terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quem são os seus heróis?


Cazuza cantava que "seus heróis morreram de overdose e seus inimigos estão no poder", na verdade, ele mesmo foi herói para muitos jovens, que viam na poesia de suas letras a rebeldia que desafiava a ordem dos poderes constituídos. Infelizmente sua morte confirmou o verso de sua canção.

Os heróis são os que desafiam o modo de ser e viver de uma estrutura social, enxergam o que devem fazer e assumem as responsabilidades; geralmente pagando com sofrimentos e muitas vezes com a própria vida.

Hoje, com a morte do querido e agora saudoso "Raimundinho Martins", temos nosso primeiro herói no panteão dos ilustres coarienses. Ele desafiou nas suas estruturas de convivências o assumir os valores com todo seu peso e o que eles significam.

O mundo capitalista consumista que vivemos, ele inverte a escala de valores do ser humano, no lugar do ser, ele colocar o ter. É o vale quem tem. E isso não importando como se consegue o que tem; pode vender a consciência, o voto, Deus, drogas, roubar amigos, parentes, o patrimônio público, ser cafetão/cafetina; se tens é o que conta.

Os jovens com a cabeça feita pela mídia olham para esses valores materiais do assim dito "bem estar" e quem tem, passa a ser os seus referenciais, mesmo que seja um político corrupto ou um traficante. E quem trilha caminhos diferentes está fora do tempo, é um chato.

E é essa a maior marca do nosso Herói Raimundinho Martins, ele não esteve preocupado em ser rico para ser alguém e sim somente ser pessoa humana, ser cristão com os valores que essas condições dão ao ser humano. Superou a alienação e ao fascínio do poder e do dinheiro tão comum nos homens que assumem cargos políticos.

Nosso herói não morreu de overdose, como os de Cazuza; morreu singrando o ritmo natural da vida e assumindo o doce amargo dos desafios de superar a si mesmo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Padre! Hoje tive o prezer de ir a missa do nosso saldoso Professor Raimundinho, foi uma linda celebração, muitos coariense foram presta sua ultima homenge e dizer seu ultimo adeus, nossa cadetral estava cheia do cheito que ele gostava de ver,mais o que me chamou muita atençaõ foram os discursos dos professores, Beda e Manel Francisco, todos dois homenagiaram o professor a altura, falaram da importancia de Raimundinho na educação, esporte, na igreja e principalmente na politica coariense, o que mais gostei foi quando Manel Francisco frizou "enquanto minha alma estiver carater jamais participarei da politica do municipio de Coari" o mesmo foi muito aplaudido.

Anônimo disse...

Sabe o porquê do Manoel Francisco dizer isto, é por causa que ele foi um péssimo político e não foi reeleito.

O Beda vive, é que nem macaco, pula de galho em galho.

myllena neta disse...

obrigado pela dedicaçao,carinho hoje ele esta governando uma festa linda no ceu com jesus que deus abençoe todos que ajudaram nas horas mais dificis agradeço a todos meus pais, meus tios,meus primos etc...