terça-feira, 15 de junho de 2010

É Gol!


O Brasil é o país do futebol e o dia de hoje, no seu primeiro jogo na Copa na África do Sul, estamos mostrando porque esse futebol está tão presente na nossa vida. Ele simplesmente está no nosso coração.

Por toda parte nos pintamos de verde e amarelo, nos unimos por um sentimento chamado amor. Aqui ao país, à pátria. Superamos a tudo que nos desunem, a distribuição de rendas, a cor, a religião; somos todos um - Brasileiro!

Na terra do gás e do petróleo as coisas não são diferentes do resto do país. As ruas demonstram com seus ornamentos como está nosso coração pela nossa seleção. Cedo os fogos, as rádios e vozes anunciavam que hoje será o dia da nossa pprimeira batalha na terra de Mandela.


Os vizinhos se unem, fazem a cooperação; outro desencava uma lata com tinta que sobrou da última pintura que fez; um outro traz papel, prástico, tesoura, barbante. Assim, comunitariamente a rua vai ganhando outro aspecto. O que conta, mais que a beleza ou a riqueza do material usado é esse sentimento de filhos e irmãos da pátria.

Coari passa por um momento de penúria econômica, muitos sem receber o salário de maio, com dois décimos terceiros atrasados; nem por isso a união não está prevalecendo.

Algumas ruas e não são poucas estão enfeitadas de buracos quase que há décadas, agora os buracos ganham uma nova roupagem são transmutados com verde e amararelo; alguns com criatividade ganham sentido, são imaginados e feitos traves - gols.

Na Copa poderíamos perceber e aprender que unidos fazemos muita coisa, quem dera se esse tempo se desse em outras causas - a educação, a limpeza pública, o cuidado com nossas crianças, o combate ao tráfico e o voto consciente para eliminar essa raça de político ladrão que sitiou o país de norte a sul.

Nesse tempo mostramos que somos bom tanto no samba, como no futebol e até parafrasear a canção: "Quem não gosta de futebol, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doente do pé".

Pra frente Brasil, salve a seleção é gol... ainda não o gol - o ouvido aqui é o ronco da fome da dos pobres de coari, que sem dinheiro, sem receber, na miséria, podem hoje se alegrar e gritar; "é goooooollllll do Brasiiiiiiiiiiiiiiiiilllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

que pao e circo mundial, mas em coari que o povo continue a passar fome. Conforme o seu desejo padre, no post "ensinar a pescar ou dar o peixe". "... e podem hoje se alegrar e gritar; "é foooommmmmeeee Brasiiiiiiiiiiiiiiiiilllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!
Bye, FOME, FOME, FOME