quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santa Internet

Cada vez mais a internet tem sido usada para os mais diversos fins. No Brasil um país te tantas impunidades ela tem sido uma ferramenta importante para a democracia e a luta contra toda forma de descumprimento das leis.

Assim como os "políticos" estão se aproveitando para fazer suas campanhas e estarem mais próximos dos eleitores; também os eleitores e a sociedade em geral está se utilizando dela para fiscalizar seus atos e até criarem leis, como a "Ficha Limpa" para controlar seus atos, geralmente corruptos.

Temos agora a nosso favor mais duas ferramentas que nasceram na internet que ajudarão no combate a corrupção e a favor de um novo Brasil, mais justo e mais transparente. E estão a disposição de todos para serem usadas democraticamente como arma a favor do povo brasileiro.

Uma delas é o Diário Eletrônico criado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), como um instrumento fundamental para dar transparência aos atos de nossas contas. Que agilizará a divulgação de dados, dá publicidade ampla e acessível a todos quantos se interessam pelo trabalho fiscalizatório realizado pelos conselheiros.

Com essa ferramenta iremos ter mais acesso as contas de cada município no Tribunal de Contas do Estado. Ficará cada vez mais difícil para os prefeitos esconderem de nós o que fizeram com nosso dinheiro.

A outra é a criação dos sites da Ficha Limpa - www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br lançados pelos Instituto Ethos, que propõe aos candidatos a prestação de contas voluntárias de suas campanhas eleitorais, com informações semanais da origem e do montante de recursos obtidos, bem como os gastos realizados.

O site também permitirá aos internautas questionar o teor das informações dos candidatos. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do site e encaminhadas aos tribunais estaduais e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E assim cada vez mais vamos através da internet tendo possibilidades de participarmos pelo caminho democrático que ela nos favorece de um país mais ético.

5 comentários:

Anônimo disse...

padre com todo o respeito, mas acho que vc ta parece o alves gaga, nao se informa direito e da informações erradas, o site do Tce não pro vc falou

Anônimo disse...

O tal do PROFESSOR ALVES, é só falacia, é SEM ação igual a primeira dama, muda o disco ALVES e cuida na vida

Anônimo disse...

Padre cade o link do blob UNIVERSO COARI???? ou vc tem algo contra ele?? não vivemos em uma democracia, numa liberdade e a internet é isso, ou suas ações são diferente do seu discurso??

EMANOEL FILHO disse...

O senhor tem "meia razão", quando fala que essas ferramentas na internet servem como arma contra os políticos corruptos.
Deve estar curioso quando falo em "meia razão", não está?
Pois bem, os políticos que em sua grande maioria se encontram nos poderes legislativo e executivo são os possíveis "corruptos aparentes", são a ponta do iceberg. Temos que voltar nossos olhos para um dos PODERES MAIS PODRES DO PAÍS QUE É O JUDICIÁRIO, que está cheio de juízes e promotores preguiçosos, que mal atendem a população, se acham DEUS e o que é pior são eles que acobertam os políticos corruptos vendendo ou engavetando sentenças. Entendo que devemos bater nos políticos corruptos, más não devemos fechar os nossos olhos, nem mesmo achar que a (IN)JUSTIÇA será a solução. NÓS, SOMOS A SOLUÇÃO! Abraços, EMANOEL.

EMANOEL FILHO disse...

Esqueci de um dado importante que devia ter escrito na postagem anterior. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO NÃO FAZ PARTE DO JUDICIÁRIO, E SIM, DO PODER LEGISLATIVO. Portanto, neste caso, a iniciativa, em tese, é do "CHAMADO PODER CORRUPTO". Para ficar mais simples de entender, é o legislativo atendendo ao clamor popular de se auto vigiar, fato dificílimo de enxergarmos no judiciário, sobretudo em COARI, nesses novos tempos...