quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sensibilidade

"Lutar sim, porém, não perder a ternura" (Che Guevara)

O julgamento e a condenção de Arnaldo Mitouso, prefeito de Coari, está mexendo com os coarienses. De longe, acompanhando pelos jornais, Blog do Daniel e pelas dezenas de posts/comentários no Facebook e os quase 200 comentários postados no meu blog (e apagados por não serem reflexão e sim agressões pessoais as pessoas); tenho me perguntado sobre os sentimentos que este fato está gerando nas pessoas e o porque deles.

Pela leitura dos comentários das pessoas parece que estamos perdendo a sensibilidade!

De um lado a força da grana desse município milionário está nos cegando e todos queremos satisfazer nossos caprichos de bem estar e outros com o dinheiro de Coari. Porém, só uma pequena minoria chegar lá, logo fazemos de tudo para fazer parte dessa minoria e de seus altos salários. E quando somos desse grupo da elite econômica com o dinheiro de todos, achamos que somos mais que os outros.

Por outro lado, mais movidos pela emoção e por não pertencer ao atual grupo da elite econômica do dinheiro público, não estamos conseguindo discernir o julgamento e a condenção de Arnaldo Mitouso. Tudo muito confuso. Estamos olhando como um inimigo, como um assassino e não como uma pessoa que errou, e claro, tem que pagar pelo erro. Tá certo que como prefeito não está fazendo um bom mandato, mais isso não nos dar o direito de julgá-lo, acusá-lo, isso a justiça já fez.

O nosso desafio é querer e acreditar numa Coari melhor para todos, lutar para isso, seguir nos indignando e caminhar discernindo os nossos sentimentos, caso contrário seremos sempre vencidos pelo nosso egoísmo que gera corrupção e pelo ódio que gera violência.

Possa ser que alguém pense que estou defendo Arnaldo; minha preocupação não é essa e sim a de perceber que estamos julgando os fatos pelos nossos interesses ao dinheiro público; quando estou do lado de quem está com a chave do cofre nas mãos, minhas atitudes são de um modo, quando o meu lado não está com a chave do cofre nas mãos, minha reação é de outro modo.

Estamos perdendo a sensibilidade de vê os fatos como eles e olhando tudo pelos nossos interesses. Agindo dessa forma onde queremos chegar?


9 comentários:

Anônimo disse...

Hoje entrei no blog e fui ler os comentários da noticia mais esperada por muitos, a da prisão do então prefeito de Coari, e vi que foi aceita, em retribuição, resolvi comentar a partir de agora sempre que possível. Bom sou de manaus, mais com orgulho minha mãe é de Coari, e já perdendo esse orgulho eu me deparo com situações diferentes, mas mentalidades quase que iguais, e nos deparando com o cenário politico de hoje, vejo que a grande maioria estão em um partido só, o de ganhar dinheiro e favorecer os que achamos merecedores. Mas eu não sou Deus para julgar ninguém, sou apenas um cidadão amazonense indignado com ações de vários governantes do Amazonas. Conversando com um amigo que estuda filosofia na UFAM, falei que tinha comentado no blog e o mesmo teria sido aceito, e ele leu a noticia e disse a seguinte frase de um escritor italiano: "Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." (Arturo Graf), e ao entender o que ele quis me falar com tal frase, eu percebi que, mesmo não fazendo diferença alguma, eu tenho que lutar, segundo o que eu acredito é claro, pelos direitos de todos, não que eu deseje uma politica comunista, onde os bens se tornam comum, mas o desejo de muitos é que dependendo de como seja a forma de governo, que seja honesta, com pessoas capacitadas para exercer funções cruciais e claro a transparência publica, onde qualquer ação do governo seja de cconhecimento de todos, não assumo um lado politico, mas se assumisse seria um lado que já não se fala mais, o CONSERVADOR, não por ser melhor, mas por antes ter mostrado um perfil mais democrático, mas não gosto muito de politica, e para ressaltar, não é nescessário assumir uma posição politica para lutar por seus direitos, apenas ter sempre em mente que a sua luta se torna uma luta de todos, e descobri que temos que esperar em Deus, pois ele sempre estará conosco, e ele ama a todos, até mesmo os políticos, então não é necessário fazer o mal, e sim luta por direitos e não por poder, luxúria e tudo isso. Termino deixando tal passagem da Bíblia: "Que ele ilumine os olhos dos vossos corações, para saberdes qual é a esperança que o seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança entre os santos" Ef 1, 18

Anônimo disse...

Que País é esse?

Aqui no Brasil só vai para a cadeia que rouba GALINHA ou quem não pensão Alimentícia.

Politicos corruptos NÃO VÃO PARA CADEIA! Que justiça é essa que tem entrelinhas para homicídas?

ISSO É CHAMAR DE Incopetêntes dos aqueles que se dizem ser a justiça nesse Estado...

Cadeias nELES....
fora Arnaldo!
fora Adail!

Anônimo disse...

bRASIL mOSTRA tUA CARA!

o ARNALDO AO INVÉS DE RECORRER COM RECURSOS, AO QUE JÁ FOI BATIDO O MARTELO.

Ele deveria era correr para pagar com recursos financeiros os trabalhadores da prefeitura de Coari...

Depois ainda aparece o ARMANDINHO DO PERA, querendo defender o para a justiça 'HOMICÍDA". ISSO NÃO É EU QUE ESTOU FALANDO.

Anônimo disse...

pADRE aMIGO!
A unica sensibilidade que nós queremos é que o Arnaldo tenha para pagar o povo, será que ele não se sensibilizar em ver o povo passando fome e o comércio falído.

Padre Uma coisa é a história desse assassinato outra é por ordem em Coari, coisa que isso o atual governo não tem e nem nunca terá!

"Pra quem não tem vergonha nem nunca terá" (Caetano Veloso, Cantor e compositor).

Anônimo disse...

Ao armandinho!
Por favor Padre Permita.

Armandinho do Pera, a nota de esclarecimento que esse governo passa erroneamente na TV local, É mais uma babaquisse que vcs estão fazendo. A justiça já foi bem clara, o Então Prefeito de Coari é homicída. Ou vcs não vão nunca cumprir leis nesse Município. Armandozinho da silva,eu só lamento, mais quem deve tem que pagar. isso é fato. hoje o País inteiro sabe que o teu Prefeito é homicida, inclussive foi noticiado no "jornal hoje" da tv globo e está no site do G1. fAZ UMA COISA pROCESSA a globo. NÃO POSSO FAZER NADA.OU vc quer ir no lugar dele.

Esse País ainda tem leis...

Anônimo disse...

olá, padre, mais uma vez os juizes amazonenses deram uma demonstraçao de que não se importam com o cumprimento da lei e sim com interesses proprios. Ou seja, não deram chance para o reu se defender com os depoimentos das testemunhas de defesa, já estavam determinados a condenar o réu, essa é a justiça que temos, uma balança que nunca funciona e uma cegueira para enxergar a lei. Portanto, por mais que não simpatize com Mitouso, dou minha manifestação de repúdio aos magistrados. rezemos para não cair nas mãos dos "defensores" da lei.E inocente ou não faltou a mitouso molhar a mão dos homens de preto, para os magistrados ouvirem somente as testemunhas de defesa...Que Deus perdoe a todos que porventura cometeram crimes e injustiças. abraços padre...

Anônimo disse...

NAO ADIANTA COMEMORAR NADA, POIS A JUSTIÇA É MUITO FALHA AINDA, OU SEJA NAO IDIANTA CONDENAR SE O CRIMINOSO NAO VAI PAGAR PELOS SEUS CRIMES, OU JA ESQUECERAM DOS CRIMES QUE ADAIL E OUTROS POLITICOS COMETERAM E FORAM CONDENADOS QUE HOJE ESTAO SOLTOS EM SUAS MANSOES RINDO DA CARA DO POVO BESTA E MISERAVEL QUE VIVE SE MATANDO POR ELES, ARNALDO SE CONDENADO APOS RECORRER, QUE SERÁ BEM PROVAVEL SERÁ APENAS MAIS UM CRIMINOSO QUE FICARÁ IMPUNI...NOS COARIENSES TEMOS QUE PARAR COM ESSA PALHAÇADA DE FANATISMO POR POLITICOS SAFADOS E CRIMINOSOS

Anônimo disse...

De que adianta vim aqui neste blog ou qualquer outro escrever textos e mais textos se procedimento é um só: o bolso.

Não estou defendendo o prefeito Arnaldo Mitouso, mas o cidadão Arnaldo Mitouso que foi bruscamente de pois de 16 anos julgado por uma Justiça corporativista. É isso que está em jogo, o corporativismo da Justiça, isto porque, o prefeito Arnaldo resolveu acabar com alguns atos foi penalizado com prisão de um crime que deveria ter sido julgado em 1995.

E isso aconteceu por causa de que no governo Arnaldo teve-se a coragem de denunciar um promotor público. Daí vem o que chamaos de corporativismo, ou seja, mexeu com um dos nossos está ferrrado.

Gente não vamos ser engênuo, nesse pais, o judiciário tem pessoas honestas, mas também tem pessoas desonestas trabalhando la, Que diga o CNJ - Conselho Nacional de Justiça.

E o Amazonas, basta ver o noticiário, com raras exceção está cheio deles.

Anônimo disse...

realmente o arnaldo e um cara gente boa, cuidado ele pode matar. um famiar seu, e pode fica livre. ai eu quero ver o que vc vai, acha da justiça. cara quen nao conhece o arnaldo que compre ele, esse julgamento era para ter acontecido a, muitos anos atraz, mas ele e amigo do ossias,que era amigo de juiz e promotor,e foi empurrando para prescrever, ai veio a justiça de deus.o conselho nacional de justiça, pedio para julgar todos processo antigos,e o dele estava arquivado, ele pedio para adiar varias vezes, enclusive um dia anterior ao julgamento foi negado. obrigado justiça eu ainda posso acreditar.