sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Na terra dos Milhões

Quando acordarmos segunda-feira, já teremos atravessado a metade do mês de outubro e o município mais rico do interior do Amazonas, ainda não terá completado o pagamento do mês de setembro; quando até os mais pobres municípios do estado já fizeram a sua parte com seus funcionários.

Enquanto isso, os coareinses seguem amargando novos tempos de fome e miséria. É Coari se transformando numa Etiópia no centro da rica floresta amazônica. E nós coarienses de braços cruzados. Enquanto a fome não bater a nossa porta. Digo nós que temos a oportunidade de termos acesso a internet e outros benefícios que o nosso ganho nos propõe.

O atual governo mesmo administrando um orçamento multi-milionário não está conseguindo, isso, depois de dois anos, pagar os funcionários na data certa. O que fazem com o dinheiro que entra todos os meses no cofre do Palácio 02 de Agosto? Alguém sabe? Desconfio que nem Arnaldo sabe!

O grupo que saiu do poder, achava que podia tudo, resolveu esconder os milhões que eram para está no cofre do palácio, em malas, no forro de uma casa; veio a Polícia Federal com a Operação Vorax, a casa caiu (como diziam o pessoal do grupo que está no poder) e levaram as malas com o dinheiro.

Quem sabe, esse grupo que está no poder na terra do gás e do petróleo não esteja colocando o dinheiro em malas e guardando no forro de alguma casa; devem está escabriados, gato escaldado tem medo de água (quente ou não - uma vez que não entende muito de baixas ou de altas temperaturas). Possa ser que estejam enterrando. Só um alerta, vendo o que aconteceu com o outro grupo, quem guarda com fome, vem o rato e come ou a Polícia Federal e leva!

O pior de tudo é que quem tá passando fome, não é quem está com a chave do cofre dos milhões na mão e sim os pobres de Coari...

9 comentários:

ROSSISÉRGIO CORRÊA disse...

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos,dos violentos,dos desonesto,dos sem caráter,dos sem éticas....O que me preocupa é o silêncio dos bons."NELSON MANDELA.O poder cega e é uma cegueira incuravél,podemos notar o crescimento relâmpago de suas riquezas isso não foi trabalhando nem jogando na mega-sena,é com o dinheiro do povo.Para que possamos convencer um rato de que gato traz boa sorte é uma missão imposivél.

Adam Smith disse...

Olá Zé!

Porque não vemos uma atuação firme da Anistia Internacional em Coari? Porque das autoridades e justiça local. Não vão mover uma palha.

Com todos os Três Poderes Constituídos contaminados e quase que totalmente corrompidos, mais outros órgãos como os mencionados atuando também na contra mão.

Nos resta suplicar socorro ao Vaticano!

Nos casos de torturas a população de Coari por parte desses politicos deliguentes que só pensa nos seus interesses. Contratando mas de mil cargos comissionados para companheiros, aliados mundanas, amigos, parentes, amantes, etc... contratados expressivo percentual, sem concursos públicos apenas pelo Executivo Municipal.

E a população mais necessitada, toda desempregada, passando fome, necessidades diversas. São quase 300 MILHÕES de arrecadação estratosférica, obrigando os Coarienses, honestos, a mendigarem. E o que vemos também são os serviços públicos cada vez mais sucateados e inservíveis. Cidade toda abandonada.

Enquanto isto milionários e soberbos as quadrilhas de vereadores e Prefeito com mandatos, togas, altas patentes, distintivos e microfones fazem, o que bem entendem(Assaltos diuturnos aos cofres públicos) sem serem incomodados e punidos.

Vamos despertar do profundo sono das omissões, alienações, ignorância e impatriotismo.

Até quando aqueles que realmente trabalham com dedicação, vocação e lealdade serão tratados nesta Cidade, de forma digna pelos Três Poderes Constituídos?

Anônimo disse...

A VERDADE É ESSA ARNALDO NÃO FOI UM BOM PREFEITO PRA COARI,ESSE CIDADÃO NÃO FEZ NADA EM COARI NÃO PAGA FUCIONARIO NÃO FAZ OBRA, ELE TODOS MÊS ESTA CAIDO DINHEIRO DO REPASSE DA PETROBRAS TOTAL 14 MILHOES OU MAS. ELE NÃO FAZ NADA JA PENSOU ESSE CIDADÃO CHEGA A GANHA DE NOVO PRA PREFEITO DE COARI ESSA CIDADE VAI VOLTA Á VIRA UMA VILA CAMADA COARI, EU VOLTEI NELE MAS AGORA NÃO VOTO MAS. ASSINADO- FIO-

Anônimo disse...

Meu maior medo não é o anonimato!
tambem não é a hora da mentira ou da verdade. o maior medo ainda é e sempre foi os ANALFABETOS POLITICOS.

ABAIXO A VELHA POLITICA!

ELES OS ANALFABETOS POLITICOS JUNTO COM 10 VEREADORES QUE AÍ ESTÃO, ESTÃO SE ORGANIZANDO PARA MAIS UMA EMPREITADA EM PROL DA POLITICAGEM FAJUTA QUE OPRIME O POVO DE BEM DESSA CIDADE.

INFELIZMENTE ELES SAÕ MUITOS...
MAS, AINDA ACREDITO NO POVO SATURADO DE TANTA MENTIRA DA MINHA BELA COARI.

VAMOS LÁ COMPANHEIROS, JUNTOS DAREMOS RESPOSTAS NAS URNAS A ESSES QUE SEMPRE USURPARAM O DINHEIRO DO POVO.

A terceira via ainda é possivel...

E. Alencar disse...

O que acontence com pessoas que fora do poder têm um discurso e uma vez "podendo" agem igual e até pior que seus antecessores? Como fazer do poder um verdadeiro serviço em vista do bem-comum tendo os mais pobres como primeiros destinatários da administração?
É o que há tempos venho me perguntando!
Parabéns pelo artigo, conciso e claro.

Ayres Mardem disse...

Prezado padre Francisco, boa tarde.
Não seria necessário dar parabéns pela matéria, dada a postura que você vem apresentando neste blog. Os comentários, via de regra, têm contribuído para o enriquecimento do debate da matéria em questão. Com relação a esta matéria e aos comentários postos, gostaria de fazer algumas colocações e complemento com relação aos mesmos. Logicamente, sem os desmerecer.
Como o texto extrapola a quantidade de caracteres, postarei esta contribuição em partes. Quais sejam:
Comentário:
ROSSISÉRGIO CORRÊA disse...: O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Complemento:
É importante primeiramente definir o que é ser bom. Se não vejamos: Um adulto (normalmente desprovido de escrúpulo e caráter) quando quer se passar de bonzinho e amigo de uma criança, ele freqüentemente lhe oferece bombons, balas, picolés, etc. etc.. Tudo o que é adocicado. Considerando que toda criança adora doce, ele abusa da ingenuidade da criança, e esta, sem considerar as conseqüências futuras com relação a sua arcada dentária, o transforma em seu maior amigo. Entre os 12 e 16 anos, aquela que um dia foi criança, cresceu e agora, apresenta a maior parte dos dentes estragados e por força de sua ainda ignorância, aponta aquele inescrupuloso com tendo sido o seu melhor amigo de infância. Sua ignorância não lhe permite ver que aquela pessoa é na realidade a responsável pelo seu lamentável estado de saúde bucal. Lamentavelmente esta é a política que vem sendo adotada há tempos não apenas na política local como também na estadual e federal, permitindo assim, a manutenção de bolsões de miseráveis, famintos, desprotegidos e ignorantes. A política de tratar o povo ingênuo e ignorante como se fossem crianças. E estes, infelizmente, se comportam como tal. Basta ver as manifestações de coarienses em favor de Adail e Arnaldo.
Comentário:
Adam Smith disse...: Com todos os Três Poderes Constituídos contaminados e quase que totalmente corrompidos, mais outros órgãos como os mencionados atuando também na contra mão.
Complemento:
Com relação aos três poderes, como demonstra o monumento em Brasília. A justiça é cega, surda e muda. Aparentemente, também corrompida. Basta relembrar a pomposa solenidade feita ainda no mandato do Adail aos ilustríssimos, digníficos e meritíssimos, e o que ainda não se viu de resultados concretos a respeito das apurações dos inúmeros escândalos ocorridos nestes últimos anos na querida e maltratada Coari.
O sentimento que se tem é que a certeza da impunidade vem permitindo e possibilitando que bandos organizados atuem com vorax(idade) sobre o patrimônio público com o objetivo da multiplicação a olhos vistos de seus patrimônios e por conseqüência, suas permanências no poder e no controle das chaves dos cofres públicos. Para isto, se matam ou mandam matar, se reorganizam, se aliam com o objetivo do acomodamento e do loteamento do poder e dos recursos direcionados a determinados serviços. Sempre com a mesma visão de carniceiros: O assalto aos cofres públicos e a eliminação física ou não dos obstáculos.

Ayres Mardem disse...

Comentário:
E. Alencar disse...: O que acontece com pessoas que fora do poder têm um discurso e uma vez "podendo" agem igual e até pior que seus antecessores?
Complemento:
Absolutamente ninguém foi, é ou será julgado pelo seu presente ou pelo seu futuro. Todos nós somos e/ou seremos sempre julgados pelo nosso passado. O nosso passado nos condena ou nos absolve. O que eu falo, faço ou escrevo hoje, deve ser sempre comparado com o meu passado e com o meu histórico de vida no sentido de observar a coerência do meu posicionamento. Principalmente, se o meu discurso, o meu texto e/ou meu ato, for, no sentido de atacar, agredir, denegrir e/ou afrontar alguém. Para todos nós, é muito mais fácil ser estilingue (baladeira) do que ser vidraça. Por isso, é extremamente importante não apenas ouvir o discurso do estilingue mais também comparar seu discurso com o seu passado. Quando alguém faz estas observações, dificilmente esse alguém se deixa enganar ou se iludir. Em se tratando de política, via de regra, o objetivo é a tomada do poder a qualquer preço. E para isto, usa-se da força e/ou do discurso demagógico com o objetivo de agradar aos olhos, ouvidos e corações dos insatisfeitos e excluídos. E estes, cegos pelas suas mágoas não fazem a análise necessária e devida de comparação do discurso com o passado do próprio estilingue. A cegueira provocada pela mágoa não lhes permite ver que o estilingue quer na realizada é estar lá, no poder, para poder fazer a mesma coisa ou pior. Apenas a titulo de exemplo, analise o passado do atual prefeito com relação ao que ele fez, falou e/ou escreveu entes de se candidatar a prefeitura de Coari e tire suas próprias conclusões com relação ao que foi abordado. Certamente, se chegará à conclusão que na realidade, ele, atual prefeito, não enganou ninguém. O seu próprio passado já lhe condenava. Portanto, é injusto acusar o atual prefeito de ter enganado o povo coariense. Infelizmente e lamentavelmente, na realidade, a maioria dos eleitores coarienses o absolveram dos seus atos, fatos e falas.

Ayres Mardem disse...

Comentário:
E. Alencar disse...: Como fazer do poder um verdadeiro serviço em vista do bem-comum tendo os mais pobres como primeiros destinatários da administração? É o que há tempos venho me perguntando!
Complemento:
Se fizermos uma leitura (atenta e criteriosa) à bíblia sem paixão e sem a influência e/ou a manipulação de terceiros, não será difícil vermos e constatarmos que DEUS não deu preferência aos desprovidos de bens materiais que costumamos chamar de “pobres”. Na bíblia, tem uma passagem que JESUS diz mais ou menos assim: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém chegará ao pai que não seja por mim”. Na sua colocação, não está registrado que os pobres de bens materiais teriam privilégios nessa caminha na busca ao PAI, muito menos os ricos. Em uma outra passagem, quando ao JESUS foi perguntado se os ricos chegariam à DEUS ele respondeu: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico alcançar os reinos dos céus”. Não esta também, registrado em nenhum lugar, que os pobres teriam preferências ou lhes seria facilitada a chegar aos reinos dos céus.
Lamentavelmente , os pobres de bens materiais, têm sido ao longo dos tempos, usados e manipulados de maneira demagógica e criminosa nos discursos e atos políticos e em outros atos também. E estes, ao longo dos tempos, têm agido, se comportado, pensado, e se deixado ser manipulados pela barriga. Infelizmente, os pobres (não apenas de bens materiais mais também de espírito e de educação), têm sido usados pelos políticos como verdadeiras massas de manobras para que estes possam se perpetuar no poder.
Quanto ao dinheiro público, como o próprio nome diz, é público e este, como sendo público, deve ser utilizado para beneficiar a todos e não aos pobres. O dinheiro público é gerado na forma de recolhimentos de impostos feitos por todos, ricos e pobres. E este, deve ser retornado ao público que o gerou na de prestação de serviços públicos que beneficiem a todos, ricos e pobres, resguardados às necessidades especiais.
Um grande e forte abraço a todos.
Ayres Mardem

Anônimo disse...

Uma pergunta. Quem coloca os bandidos, os pilantras, os canalhas e os bons no poder?

Nós estamos vivendo uma democracia e o poder é votado. o Padre Zezinho reclama, mas como diz o Professor Alves de Coari/AM, não abri as portas de sua igreja para ensinar o povo a votar.

Daqui uns dias o Adam Smith, o ROSSISÉRGIO CORRÊA e outros que comentam contra o governo Arnaldo estão querendo a volta do Adail Pinheiro ao poder. Vá compreender a fala dessa gente!

Um abraço