sábado, 17 de setembro de 2011

Ricos e Mal Educados

Os números divulgados pelo Enem 2010 atestam a necessidade de melhorar a qualidade do ensino médio brasileiro. Os dados ajudam a adotar ajustes por melhores resultados. Agora seria o caso de analisar os dados e ver o que se pode fazer para mudar.


As escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. E dentre essas estão as escolas públicas de Coari. conversando com uma pessoa responsável e comprometida com a educação coariense, ela dizia que melhoramos.

Com certeza melhoramos, porém, ainda estamos distantes de ter uma educação de qualidade no município de Coari. As fotos falam por si. Na primeira, estudantes da área rural que enfrentam os mais diversos desafios para chegarem a escola, principalmente na época da estiagem; na segunda foto, estudantes da cidade que protestam cobrando melhorias na educação.

Diferente dos outros municípios do interior do estado, a terra do gás e do petróleo "tinha" tudo para ser amelhor em qualidade de educação do Amazonas. Em primeiro lugar, Dinheiro e em segundo lugar um governo que se elegeu com o apoio da grande maioria dos professores, cerca de 80% e um grupo, que agora está no poder, que era crítico, com aparente perspectivas de que iriam alavancar nossa educação.


Porém, nada acontece de diferente na educação coariense. Nossos resultados no Enem são iguais a municípios com ornamentos anuais, iguais as entradas mensais no Cofre do Palácio 02 de Agosto. Parece que não está adiantando ter tanto dinheiro e  ser a terra mais rica do interior do Amazonas; se tudo é igual ou pior que os outros municípios do estado!

Lembrando que o resultado é do Enem de 2010, um ano em o atual que está no poder e toda sua turma comandou o ano, desde o seu início. Portanto, não dar mais para ficar colocando culpa nos outros.

Todos os analistes dizem: boa remuneração é um dos principais motivadores aos professores. Mesmo entrando milhões todos os meses não se consegue nem ao menos pagar na data certa.Os professores de Coari estão bem motivados... Bem Mal Motivados!

9 comentários:

Anônimo disse...

nao se esqueça que o ENEM é das escolas do estado, as do municipio nao tem nada haver com isso

Francisco José disse...

Não esqueci.
E digo quando um grupo que está no poder tem um projeto de educação, ele se compromete com o aprendizado das pessoas não importando a escola.
Assim, me empurra a dizer que o grupo que saiu expressou melhor o comprisso com a educação. Mesmo que ela não tenha melhorado em seu tempo!
Porém, é do conhecimento de todos os que vivem na área da educaçào que muitos dos funcionários do município ficavam nas escolas estaduais: zeladoras, merendeiras, faz tudo e até professores. Além da ajuda de custo em dinheiro que se recebia.
Quando quer fazer, as coisas acontecem.
Quando quer ajudar, ajuda.
Será que vão querer justificar a incompetência até depois de mortos?

Anônimo disse...

Boa tarde Pe. Zezinho! Sempre ao ler seus textos no blog, percebo que poucas são as notícias positivas de nossa cidade.

Será que não acontece nada de bom em Coari?
ACONTECE SIM!

Mas como já percebi também não costuma RECONHECE-LAS!

Na gestão do prefeito MITOUSO tem acontecido muitas coisas boas e inovadoras, como:

1. FEIRA DO EMPREENDEDOR COARIENSE – Gerando emprego e renda a pequenos e médios empreendedores. Proporcionando também mais um ambiente de entretenimento para as famílias coarienses.
Sabe-se que ainda é pouco, mas são iniciativas “pequenas” como esta que podem começar a mudar nossa realidade.

2. CINE NA PRAÇA – outro ambiente para a família coariense, com sessões de filmes para crianças, jovens e adultos. (Acontece todos os domingos, atualmente no Centro Cultural Carlos Braga)

3. FESTIVAL DA MÚSICA POPULAR COARIENSE – resgatando nossa História e valorizando os artistas coarienses com suas belas composições. (Aliás ontem foi um super espetáculo na praça da Catedral que terá a grande final no domingo 18-09-11)

Insisto, não quero aqui dizer que deves se tornar um comunicador a serviço da prefeitura e da secretária de comunicação, como bem respondeu-me eles ganham muito bem para fazer o seu trabalho, que bem ou mal feito realizam.

Mas como sei que não estás em Coari, penso que deverias ficar sabendo dessas iniciativas boas do governo NOVO TEMPO!

ABRAÇO E PARABÉNS PELO NOVO VISUAL DO BLOG!

Renato Araújo

Anônimo disse...

Nosso Brasil tá longe de ter uma educação igualitaria para todos.Vejamos um exemplo bem pratico e veridico na nossa cidade, os filhos de nossos secretarios todos estudam em escolas particulares de nosso municipio. A filhas do então senador amazonense nunca estudaram sequer no brasil, todas falam ingles fluente,as escola do nosso municipio assim como algumas do nosso Brasil,estão longe de serem de qualidade.E não é aumentando a carga horaria que isso irá melhorar,não é tornando todas integral que isso irá melhorá, a Finlandia um dos paises com a melhor educação do mundo tem somente 5 horas diarias e com poucos dias de aulas, menos do que os 200 dias do Brasil, não é o aumento de dias letivos nem o aumento da carga horaria que vai melhorar a nossa educação, será quando o Brasil deixar de ser hipocrita e investir de verdade sem corrupção nas suas causas mais nobres educação e saúde, enquanto o fingimento existir, o faz de conta persistir, vai ser essa m.... que ai estar.Não adianta só falacia de intelectuais, se cair aqui no meu bolso é isso que importa, tinhamos criticos e criticos no palaque do atual governo e agora? Tá caindo dindin no meu bolso, o resto que se dane, já sair da sala de aula mesmo agora o caso é diferente...que vergonha de todos eles.. juro que morro de vergonha de suas mentiras ditas a centenas de alunos e alunas e agora...só resta lamentar...era tudo mentira!

EmanoelFilho disse...

Pois é Padre, além de incompetentes, CEGOS, completamente cegos!

Valdir disse...

Francisco José, [concordo com tudo o que tu dizes] e "defendereie até a morte o teu direito de dizê-lo" (Voltaire).

Anônimo disse...

Padre infelizmente freira do empreendedor, cinema na praça e festival da canção não enche a barriga de ninguem, o que interessa ter feira do empreendedor se não tem dinheiro para comprar os produtos dos vendedores da feira. Padre hoje é dia 18 de setembro, e ate agora o imprefeito ainda não efetuou o pagamento dos funcionarios municipais, como se o dinheiro puplico fosse dele, e ai essa pessoa ainda vem falar das coisa boas do novo tempo, me poupe isso é uma vergonha, hoje eu tive que comer ovo, amanha eu irei comer ovo e depois tambem,POR FAVOR PADRE NOS AJUDE PREOCURE O NOSSO GOVERNADOR ou as outra AUTORIDADES o povo ta passando FOME,

Anônimo disse...

Caro amigo(a) anônimo acima, esta realidade realmente é gritante!

Contudo, sempre me questiono: se não há dinheiro, povo passando fome, não há emprego e renda, como se explica o fato de os clubes de festa de nossa cidade estarem sempre todos os finais de semana lotados, com diversas atroções e ingressos no valor de 15 reais, como neste sábado (17.09.11)?

Lugares como: Skina Livre, Armazém, Shopp etc. Estão sempre cheios de seg. a segunda?

PARA REFLETIR!

R. Araújo

CURUGINHA... disse...

PRA RENATA!
Minha kerida, realemente acontece coisa boa em Coari, A MAIORIA MAQUIADA, essa feira do empreendedor, nada mais é do que a exposição dos trabalhos das secretarias (o pouco que fazem) municicpais, se tinha outra coisa, era em outro lugar, o festival de música saiu graças a iniciativa da A ACCATHAP, e por ai vai. Portanto, se fosse esperar pelas ações do poder público pra saber das coisas boas, iríamos morrer esperando. Quando fazem é de uma incompetência incrível, tipo, existe um centro CULTURAL, ai os letrados da seceetária de cultura trazem BANDAS como as GAIOLAS DAS POPOZUDAS, nosso enrriquece culturalemnte nossa cidade vc não acha. Tai boa idéia, uma gaiola pros que pensam a cultura de Coari. Só pra terminar, a secretária de Comunicação deveria divulgar as pequenas iniciativas culturais boas, em vez de tentar isensantemente vender a todo custo uma IMAGEM FALIDA da PREFEITURA.