quarta-feira, 24 de março de 2010

Mundo Amazônico

A Amazônia é terra de mistérios e ainda há um mundo escondido neles. São nesses mistérios as nossas saídas para vivermos melhor. Tudo está na floresta, um mundo encantado, mágico e rico que bem gestardo poderá nos enriquecer.

O pirarucu da foto estava num Barco Recreio que fiz minha última viagem. Os responsáveis do barco compraram o peixe e outros cinquenta deles em Tefé. Os peixes foram pescados na Reserva Mamirauá.

Nesta área preservada seus moradores estão conseguindo viver tirando da floresta, das matas e das águas o susento de forma de manejo. Sem destruir, tentando se integrar de forma respeitosa e cuidadosa com esse mundo verde e líquido.


O pirarucu é uma das espécies que fazem parte da mesa e da economia da gente que habita a reserva. Pescando e preservando, conseguem manter uma reserva econômica para filhos e netos.

A pesca precisa seguir urgente pelo caminho da preservação, sob a pena de corrermos o risco de perdermos vários sabores de peixes que pescados de forma responsável poderão desaparecer. O pirarucu vendido com o "sêlo verde" tem tudo para conquistar as mesas pelo mundo. Sabor tem para isso. Dependerá muito de nós fazermos a nossa parte.


Se de um lado temos a alegria do trabalho na vida e com a vida do povo da reserva Mamirauá, do outro temos a tristeza de saber que em Coari foram presos animais que não podem ser criados em cativeiro.

Temos uma estrada pela frente no cuidado, no aprendizado do mundo rico, lindo e mágico da nossa floresta que poderá se bem usada ser fonte de uma vida melhor para nós amazônidas. Ainda temos tempo de aprender com o povo de Mamirauá!

Nenhum comentário: