sábado, 19 de junho de 2010

Adeus Saramago

O escritor português José Saramago morreu nesta sexta-feira (18) em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava. A Fundação José Saramago publicou uma nota confirmando a morte do escritor: "Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12:30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila."


Saramago habita o panteon dos meus mestres e dos meus escritores prediletos, juntamente com Antônio Olinto, Gabriel Garcia Marques, Machado de Assis, Sabato, Primo Levi, Mia Couto, entre outros.

Seus livros que li: Memorial do Convento, Todos os nomes, O homem duplicado, A Jangada de Pedra, A caverna, Ensaio sobre a Lucidez, Ensaio sobre a Cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo, estes últimos foram os que mais gostei; me ajudaram a perceber o mundo sobre outros olhares.

Mesmo ele se dizendo ateu, sempre encontrei inspiração trasncendental em seus escritos. O desejo de busca pela ética, justiça, verdade, beleza e encanto no que escreveu é muito mais cristão que muito de nós cristãos.

Nenhum comentário: