregar a paz uso esse espaço para difamar, comprar briga e inflamar a ira nas pessoas é horrivel.....

Daniel Almeida disse...

ISSO É COARI

Nossa!!! Ainda enche o peito pra dizer que é professora há 18 anos, hem? E não tem nem coragem de se identificar... Isso é Coari, Isso é Coari.
IDENTIFIQUE-SE!!!!!!!!!!!!!!! Não se acovarde, mostre sua identidade.
Diga, ou melhor mostre qual foi sua real contribuição para a melhoria dos índices educacionais de nosso município, só não vá me dizer que vc é mais uma professora que no DIA DA EDUCAÇÃO sai fazendo passeatas pelas ruas esburacadas de Coari, quando deveria está promovendo um projeto de leitura, redação ou até mesmo realizando uma feira do livro.

Cintinara disse...

Parabéns, padre Zezinho! mais uma vez vc toca numa quetão vital para o ser humano.
Educação!!! Temos muito que avançar nesse campo. E pra começo de conversa, perguntamos: que educação nossas crianças e nossos jovens estão recebendo na escola? Ter um grande acervo nas escolas não adianta nada se não existe um programa de mobilização e de incentivo à leitura.
E já que a "anônima" tocou no assunto políca partidária, eu gostaria de lembrá-la que, se 'ter' livro já bastasse para formar um bom caráter, com certeza teríamos políticos bem diferentes dos atuais, que nada mais fazem do que envergonhar as pessoas de bem deste País: Em Brasília o Senado se afunda nos atos secretos; no Amazonas assistimos o espetáculo do caso MOA; em Coari, vivemos o troca-troca de prefeitos.
ler é, sem dúvida, a saída para muitos dos problemas que nos aflingem. pois só quem conhece a verdade, pratica a justiça.
E continue firme padre Zezinho! Como disse a "anônima", vc deve pregar a paz e não pode existir paz em uma sociedade empregnada de corrupção. que gritem os corruptos e seus admiradoras, mas a justiça e a verdade prevalecerão.

Professor Alves disse...

Querida professora, todos os meus alunos e alunas que lerem seu cometário a respeito de mim - o Professor ALVES - com certeza irão pensar que a querida a Senhora está delirando em defesa dos VAMPIROS QUE ESTÃO CHUPANDO O SANGUE DE COARI/AM, DURANTE ESSES QUASE 9 ANOS, quando Diz: "Não defendo nenhum desses políticos mas não gosto de injustiça, o professor alves foi meu professor e eu lembro o quanto ele omisso nessas questões educacionais, e agora vejo ele falar com tanto afinco como se fosse o salvador da pátria,...".

Assim dizendo: Todos os ALUNOS OU ALUNAS que o Professor Alves teve a oportunidade de compartilhar conhecimento em sala-de-aula sabem o que a Senhora escreveu a meu respeito não é verdade.

Não quero aqui me gabar das grandes discussões que sempre tive com meus alunos sobre as questões de Coari/AM, inclusive o Padre Zezinho é testemunha, pois tive a oportunidade de tê-lo como aluno no BEREANO.

Amada Professora, se você realmente foi minha aluna, pense melhor e se afaste desses VAMPIROS QUE ESTÃO SUGANDO O SANGUE DE COARI/AM.