sábado, 21 de maio de 2011

A Terra do Salsicha e dos Ovos

O município de Coari já teve a maior plantação de banana do país, isto, segundo os dados da antiga Emater, atualmente Idam. Era a terra da Banana. Esse economia do setor primário deixava dinheiro circulando, principalmente aos agricultores, tanto os da cidade, como as de nossa área rural. Veio uma "peste" e levou nossas bananeiras.

Hoje os agricutores, depois de anos sendo incentivados a serem mendigos dos programas sociais do governo, alguns, estão tentando respirar de novo e perceber que se ficarem somente em estado de dependência das migalhas dos multi-milionários orçamentos, nunca vão dar o passo para serem auto-sustentáveis.

O governo municipal insiste nesse tipo de programa social que só dar e dar, agora com R$ 150,00!

Com a descoberta e exploração do gás natural e do petróleo pela Petrobras, passamos da terra da banana para a terra do gás e do petróleo. O dinheiro faturado pela venda das bananas, diante do capital que entra em nossos cofres atualmente, que é na casa dos milhões; simplismente são centavos.

A grande diferença entre o dinheiro faturado no tempo das bananas e do dinheiro reapssado pela Petrobras aos cofres hoje, é que a maior parte do dinheiro das bananas ficava nas mãos de quem plantava e atualmente os milhões está com quem tem a chave do cofre do Palácio 02 de Agosto; como não há prestação de contas públicas convincente e transparente, não se sabe o que é feito com esse dinheiro!

Hoje já não somos a terra da banana e sim a terra do gás e do petróleo. Hoje somos milionários; melhor dizendo, uma pequena quantidade de pessoas são. Hoje a maoria do povo coariense come quase todos os dias, no almoço e na janta ovos e salsicha.

Em tão pouco tempo de nossa história passamos da terra da banana à terra do gás e do petróleo e atualmente somos a terra da salsicha e dos ovos. Pode esperar breve haverá a festa dos ovos e das salsichas e terá como atração principal o sccoby doo!

Um comentário:

corujinha disse...

Isso é vergonhoso, até quando? Todos em Coari sabem dos milhões que entram nos cofres daqui de Coari, mas infeslimente, na mesma medida que entram, saem para onde? Isso quem deveriam responder são os responáveis pela cidade, Sr. prefeito, os Srs vereadores que vivem de viagesn em vez de fiscalizarem as ações do prefeito, e também darem respostas a população sobre esse dinheiro, mas o povo parece que gosta, tá na salsicha e no ovo, mas basta trazer uma atração musical que tudo se esquece, até da fome, deveríamos sim, juntar milhares de pessoas é sim pra ir numa reunião da cãmara pedir explicação sobre o dinheiro de Coari que é nosso. MAs assim vamos, de barriga vazia, ou cheia de ovos e salsichas, aplaudindo, as atrações que nos fazem esquecer que vivemos num munícípio com muito dinheiro mas misrável por causa de maus administradores, incompetentes e de má vontade de servir ao povo.