quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Eles tinham razão


Desde criança que tenho escutado dos meus familiares e de muita gente, os mais velhos, por diversas partes dessa continental Amazônia; estórias sobre a "Cidade Encantada". Agora o trabalho desenvolvido pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Elizabeth Tavares, apontou indícios de um rio subterrâneo debaixo do rio Amazonas de até quatro mil metros de profundidade. O rio foi batizado de Hamza, em homenagem ao orientador de Elizabeth, o indiano Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional.
Leia mais.

Segundo reza a lenda essa cidade fica embaixo d'água, lá tudo é lindo, é um mundo de sonhos. Trago um relato do livro Amazonas: história, gente e costumes de J. américo peret: "quando abri os olhos, fiquei espantado e surpreso; já havíamos atravesado as águas sem nos molhar e a suprefície do lago estava por cima de nós, como se fora plástico transparente, deixando ver as estrelas e a lua. Chegando ao fundo, encontramos uma verdadeira cidade, como as nossas: cheia de ruas e casas, as pessoas e os animais também eram igualzinhos como aqui... depois fomos para o jardim e ficamos namorando... (pag. 14).

Infidáveis foram as vezes que ouvi relatos dessa natureza, variando um detalhe, um acontecimento, as pessoas, um enfeitando uma coisa ou outra, conforme os conceitos de beleza, de prazer, de paraíso e do bem viver dos contadores.

Quando li hoje a matéria, logo liguei a lenda acima que reli recentemente e que já nem me lembrava mais. Porém, olhando nossa realidade fico me perguntando será que a lenda não n quer revelar no nosso mundo mitológico a compreensão do jardim do Éder que nossos povos sempre tiveram antes da chegada dos europeus ou eles criaram a lenda para dizer que existe um mundo muito melhor que o da opressão dos colonizadores que exploraram voarxmente o real paraíso dos indígenas?

Hoje a ilusão, a fuga é a tv, a dose dos shows e festas marcados pela bebida e sexo frágil, a dose alienante de deuses que não libertam ou quem sabe a descoberta, de fato revela a tão sonhada cidade encatantada, cantada e contada no imaginário de nossos idosos? Caso se comprove; se prepare, Coari vai esvaziar, lá não tem fome, nem miséria e nem politiqueiros que passam a vida a mentir, e o melhor de tudo, se vai para o jardim namorar!

Nenhum comentário: