segunda-feira, 6 de junho de 2011

Amor e Orgulho Convivem com Vergonha???


Qual o limite de tolerância do cidadão em relação a certas situações que causam vergonha coletiva?

Pesquei o título e o sub-título desse post do Blog do Orlando. Ele expressa bem o que deveríamos está sentindo diante da morte do pequeno coariense Marcos Juan - Vergonha!

Temos um mega orçamento, somos multi-milionário, com todo esse dinheiro deveríamos ter orgulhoso e grande amor por Coari. Nossa qualidade de vida, educação, saúde, segurança, saneamento básico deveriam ser os melhores do Amazonas. Porém, isso não existe. A maioria da população vive na pobreza, na miséria, passando fome e somos analfabetos e semi-analfabetos.

Quem é pobre na cidade e o povo da nossa zona rural que vai até o hospital sempre terá um tratamento de última qualidade. São sempre tratados com descaso e exclusão. Só é bem recebido e bem tratado quem aparenta ter dinheiro e um bom cargo!

Depois que uma criança morre, as justificativas são as mais diversas. "Segundo Farias, a criança chegou ao hospital com um quadro clínico totalmente de gripe, sem apresentar qualquer sintoma de meningite" (leia mais). Justificativa como essa levaria a qualquer pessoa de bom senso chegar a conclusão de nunca se consultar com um médico desse.

Dizendo como o povo: "eu não me consulto com um médico desse nem morto". Um médico que confunde meningite com gripe. E também não aconselho nem um morto a se consultar com ele!

E se a família, que foi a quem mais perdeu, não procurasse a imprensa em Manaus, seria mais um caso enterrado no silêncio. Em Coari só as justificativas do prefeito e do médico. Silêncio Total.

Que sentimentos sentimos diante da Morte do Marcos Juan: Amor, Orgulho ou Vergonha?

Do outro lado, parece que estamos perdendo a sensibilidade; morre uma criança, pessoas disputam no lixo com urubus e cachorros algo para comer e tudo vai muito bem.

E isso até quando? Será assim pra sempre? Quantas mortes ainda serão necessárias, para se saber que já se matou demais? (Bob Dylan)

Nenhum comentário: