sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educação coariense, na carona do Jabuti!

Nessa semana assisti por dois dias o Jornal Nacional, coisa rara na minha vida. Tenho preferido me manter informado através dos jornais impressos e via internet.

As notícias são sempre as mesmas; o que mudam são as pessoas, os lugares, as novas formas de corrupção e de matar, e os valores cada vez maiores. Poucas dizem algo que anime a alma humana.

E no meio do matagal de notícias, estilo joio vermelho como sangue, está a série sobre a educação brasileira que o Jornal Nacional tem feito pelo Brasil. Cada dia “sorteiam” uma cidade de uma região do país para ser visitada. As visitas às escolas das cidades são feitas por um repórter e por um especialista em educação.

A série de visitas está mostrando o estado da educação do país para os brasileiros. A situação está feia, os desafios são gigantes e muitos.

A esperança, mesmo que pequena, está em pessoas que estão fazendo a diferença. E não são as melhores escolas fisicamente e nem os melhores salários a fazerem o novo e sim gente simples e dedicada que se “compromete” em construir um mundo melhor que está fazendo a diferença na educação do Brasil.

No final houve um novo sorteio, anunciaram que seria uma cidade do norte do país. Torci, fiz figinha para tirarem o nome da nossa Coari. Infelizmente de nada valeu.

A terra do gás e do petróleo, mesmo sendo a cidade mais rica do interior do Amazonas, tem uma das piores educação do estado. Uma prova de que educação não se faz só com dinheiro e sim com competência, motivação, dedicação e amor: “Comprometimento”!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se houvesse mais investimento nos salarios dos professores, material didatico, novos recursos tecnologicos e construção de novas escolas, Coari teria um dos melhores indices. Sem investimento não há retorno.