quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mal educados

Esta semana foi divulgado nos meios de comunicação no Brasil o resultado do Ideb 2009. O Estado do Amazonas continuo em marcha lenta rumo a sua melhoria na qualidade do ensino; mesmo assim não está entre o três melhores da região Norte do país. Como disse o secretário estadual de educação ainda temos muito o que fazer.

Foi bom, uma alegria para todos os que estão trabalhando com seriedade nesse processo e significativo e simbólico a simplicidade do nosso secretário estadual de reconhecer que ainda temos um longo caminho a fazer.

Um fato interessante divulgado no jornal Amazonas em Tempo foi o destaque dado ao Colégio D. Bosco de humaitá que está em péssimo estado de conservação, mais está entre os melhores na qualidade de educação do Estado. Isso prova que não basta investir somente em prédios como fizeram e fazem em Coari.

Por falar em Coari, nosso município não está nem entre os dez melhores na qualidade da educação. Uma vergonha para uma terra que é a segunda mais rica do interior. Municípios com orçamentos anuais insiginificante diante do orçamento multi milionário de Coari, conseguiram essa marca.

O investimento nos professores foi o que fez a diferença na melhoria da educação do nosso estado, ressaltou o secretário. Esses investimentos estão sendo feito em todos os professores do Amazonas igualmente e a terra do gás e do petróleo pode/poderia ter investido mais ainda do nosso multi milionário orçamento.

Como dizia outro dia são pouco os professores dedicados em Coari, na sua grande maioria levam a educação de qualquer jeito e para completar o mundo politiqueiro de ser de um grupo ou de outro tem complicado mais ainda. Boa parte da categoria só se dedica quando o seu grupo está no poder, a outra parte do grupo mete o pé no freio, mudou o grupo no poder, mudaram os que estã com o pé no freio.

Os municípios que estão conseguindo melhorar sua estrutura educacional, se esforçam para envolver e motivar a todos por um mutirão da educação. Com a divisão da classe dos professores e até da população que vive Coari, estamos distante de chegarmos aos dez primeiros do Estado do Amazonas.

E isso até quando?

3 comentários:

Anônimo disse...

e todo mes COARI recebe certa de DOIS MILHOES DO FUNDEB, e o que o Barnaldo e o RAilson Torres ao fazendo?????

Anônimo disse...

e PADRE, ALEM DE NAO NOS PAGAREM COMO DEVEM, ESSE PREFEITO LADRAO AINDA ATRASA O NOSSO PAGAMENTO.

O Coariense disse...

Padre...
Coari está muito mal em relação ao índice do IDEB. Podemos analisar um tipo de avaliação onde o que vale é a aprovação de qualquer jeito e não ter evasão. Esses dois valem muito mais que a prova Brasil.
As escolas de Coari, com exceção do Raimundo Bezerra e do GM3, cumpriram as suas metas indicadas pelo MEC.
As ecolas de Coari estão abaixo do desejado há muito tempo e não temos investimentos para melhorar esta situação caótica em que nos encontramos.
o Kennedy, o Bereano e o Diamantina conseguiram média acima do 5,0. isso é muito bom.
Seria melhor se aprovar por aprovar fosse revisado neste sistema de avaliação do IDEB.
estamos ruins mas procurando melhorar...
um abraço.