Ontem à noite andando pela frente da câmara enquanto acontecia a reunião dos vereadores, circulava entre a multidão apreensiva com o que poderia acontecer. Parava num grupo aqui, outro ali e assim ia escutando as impressões que iam ficando das pessoas.Era comum ouvir que os vereadores eleitos por nós são analfabetos, que quase todos não sabem ler ou são semi-analfabetos. Discordava dizendo que não era bem isso, na verdade todos, que eu saiba terminaram o "segundo grau" e até doutor tem.
A situação cultural dos nossos representantes no legislativo é um caos, uma complexidade. Seguem a lógica do mercado capitalista que diz o que conta não é ter cultura e sim ter dinheiro, ser consumidor, não importando com os meios que a riqueza foi adquirida.
Depois, em prática nosso veradores seguem a grande maioria que estudaram até o ensino médio, são analfabetos funcionais, hoje mesmo os universitários estão nessa classificação e ler mesmo, não lêem nada. Passam o tempo todo arquitertando modos de fazer campanha eleitoral permanente e maquinando de como ganhar dinheiro do município via o executivo.
Se temos um prefeito que destrói bibliotecas para fazer garagem, vereadores que não demonstram ânimo algum para ler, como podemos motivar nossas crianças e jovens a lerem, se as pessoas que estão administrando o município, ganhando enormes somas de dinheiro, mostram que para viverem bem e terem status social, numa sociedade corrupta, não precisam de leitura alguma.
Gostaria de reconhecer dois pontos importantes que levantou a professora aqui no blog, duas de suas inquietações que também concordo. A primeira de quê em nossas escolas, todas, há um pequeno, mais excelente acervo, bons livros, o que faltam são programas motivadores a leitura. Falta gente para ler os livros que vão se perder com o tempo por falta de leitores.
Segundo de ideias nos blogs para motivar a leitura. Concordo plenamente, mais quem chega aqui, já está fazendo um caminho de leitural. A cultura dos jovens brasileiros na internet é a do Orkut e já tratei desse assunto em posts anteriores. Há diversos blogs construíndo caminhos para ajudar a construir um país de leitores.
Por último queria lembrar que na estrutura do país há os ministérios, as secretarias estaduais e muncipais da educação e cultura. Gente que deveria levar a sério e valorizar o que ganham do dinheiro do povo para fazer projetos que os fizessem em primeiro lugar a lerem e depois motivarem os outros a seguirem o memo caminho.
Todos os anos o país ganha milhões com essa gente e nada do Brasil aumentar sua leitura, parece que está sendo um investimento inútil!
3 comentários:
Caro Pe. Zezinho,
Esta postagem merece reconhecimento, pois ler nao somente é importante para todos, mas é uma abertura em todos os ambitos e aspectos, para um mundo melhor, organizado, cheio de ideias avançadas e modernas, trazendo ao municipio a inovaçao, que pena que alguns nao acompanham estas ideias e apenas se apegam a mesmice de vivenciar o passado arraigado de vicios e infortunias heranças que comprometem o bem estar de todos os cidadãos coarienses. Espero que todos comecem a ter uma leitura de um sistema inovador, complexo mas que pode iniciar como uma gota no oceano, sua MUDANÇA.
Padre Zezinho, paz e benção para todos os moradores de Coari/AM.
O Padre Zezinho de tanto o Senhor escrever textos bons e agradáveis de ler,faz a gente pensar o porquê da nossa probreza material e espiritual.
Vejam como esse Padre gosta de seu povo cristão por escrever textos compreensíveis, como~o trecho abaixo:
"Se temos um prefeito que destrói bibliotecas para fazer garagem, vereadores que não demonstram ânimo algum para ler, como podemos motivar nossas crianças e jovens a lerem, se as pessoas que estão administrando o município, ganhando enormes somas de dinheiro, mostram que para viverem bem e terem status social, numa sociedade corrupta, não precisam de leitura alguma."
Portanto, a liberdade do ser humano em Coari/AM ou em qualquer parte da Terra, não é só estudar nos livros escolares, mas ler outros livros que tem nas pequenas bibliotecas escolares.
Por exemplo: Com certeza nas bibliotecas das Escolas GM3, João Vieira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bereano e nas outras escolas existem livros de literatura amazonense, brasileira e internacional existem vários livros de literatura, eu já lí livros de escritores famosos na biblioteca do GM3.Vão lá, emprestem e leiam!
A leitura Padre Zezinho é um vício que temos que começar desde cedo,isto é, da pré-escola ao nível superior.
A falha da educação de Coari/AM, não está no ensino médio, está nas primeiras séries.
Digo e repito, se algum dia os governantes de Coari/AM quizerem melhorar a educação para leitura começem a incentivar o professor começando pelo salário, pois eu observo que, a maioria dos professores(a), não recebem o afeto dos governantes e na, marioria das vezes, são tratados(a) como subalternas da educação.
Temos que dá valor a todos os professores(a)independente de ser de ser educador(a) das primeiras séries, Essa é minha sugestão!
Por outro lado, quando um professor começa a formar cidadão pela leitura, vem a maioria das gestoras e começam a vigiar os passos do professor, muito das vezes, tachando-o de incompetente, relapso e embromador, e o professor fica marginalizado.
Aqui em Coari/AM, por levar jornal, livros e noticias do dia-a-dia para leitura em sala de aula sou chamado, por alguns, de doido!
E isso pega!
Padre Zezinho, continue escrevendo textos libertadores para melhorar minha espiritualidade! Obrigadooooooo!
Pe. Zezinho, sou um coariense e me intitulo covarde, pois não posso reagir, estou em Coari de pessagem, tenho amigos e parentes e amigos que dependem da Prefeitura, cheguei aqui a 39 dias e já fui advertido 2 vezes de que minhas amizades poderiam prejudicar essas pessoas, o que mais revolta é saber que (segundo a crítica de hoje) os motobois são remunerados pra prestar esse tipo de serviço, pessoas que ajudei no passado e hoje são capachos da tropa do mal, sou favoravel a uma união séria pra lutar contra esse grupo e um determinado grupo de oposição que inclusive já se considera eleito na proxima eleição, me ofereceram uma secretaria com todas as despesas de aluguel e alimentação pagas pela prefeitura, e não sou o uníco, já estão negociando com outras pessoas que conheço, Reverendíssimo Pe. vamos fazer uma corrente pela moralização de Coari, quem sabe voce pooderia ser Prefeito, pelo que leio nos seus comentários, talvez fosse a solução,vamos expulsar os "forasteiros" da Prefeitura e moralizar, dentro de uns 15 dias estará chegando em suas mãos um rol de documentos adqueridos junto a secretarias de estado, assembleia legislativa, tre, tcu e tce, ai vou me identificar, um abraço.
Postar um comentário