terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Orçamento Coari 2010

A reunião de hoje da Câmara Municipal da terra do gás e do petróleo será a mais importante do ano. Nossas excelências, como se tratam; vão aprovar o “orçamento de 2010”. O valor estimado é de cento e quarenta milhões de reais.

O projeto do orçamento do próximo ano foi mandado para os vereadores umas duas semanas atrás. Eles com seus grupos estão analisando, segundo dizem encontraram vários erros, um deles e o principal é que a verba para a câmara foi cortada em cinqüenta por cento. E eis aqui a briga; mexeu com o bolso, essa parte mais vulnerável do ser humano, o leão que mora dentro se solta, acorda furioso.

É a primeira vez que esse grupo de vereadores realiza uma reunião dessa envergadura. Poderiam mostrar aos seus eleitores, fazer jus aos votos que receberam e trabalharem para aprovar projeto em favor da vida do povo; não ficar brigando em primeiro lugar pelos seus interesses.

É um jogo que há dias vem acontecendo e mais fora da câmara que na “casa do povo”, quando chegar na hora da aprovação, muita coisa já terá rolado por debaixo dos panos. Pobre povo, protagonista do dia da eleição, agora relegado em último lugar.

Por outro lado o povo também é responsável por esse tipo de atividade dos que ganharam os seus votos, visto que basta apertar a tecla da urna eletrônica para fazer valer seus direitos de cidadãos e participar do processo da democracia; deixando o depois, o leme, a total (in)responsabilidade dos “eleitos”.

Se nossa consciência participativa nos ajudasse a participar na construção de um país democrático, acompanhando a quem votamos, exigindo trabalhar para ter direito de receber outra vez os votos e seus gordos salários no fim do mês; com certeza teríamos um outro país.

Nesses últimos quatro anos vi diversas manifestações na nossa câmara, todas manipuladas em nome de um vereador ou de seu grupo, ou ainda do prefeito. Nenhuma vez fomos lá exigir que nossas “excelências” trabalhassem para quem paga seus salários no fim do mês.

Hoje seria um dia apropriado para o grito das exigências, por uma melhor educação, por projetos de geração de rendas, por água de melhor qualidade, por uma boa rede de esgotos; em fim, por uma melhor qualidade de vida não só para os vereadores, mais principalmente para os seus eleitores, o povo coariense!

4 comentários:

Unknown disse...

eu sempre defendo que o povo deve saber o que está acontecendo na cidade, hoje os vereadores estão num mato sem cachorro, pois antes lembro-me que um ex prefeito, dizia na rádio, "que agora nao tem vereador contro o governo, todos são a favor", hoje tudo mudou o grupo que está no poder até o momento nao está querendo pagar mamadas para os ilustrissímos vereadores, e é essa a preocupação deles, o povo fica para as eleições, o negócio é o bolso se não como é que elese ostentarão o luxo, as mulheres, e a boa vida? POVO VAMOS NOS MANISFESTAR E DIZER O QUE QUEREMOS O QUE É MELHOR PARA O NOSSO MUNICÍPIO.

olecram disse...

E nobres vereadores noa fiZeram se quer um projeto digno para o povo esse ano....
SE fizeram onde ta?

Anônimo disse...

A melhora deve começar por escolhas nas eleições pois de nada vai adianta se temos uma camara municipal limitada e sem perspectiva e um prefeito que não se importa com o povo, pois persegue os funcionários públicos e quem o mesmo acha que é oposição, acredito que o senhor padre Zezinho seria uma boa opção talvez conseguise salvar a nossa cidade afinal o senhor é um homem santo. Padre Zezinho para prefeito ou vereador seria um estouro nas Urnas

Anônimo disse...

Pe Zezinho, vou lhe avisar que a partir de hoje não mais vou ler seus comentarios, acho que a vez de colocar o povo contra alguem era quando o Arnaldo fica perseguindo os coitados que ganham salário mínimo, e hoje passam foma eu e minha cunhada já ajudamos no que nos foi possível ontem demos os últimois 3 ranchinhos a pessoas necessitadas, o que o senhor nunca viu, hoje quer botar os leitores contra a Camara, pois o que eles querem é somente que a lei seja cumprida, os recursos da Camara é constitucional, seria muito bom que voce se inteirasse pra começar a falar.