quarta-feira, 28 de julho de 2010

Matança


Ontem estive no mercado e lá sobre as pedras encontrei sendo vendidos uma porco do mato e uma paca em bandas. A carne acima comprei na feira, um senhor vendendo num carrinho de mão, vendia livremente sem nenhum medo de qualquer fiscalização.

Há um grande comercio de carne de animais de "caça" na Amazônia. Devagar estamos comendo nosso mundo.

Para muitas pessoas que moram nesse mundão verde e líquido a caça é uma fonte de renda, talvez a única. Portanto, só proibir caçar os animais da floresta sem apresentar outra alternativa econômica, principalmente ao homem da floresta é cair num discurso vazio e deixar as coisas como estão, pois tudo vai continuar como tem sido.


Nesse tempo que as águas estão baixando, os animais ficam mais expostos ao seu principal predaro, o bicho homem, uma vez que saem da mata fechada (mata firme) e vão para as margens dos rios, comer brolhos novos de diversas plantas que estavam submersas no período da cheia. E nesse ambiente limpo fica mais visível para ser abatido.

E já está chegando o "tempo dos bichos de casco". Nunca tinha visto tanto bicho de casco na minha vida como o ano passado; eram vendidos nas pedras do mercado, na feira e pelas ruas da cidade. A farra foi tanta que era possível encontrá-los assados nas bancas que vendem churracos pela cidade.

Ano passado foi fechado o escritório do IBAMA no município e os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estavam com seus salários atrasados e começaram a abandonar o serviço. Diante disso, tudo ficou liberado.

Esse ano continuamos com o escritório do IBAMA fechado e com uma secretaria do meio ambiente inoperante. Como disse a venda de animais da florestas estão acontecendo livremente e a secretaria do meio ambiente está como se estivesse fechada. Isso é o que dar ter secretário incompentente!

Se não soubermos viver com esse mundo dos nossos bichos da floresta, de um forma tal que possamos preservar e ao mesmo tempos contruirmos uma economia provinda deles. Não vai custar muito para não termos nem os bichos e nem a riqueza que poderia vir deles.

2 comentários:

Sócrates disse...

E VOCÊ EM PADRE, QUANDO COMPRA ESSE TIPO DE PRODUTO ESTÁ COLABORANDO PARA ESTA MATANÇA, SERÁ QUE NÃO PERCEBE!!!

Anônimo disse...

cade a tal Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não faz nada