sexta-feira, 5 de março de 2010


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar em seu site, na campanha eleitoral deste ano, a ficha criminal dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. A medida consta das regras aprovadas pela Corte para a eleição 2010. “Isso permitirá aos eleitores votar de forma mais esclarecida e consciente”, disse o presidente do TSE, Carlos Britto, à Folha de São Paulo.

As certidões criminais serão digitalizadas pela Justiça Eleitoral e colocadas a disposição do eleitor por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE na Internet. “Essa medida contribui para o aperfeiçoamento do processo democrático no Brasil. O eleitor vai ter mais conhecimento sobre o candidato. Isso aumenta a responsabilidade do voto”, disse o presidente da OAB-AM, Fábio Mendonça. Leia mais.

Com essa medida o TSE deixará o eleitor cada vez mais informado sobre seu candidato. restará saber se mesmo sabendo do rastro do candidato, vai vator nele. Votará com conhecimento de causa. Como afirma o presidente da OAB-AM, ninguém fugirá de sua responsabilidade.

Volto a questão do post passado sobre as razões que me levam a votar num determinado candidato e aqui eis a questão. Parece que não votamos pensando no bem comum e sim partindo dos nossos interesses e nem queremos saber se o candidato vai fazer o que prometeu ou tem sua candidatura baseada nos valores humanos; se vou ganhar, me dar bem, então, esse é o meu candidato.

O certo é que estamos assistindo nosso legislativo punindo bodes expiatórios para dizer que está trabalhando, pode ser o começo de um novo tempo; mesmo que custe a chegar!

Nenhum comentário: