sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Herança

Tenho me perguntado o que as crianças, os adolescentes e os jovens coarinses pensam dos adultos dessa cidade? Como eles digerem nosso mundo construído de mentiras?

Na história como seremos vistos pela gente que habitará essas terras no futuro? Digamos, uns 40 anos para frente!

Como certeza não seremos bem vistos. Estamos vencidos pela força do capital que joga conosco, um jogo que diz que o que conta é ter. "Vale quem tem" diz o chavão. Quem não tem, é desprezado. E tenho que mostrar que tenho, nessa sociedade de consumo; para dizer que sou alguma coisa.

E dobrados pela onda consumista abandonamos nossas idéias e ideais, os valores que um tempo eram guiam de nossa estrada, hoje nada mais significa se eu não tenho nada.

Talvez farão a pergunta que raça de coarienses eram os da década 2000 a 2010? O que sigficava para eles? O que queriam? Porque fazíamos isso ou aquilou, ou ainda porque deixávamos de fazer determinadas coisas para fazer outras?

Muitas poderão ser as perguntas. Será se irão entender que esta, que foi até agora nosa década mais rica e o povo vivendo na miséria? E que nossa educação era uma das piores do Estado? E que nossas crianças morriam muito mais do que em municípios pobres de mavé de si, isto, diante de tanta riqueza por aqui?

E quando pesquisarem sobre essa década - 2000 a 2010 - e encontrarem milhares de notícias sobre o passado da terra deles e perceberem que quase nenhuma é positiva e que quase todas são de corrupção, de mentiras, de pedofilia, de puxa-saquismo, bacanais, desvio de verbas públicas e por aí... que sentimentos irão sentir em relação a nós? Alegria ou tristeza? Orgulho ou decepção? Respeito ou nojo?

Estamos construindo no hoje a história que no futuro será passado. A internet será o lugar da pesquisa, tudo está ficando registrado. Talvez daqui a duas gerações ou mais - filhos, netos ou bisnetos - já estarão sentindo o peso desses dez anos e vão tirar lá diversas conclusões sobre nós.

Espero que saibamos o que estamos fazendo, para não sermos julgados no futuro como a geração mais corrupta que já viveu a história de Coari!

Nenhum comentário: