quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Faíscas no fim do túnel


Os últimos dez dias foram de grande intensidade na terra do gás e do petróleo. Acontecimentos marcantes modificaram a chatice do nada acontecer de novo debaixo do sol.

No dia 26 de julho aconteceu a tradicional e centenária festa de Sant'Ana e já no dia 28 a primeira "Marcha para Jesus". Se a qualidade de vida dos coarienses dependesse de acontecimentos religiosos, com certeza, via essas duas manifestações de "fé" teríamos a melhor qualidade de vida do Brasil.

Não quero entrar no mérito do que são e do que foram este ano essas manifestações religiosas, cada um, principalmente quem estava em Coari quando elas aconteceram, pode chegar a suas conclusões. Sei que eles tiveram seus significados e podem dizer muitas coisas no presente e para o futuro dos acontecimentos que virão!

Adail Pinheiro, esperto e antenado no que está acontecendo no seu reduto eleitoral, aproveitou o momento movimentado para se fazer presente e ao seu estilo dizer que está vivo; no termo mais amplo da palavra fazer campanha, pedir e confirmar votos.

A festa do aniversário da cidade uma cópia grosseira do que fazia a turma de Adail, o pior de tudo é que a turma de Arnaldo vivia criticando esse tipo de festa, dizendo que eram festas de desperdício de dinheiro, dinheiro que poderia ser investido em educação; diziam que eram festas ao estilo da Roma antiga, somente pão e circo, hoje sem pão, restando o circo a alienação. Imitando com incompetência o que criticavam, saem ofuscado, perdem mais que ganham.

Porém, a terra do gás e do petróleo não vive só de campanha eleitoral fora do tempo e a morte deixou seu recado levando Herberson Torres, conhecido carinhosamente como Sarita. As vezes a só morte para nos lembrar que a vida é mais que os bens materiais.

Sarita nos deixou o exemplo, que não importando as opções afetivas/sexuais que fazemos, o que conta na vida é se colocar a disposição do outro(a), servindo sem nenhum interesse e com alegria de ver o outro(a) Feliz. Como já foi dito no Facebook, no grupo Coari.

4 comentários:

Paulo Mereles disse...

Oi Padre, hoje o nosso municipio de Coari viveu mais um fator que não será esquecido, principalmente pelo povo do GRANDE VITORIA, sou morador do bairro minha e graças a Deus minha residencia não estava sendo ameaçada, Até por que faço questão de honra com meus compromisso. Agora o que aconteceu é que algum dos moradores não pagaram seus terreno esperando que o prefeito fosse honra com seus compromisso de campanha, é por meio de tantos sufocos ele honro com seu papel, isso depois de muitas turbinensa. Sabe padre o que foi mais interessante é que depois de tudo o aproveitador foi para aquele local junto com sua crupula, com se ele estivesse fazendo uma caridade, um favor e não o seu dever como prefeito. Outra coisa que me chamou muita atanção foi o discurso do veriado que comeu abil, vereado ADNAMAR, que falou que passou o dia comendo poera naquele lugar, simplesmente por que o donos das terras não quis fazer negociação com o prefeito, hora, se so hoje ele comeu poera imagine nos vereado que moramos no GRANDE VITORIA, LIBERDADE E SIGANOPOLE. Padre não sabemos o que fazer e nem para quem recorrer com a falta de respeito para com os moradores destes bairros citados. Séra que o nosso Governador tambem esta cego, como a senadora Vanesa que vai para uma cabine Federal falar que o Prefeito de Coari estA CONSTRUINDO vias, agora digo como Daniel AONDEEEEE.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho venhamos e covenhahamos quem favelizou Coari/AM foi o grupo político liderado pelo ex-prefeito Adail Pinheiro que durante quase nove anos governou Coari/AM não teve um plano habitacional para os moradores coarienses, ou foi o governo Arnaldo Mitouso e Railson Torres em menos de dois anos?

Gostaria de resposta, principalmente do Paulo Meireles.

Erivaldo Pereira disse...

INTERNAUTAS; O homem usa sua inteligência e seus conhecimentos para satisfazer os seus Caprichos e sua ganância de querer ser o senhor absoluto de todas as coisas. Predador e compulsivo por destruição seja ela qual for, com esse fanatismo por destruir e se empossar de PODERES; estamos vivenciando uma História triste em nossa Coari. A GANÂNCIA pelo exercício das cifras milionárias que a Cidade recebe pelos impostos advindos dos Produtos fósseis do sobsolo Coarienses está chegando ao extremo, e chegaram a conclusão que o “Poder Político Provém dos Canos das Armas” e é com essa violência que tão querendo atingir os objetivos ou alcançar suas metas para chegar ao PODER. Quem até o presente momento não se sabe; mas houve um atentado contra a Vida do atual PREFEITO de Coari o senhor ARNALDO MITOUSO. Segundo MONTESQUIEU “Não existem leis justas ou injustas. O que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar”. O escritor Montesquieu procura estabelecer a relação das leis com as sociedades, ou melhor, em uma sociedade que prevalece o Espirito da Lei, não é necessário usar as armas para se resolver os maus entendidos. Estou convencido que o Caminho da violência é pouco prático deve-se ao fato de que parece não adiantar enveredar por ele; precisamos de Deus no Coração e Paz em qualquer lugar dessa esfera global. A Paz é algo que existe de modo independente de nós, os responsáveis por Políticas tem sérias responsabilidades no que se refere à Paz, então para se pregar a Democracia e a Paz em nossa Cidade depende de todos nós praticando a ética, disciplinando as nossas reações aos pensamentos e emoções negativos e desenvolvendo qualidades Espirituais.

Erivaldo Pereira disse...

Seja um amigo da Natureza!
AMIGOS VIRTUAIS, Vocês sabiam que a grande incidência de fenômenos Naturais de grande porte tem afetado as condições de sobrevivência nos meios urbano e rural. Assim, cada dia pode-se perceber a IMPORTÂNCIA da proteção do Meio Ambiente. Vivemos em um tempo em que a busca de um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado é fundamental para a manutenção da vida na terra. Você, Eu e todos nós somos os verdadeiros guardiões e devemos Zelar pelo um Meio Ambiente saudável, ecologicamente correto. Amigos, os Resíduos Sólidos Urbanos (Lixo) formam hoje uma das grandes preocupações ambientais do Município de Coari. As ações antrópicas avançam de forma aleatória a destruir os Recursos Naturais. Durante muito tempo o homem coariense vem utilizando os Recursos Naturais de forma irresponsável, sem levar em conta que esse um dia possa vim se esgotar. Podemos dizer, sem medo de errar, se não agimos agora, com uma educação ambiental transformadora, no futuro se tornará se difícil a operacionalização da limpeza urbana, por falta de um programa de Educação Ambiental transformador, que venha criar novos paradigmas no diz respeito à LIMPEZA URBANA ambientalmente correta. Pense nisso! E vamos ajudar alguém que nos ama de forma Especial “Mãe-Natureza”!