sexta-feira, 13 de maio de 2011



Este 13 de maio de 2011 torna-se uma data singular por ser a única sexta-feira 13 do ano. A mítica data povoa a cultura pop com lendas e superstições por todo o globo.

No Brasil a sexta-feira 13 é uma colcha de retalhos, um tupé multi-facetado de diversas cores. Um dia que une/funde realidades de quatro continentes: América do Sul, África, Europa e América do Norte, principalmente os Estados Unidos.

No Brasil o mundo das plantas descobertas pelos indígenas e os espíritos da floresta, da África as entidades de suas religiões, da Europa suas simpatias e os santos da Igreja Católica, e dos Estados Unidos, seu Haloween, a festa das bruxas; povoam nosso imaginário religioso.

Em Coari com certeza será uma grande noite, de muitas manifestações e criatividade!

Geralmente a Boate LF 300 costuma agitar com o Haloween, onde adolescentes e jovens revivem os "Embalos de sábado a noite" que os já grandinhos, acima de 40 anos, lembram com tanta nostalgia. Agora só restam as saudades do Mand'ys.

A maior manifestação porém será dos devotos e simpatizantes do mundo afro que irão em diversas liturgias e em vários pontos da cidades e arredores fazer suas liturgias e oferendas, numa mistura de ritos e orações católicas e indígenas.

Além de agradar os Orixás com suas oferendas, são muitos os que na madrugada, antes do solnascer, passam nos locais "sagrados" para fazer a coleta de um bom frango preto e uma bebida. É dia dos "bebuns" da cidade beberem e comerem do bom e do melhor.

E lá na Europa, em Portugal a festa é grande. É dia de N. S. de Fátima que veio nas caravelas dos portugueses e aqui é padroeira em diversas paróquias por todo o Brasil.

Em Coari não temos nenhuma Igreja, nenhuma Comunidade N. S. de Fátima. Portanto, isso não é nenhum problema, para nossa ligação afetiva com a santa, nosso prefeito e nem sei mais quem do seu grupo, foi lá em Portugal tomar a bênção da Santa.

Nossa Sexta-Feira 13 está completa, cumprimos todas as nossas obrigações!

Nenhum comentário: