quarta-feira, 21 de julho de 2010

Várzea

Nossas águas estão baixando, é a várzea chegando. Essas são as terras mais férteis da Amazônia e são muitos os agricultores desse vasto mundo amazônia que investem em diversas culturas nessas áreas.

Os atuais amazônidas gozam de conhecimentos tradicionais acumulados em milhares de anos, pelos povos indígenas que habitaram o mundo da Amazônia pré-colonial. Conhecimentos que depois foram enriquecidos com a chegada de povos de outras regiões do Brasil e do mundo.

Na época pré-colonial a calha central do grande rio Amazonas era uma das mais abundantes, os povos que habitavam nessa área conseguiram desenvolver culturas que lhes traziam enormes riquezas.

Inelizmente o homem amazônico está só nessa empleitada de cultivar e vender os produtos que aí planta. Nesses últimos meses na terra do gas e do petróleo estamos assistindo uma verdadeira volta da plantação na terra de várzea. O desemprego e o corte nos projetos sociais federais e municipais está levando muitas pessoas a voltarem a plantar na várzea.

Se ouvesse uma preocupação da parte dos nossos governantes com os agricultores de área de nossos municípios; ao começar o anos, eles estariam investindo em formação e no incentivo para termos safras que supririam de verduras, legumes e até frutas as nossas cidades. Mais sem nenhum programa ou projeto para o homem da zona rural, tudo segue ao Deus dará.

Atualmente importamos dos arredores de Manaus e de outras regiões mais da metade das verduras, legumes e frutas que consumimos e em Coari e em diversos municípios da Amazônia. Isto estando numa das regiões das mais férteis do país. Uma verdadeira contradição!

Nenhum comentário: