sábado, 24 de julho de 2010

Uma secretaria e um secretário de turismo para quê?


Essas fotos são da tela de um monitor da Secretaria Estadual de Cultura que mostra um painel com possiblidades de turismo no Amazonas. Encontrei com esse aparelho pela primeira vez no saquão do aeroporto Eduardo Gomes, num quiosque de informações turísticas; mais ou menos uns quatro anos atrás. Este que fiz as fotos está no Palácio Provincial, um lugar bastante visitado por turistas do Brasil e do exterior.

O visual da tela funciona como uma página de internet bem criativa e nos leva a caminhar pelo "site" conforme apontamos o mouse e apertamos o botão. Todo o conteúdo está voltado para divulgação do nosso estado, principalmente o interior e suas principais atrações turísticas.


Clicando num dos ícones de acordo com a língua que escolhemos, ele nos leva para uma segunda tela; nesta como vemos acima, podemos escolher um roteiro mais direcionado.

Esta tela nos deixa claro que Coari, a terra do gás e do petróleo, o segundo município mais rico do Amazonas, não é considerado um município para turismo pela Secretaria Estadual de Cultura e esta realidade não é de hoje. Como disse acima já fazem uns quatro anos que me deparei a primeira vez com este programa de divulgação turística do estado.

Temos um secretário da cultura que também acumula a secretaria do meio ambiente; gostaria muito de saber o que faz um secretário de turismo e uma secretaria dessa natureza que não consegue estabelecer relações com a Secretaria Estadual para fazer parte do programa de divulgação turística dos municípios do Estado?

A certeza que vai ficando é que não necessitamos de uma secretaria dessa, muito menos de um secretário e não temos nada a mostrar a ninguém, por isso não virão os turistas aqui. Ou temos?

A certeza é que o município gasta dinheiro com uma secretaria que não funciona, é inoperante. Uma despesa inútil. Depois não adianta reclamar que não há dinheiro para pagar funcionários ou investir, se não consegue administrar percebendo onde de fato se deve gastar o que temos!

3 comentários:

Anônimo disse...

é o caso das outras secretarias tambem em fim de toda a prefeitura

Anônimo disse...

qual é o projeto para a copa de 2014???

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Emprego na Prefeitura de Coari/AM está saturado!

Padre Zezinho desde muito Coari/AM não tem um projeto para o Turismo.

Sabe qual é a causa?

De modo geral, a classe política tradicional não está interessada em fomentar o turismo nos municípios brasileiros, onde este modo de cadeia produtiva consegue gerar milhões de emprego permanente no Brasil.

Aqui em Coari/AM não é diferente, e não temos ainda um projeto político voltado ao turismo coariense.

Padre Zezinho aí está a nossa falha, onde os governantes preferem empregar as pessoas na Prefeitura. Esse modelo de geração de emprego público em Coari/AM está saturado, onde as verbas públicas não são suficientes para empregar 50 mil morador de Coari/AM em idade ativa de emprego.

Para mim, só existe uma solução, ou nós se organizamos em grupos para reunir e levar solução ao atual Prefeito Arnaldo Mitouso e o Vice Railson, ou nós vamos continuar vendo Coari/AM entrando no jogo de emprego na Prefeitura.