terça-feira, 5 de julho de 2011

Será Coari uma terra de Ditadores?



Cheguei em Coari em outubro de 2005, naquele tempo governava Coari Adail e seu grupo, tudo passava pelo seu crivo, era um governo com mão de ferro. Tinha a arte de saber dar, comprar e se deixar bajular pelos puxas-saco e gente que gosta de aparecer na foto em ocasiões sociais. E esse tipo de gente tem muito em Coari.

Não sabia bem, porém, havia muitas pessoas que chegavam a mim com suas insatisfacões com esse estilo de governar (os que mais criticavam, eram os que estão hoje no poder e fazendo do mesmo jeito ou pior). Eu mesmo era um inquieto e cheguei a dizer pessoalmente que não considerava aquele estilo de administrar o melhor para a terra do gás e do petróleo.

Paguei um preço por expressar o que pensava publicamente. Senti na pele a indiferença e a perseguição, vivi um tempo angustiante e psicologicamente estava me minando.

O tempo passou e outro grupo assumiu o trono do Palácio 02 de agosto. Agora está no poder o grupo que era severamente contra o estilo de administrar de Adail Pinheiro; porém, para surpresa de todos, o grupo assume as mesmas práticas de ditaduras do governo que saiu, e olhe lá se não é ainda pior.

As críticas agora recaem sobre si e parecem mostrar que na verdade o que queriam com elas, era o lugar e o os megas salários das pessoas que assumiam algum cargo. Todas as boas idéias, as boas intenções, os projetos e os planos se perderam pelos buracos das ruas da cidade. Já dizem os antigos: "de gente de boa intenção, o inferno tá cheio".

As diferenças entre a ditadura dos que sairam e a ditadura que está no poder, atualmente era que a outra era mais barulhenta, essa é mais silenciosa; a outra distribuia o dinheiro e fazia ele circular na cidade, essa ninguém sabe para onde vai o dinheiro, ele sumiu da cidade; a outra era a seu modo muito mais competente que a que está no poder.

E o ponto comum entre elas, como de todas as ditaduras é que ninguém deve dizer nada. Silêncio!

Um comentário:

Anônimo disse...

de fato!!e contra fatos não há argumentos. É lamentavel o que acontece em Coari,entra grupo político, saí grupo político, e o povo, a principal peça nesse quebra-cabeças é sempre humilhado, ignorado.Paga-se um preço alto pela ambição, ignorância político-administrativo do atual governo, se a comparação é válida, o pior que tá não pode ficar, pois não é que ficou!!Isso é LAMENTAVEL!!!