quarta-feira, 26 de maio de 2010

E o futuro?

O município de Coari nesses últimos anos tem vivido situações que nunca tinha experimentado em sua história. De um lado pela riqueza de nossas reservas de gás e de petróleo somos ricos, a segunda maior riqueza do estado do Amazonas; por outro assistimos um verdadeiro show de esbanjamento e corrupção.

Com a riqueza poderíamos dar shows de qualidade de vida; investir em infra-estrutura, melhorando assim, nossa rede de esgostos, pois sem isso, expomos, principalmente as crianças a doenças; água de boa qualidade, sem coliformes fecais, atualmente bebemos suco deles; energia suficiente para o consumo doméstico, comercial e até, quem sabe industrial; asfaltamento das ruas, estradas e ramais, esses últimos seria de grande ajuda para quem trabalha na agricultura, pecuária e criação de peixes ao longo desses traçados.

Com a riqueza poderíamos dar shows, aplicando o dinheiro em programas geradores de renda, fazendo uma movimentação econômica e construindo postos de empregos; investindo na educação e cultura para melhorar a qualidade nos índices medidores do aprendizado, nunca estivemos entre os trinta melhores colocados dentro do Estado do Amazonas, mesmo sendo a segunda economia no Estado.

Em vez disso, vivemos assitindo nossos representantes roubando essas riquezas, fazendo delas fonte de riqueza própria ou de seus grupos. Uma farra de desperdício.

Esse tipo de riqueza termina; quando os poços secarem, adeus entrada dos royalties.

Tudo está muito parecido com o tempo áureo da borracha. Pensando que aquele tempo não passaria nunca, nossos governantes da época, não tiveram nenhuma preocupação de investir em estruturas, onde as riquezas provindas do ouro branco fosse investido na população. O resultado já sabemos; depois do tempo passado, só restou pobreza e penúria.

A mesma coisa pode acontecer com a terra do gás e do petróleo se o dinheiro dessa riqueza não for investido em infra-estrutura, na educação de seu povo e em geração de rendas.

Se atualmente vivemos num município com muitos pobres a coisa vai ficar pior no futuro!

2 comentários:

Ficha-Limpa disse...

Padre Zezinho, SEGUNDO O COARIENSE FELIZ, o slogan do adail para deputado é:

VINDE A MIM AS CRIANÇINHAS

Anônimo disse...

Pe Zezinho, segundo uns comentários a musica da campanha do Jefter é bem antiga: ê, ê ê fumaçê...