terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma cidade violentada*


"Quem planta ventos, colhe tempestade". "Quem planta violência, colhe cruzes".

 Foi-se o tempo de paz na terra do gás e do petróleo. Hoje a violência impera no reboque da onda de violência que o mundo vive. Pesquisas mostram que as mortes nas cidades brasileiras superam em quantidade as baixas dos países que estão em estado de guerra. E constatamos pelo momento que vive nossa cidade, que não são só os grandes centros que sofrem com a força da violências, ela chegou e parece que para ficar nas pequenas e médias cidades do Brasil.

A Pastoral da Juventude coariense que plantou as Cruzes na Praça da Catedral nos lembra que a violência em Coari está beirando o absurdo e está cada dia piorando. O pior mesmo é não ter num município milionário, políticas públicas no combate a violência. Chega-se a dizer que faltam funcioniários dessa área para tentar caminhos de Paz. A pergunta é para onde vão os milhões que entram mensalmente nos cofres do Palácio 02 de Agosto? Esse dinheiro não pode ser usado para contratar pessoas para tal trabalho?

Os guardas municipais precisam fazer manifestações para receber seus míseros salários, estão desmotivados. E a pior coisa do mundo é trabalhar desmotivado!

O trânsito que têm feito muitas vítimas e assim como o governo, anda desgovernado. A bagunça é geral e não sei o quanto as autoridades locais terão autoridade para organizar, uma vez que eles são os primeiros a andarem com os vidros de seus carros com cem por cento de película escura. No tempo de Adail viviam a criticar essa prática; hoje descobriram que esse é o único meio de se esconderem da verdade, de olharem nos olhos da grande maioria dos coarienses que andam na miséria e a pé.

Os traficantes usam e abusam, andam a peito aberto, se exibem e riem da cara da polícia e de todos. Vende-se droga por toda a cidade, 24 horas por dia. Coari inteira vireu uma cracolândia.

Parabéns para a Pastoral da Juventude Coariense pela coragem, criatividade e ousadia!

"Quantas mortes ainda serão necessárias, para se saber que já se matou demais? (Bob Dylan)


4 comentários:

Anônimo disse...

PADRE AMIGO.

Um governo que desrespeita os seus...
Desrepeita seus funcionários...
Desrepeita a Natureza dada por Deus
Desrepeita o transito
desrespeita o caboclo do interior
Desrespeita os comerciantes
Desrespeita a segurança publica
Desrespeita uma educação transparente e da valor a uma saúde maqueada

Um governo que é acusado pela impresa da região por corrupção e improbidade são resquicios claros de um governo sem "quilha".

Só lamentamos que ainda a terceira via anda não se manifestou..

Abaixo ao atual governo e seus puxas...

Abaixo ao povo da vorax e seus puxas...

coari precisa respirar novas ideias e muita ética...

Adam Smith disse...

Olá Zé!

Além de uma cidade Violentada, Coari é uma cidade sem "identidade".

Nós Coarienses Honrados, lamentavelmente somos votos vencidos.

Uma enorme massa bastante cobiçada pela politicália imunda que se apegam na desídia, necessidades e malandragens de expressivo percentuai$$$$$.

Tudo isto utilizado como "Moeda de Troca" nas eleições onde vemos se perpetuar os mesmos canalhas políticos nos poderes, quando não a entrada de indivíduos também desqualificados(Artistas, palhaços, professores, etc...).

Coari infelizmente com esta politicália imunda que temos se transformou numa Terra sem leis e ordem, onde o crime organizado e o saqueamento nos cofres públicos "Nadam de Braçadas".

E qualquer figura bizarra e grotesca como: Arnaldo, Adail, Rodrigo, Iran. venham apresentar, para concorrer a Prefeitura de Coari corre o risco de vencer.

Os políticos de Coari roubam diuturnamente os cofres públicos permanecendo milionários e impunes. Digo mais:Sem que absolutamente nenhuma punição e penalização sofram os referidos meliantes blindados ao contrário, são premiados e bajulados.

Depois Os Coarienses ficam irritados quando mídia chama os Coarienses de silvícolas e ignorantes. Alienados! Vendo que os únicos(Povo) capazes de acabar ou pelo menos reduzir a supremacia dos roubos e assaltos aos cofres públicos, não ligam a mínima para todas as pilantragens e sacanagens seculares.

Acorda Coari!

Anônimo disse...

padre! o pagamento do mês de outubro ainda não saiu...

será que o povo estar se acostumando a receber atrasado...

isso é uma sacanagem, o que esse Arnaldo faz com o povo carente deste municipio.

O costume do caximbo deixou a boca TORTA....

ACORDA COARIIIIIIIIIII....!!!!

Anônimo disse...

MR.Maker.

Isso é uma provocação para o "professor" Alves.

Como dito e é de verdade um pedagogo formado e isso não duvido, e nem ponho seu histórico acadêmico e de profissão em cheque, mas pelo geito ja deve estar aposentado.

Professor é para educar, ensinar, orientar, etc, mas sua postura em defesa de um governo que demonstra o inverso da seriedade, o inverso do resultado em prol da comunidade coariense..., se não concorda com algum ato do atual governo fique neutro para não passar a ser perseguido, mas o que transparece é que o sr. concorda e assina em baixo... isso não educa outras pessoas, isso não é postura de professor, portanto o Sr. Continua sendo o Alves e não Professor Alves.

Até a proxima postagem...

Padre Zezinho tem minha aprovação e apoio nas publicações, nem sempre bate 100%, mas somos humanos.

abraços