sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma outra Terceira Via


Qualquer grupo que se apresentar para concorrer a próxima eleição (que já começou) em Coari como uma alternativa aos grupos de Arnaldo e Adail vai ter que passar por duras provas de fogo e o eleitor coariense mais ainda que os candidatos.

A primeira prova de fogo, a mais desafiadora será a de resgatar a confiança dos eleitores. Principalmente provar que merece a confiança do povo. Boa parte dos coarienses estão decepcionados com o grupo de Arnaldo; não são o que diziam ser e "parece" não saberem para onde vai os milhões que entram mensalmente no cofre do Palácio 02 de agosto.

A segunda prova de fogo será ter dinheiro e saber capitalizar a campanha sem comprometer, sem deixar o mandato nas mãos dos agiotas. Mesmo que não tenha o mesmo capital de Arnaldo e Adail que estão armados até o dente de milhões e milhões para jogar nessa eleição; querendo ou não, vai precisar de um certo capital para manter as estruturas básicas de uma campanha eleitoral. Os dois "grupos metralhas" vão fazer a próxima eleição na terra do gás e do petróleo a mais cara de sua história.

Com certeza que para os coarienses em geral será difícil, depois do grupo Arnaldo, acreditar que alguém possa ser e fazer diferente. Coari corre o risco de ficar eternamente refém nas mãos dos que se importam apenas com os seus interesses.

Mesmo que uma terceira via venha a ganhar as eleições, precisamos mudar nossa participação, passar de meros votantes nessa democracia representativa, para uma democracia mais participartiva, atuante. E se um dos dois grupos dos metralhas continuar no poder, o nível de participação deve ser maior ainda. Um desafio enorme para os coarienses, que na maioria das vezes esteve acostumado em votar e depois deixar as águas correrem de qualquer jeito.

No Brasil estamos mal acostumados em participar da festa da democracia e curtir uma bruta de uma ressaca por quatro anos. Talvez a Terceira Via será a do eleitor cidadão, vai ser mais importante do que qualquer grupo que venha a assumir politicamente o município de Coari. E será essa a prova de fogo de todos os que amam de fato Coari, ser cidadão participante, única via para uma nova Coari acontecer!

Nenhum comentário: