segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ò Ana Santa - Socorra-nos!


Hoje Coari celebrou mais uma "Festa da Padroeira Sant'Ana"; uma festa tão antiga quanto a própria Coari. Sua história se mistura com a história do povo coariense; não dar para separar uma da outra.

Desde o segundo grande momento da nossa existência para o que somos hoje, isto é, a expulsão dos Jesuítas da Amazônia e o período de aportuguesamento da nossa região que "ela" está presente no meio de nós, como "uma" formas do nosso modo de ser.


A religiosidade do amazônida tem uma forte ligação com o "mundo dos santos", que Eduardo Galvão, antropólogo e escritor do grande clássico da antropologia da Amazônia, "Santos e Visagens"; define como parte importante de nossa história e de nossa cultura.

Hoje com a grande volta à busca do sagrado pelo povo em geral; também a relação aos santos como inspiração, uma proposta de caminho de fé, está de volta com muita força e muito peso.

E a "Procissão de Sant'Ana" mostrou o que disse acima, pois uma grande multidão compareceu ao ato religioso e percorreu algumas ruas da terra do gás e do petróleo. Era uma enorme massa humana que se movia devagar ao ritmo dos cantos e das orações.

Retomo Eduardo Galvão, para concordar com ele que esse mundo dos santos é muito mais que uma realidade de uma religião ou ato religioso, faz parte da cultura de um povo. Pois nesse tempo, nesses 11 dias em que os "festejos acontecem", se dar também um grande encontro de confraternização, de amizade e de famílias.

Além disso são muitos os filhos de Coari que retornam a terra para celebrar a fé e as laços amizade, e de amor do sangue ou do coração. Retornam par o carinho da família, dos vizinhos, amigos e conhecidos, fazendo dessa volta um encontro mais que religioso, de compromisso consigo mesmo, com suas raízes.

Hojem, 26 de julho a multidão se encontrou celebrou retornando a raízes, rezando por Coari. Esta com certeza precisa de muita oração e de todos!

Nenhum comentário: