quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Façamos as contas


A Prefeitura de Coari resolveu fazer uma Retrospectiva 2011 em seu site. As postagens serão feitas por secretaria, e vão mostrar os trabalhos desenvolvidos por cada secretaria da Prefeitura Municipal de Coari, no ano que passou. O objetivo é prestar contas à população coariense, onde foi investido os recursos do município. Leia mais.

Eu ainda não vi prestação de contas sem falar em valores, de quanto entrou e como o dinheiro foi gasto. Porém, tudo tem a primeira vez, diz um velho ditado!

Nessa primeira postagem vamos mostrar as ações da Secretaria Municipal de Educação. A primeira ação mostrada é a do Programa Escola Ativa que em 2011 atendeu 75 escolas do campo, com turmas multisseriadas, no total 488 alunos atendidos.

Fazendo as contas com esses números de 75 escolas e 488 alunos atendidos pelo programa, temos = 488 alunos ÷ 75 escolas = 6.50 alunos. Isto é, cada escola não atendeu sete alunos. Será que não são poucos alunos por escola? Tudo bem, pode ser uma estratégia pedagógica e com certeza se o objetivo do Progrma Escola Ativa é esse de um número reduzido de alunos, então as metas foram atingidas.

Levando em conta a choradeira econômica em 2011 do atual grupo que governa a terra do gás e do petróleo, os números mostram o dinheiro do mega/sena orçamento de Coari não está sendo bem investido, bem administrado. Fazendo bem as contas de quanto custa manter uma escola onde esse programa acontece = manutenção do prédio, água, luz, material de limpeza, merendeira, merend, zeladora, transporte de alunos, fardamento, professores, material didático e outras despesas; podemos então chegar a pergunda: quanto nos custa um aluno?

Conclusão: é muito dinheiro para pouco resultado!


4 comentários:

Paulo Araujo( Seminarísta da Prelazia) disse...

Padre, agora que estou de férias, tirei um pouco do meu tempo para visitar as famílias dos bairros onde fiz pastoral ano passado, e em outros. A realidade é bem complicada, são muitas as reclamações feitas ao atual governo, e a educação no municipio é uma delas. No fim do ano passado fui convidado, para participar, de uma colação de grau de uma turma do ensino fundamental na zona rural, de fato poucos alunos, mas muitas propagandas e promessas foram proferidas pela secretária de educação, que ali representava o "rei". Ouvindo tudo aquilo, questionei-me se de fato deveria ter ido alí. Presenciar nosso povo sofredor, totalmente alienado, agradecendo e alimentando esperanças, diante de uma massa falsa e exploradora, achando tudo aquilo algo extraordinário, sendo que alí não está a educação que de fato deveriamos ter. O que deveria ser um momento festivo, tornaou-se para aquelas pessoas um momento de cobranças, pois todos os discursos feitos alí apontavam para as eleições deste ano. Talvez o dinheiro que não foi investido na educação, foi guardado para esse fim. O que mantém o resultado de sempre: Pouca educação + necessidades publicas = Alienação. Agora eu me pergunto o que de fato seria um ANO NOVO?

Abraços, paz e bem!

Professor sem salario disse...

Ola padre primeiramente quero parabenizar o seminarista pela sua atidude e suas palavras bem colocadas. Sou professor do municipio de Coari ja tem um tempo, nunca tive envolvimento politico com nenhum grupo existente em Coari,sempre fui um dos muitos contrados que o municipio oferece e não é a primeira e nem sera a ultima vez, que todos os contrados são exonerados no final do ano. Mais o que me chama mais atenção e me deixa mais chateado são as mentiras que o grupo que esta no poder prega, eles ficam falando de uma maneira se como tudo estivesse muito bem e não tá nada bem. Sou estudante do Pavor, no inicio deste periodo teve uma selebração onde os discursos foram todos fazios e sem fundamento,visto que todos sabem que o Pavor é um programa do gover.Federal e veio para Coari no periodo que a professora Dorimar era Secretaria de Educação e agora eles ficam fazendo o maior comercial, a maior propaganda enganosa sobre a tão "falida" educação do municipio multimilionario que é COARI. Padre gostaria que o senhor como tem mais recursos de envertigação fizesse uma materia sobre o pafor como é e como veio p/ Coari. Pois nós professores não aguatamos mais tanta gabolisse e imcompedência da Secretária Selionete. Aproveitanto esse espaço, pesso que o PT tome providencias em relação sua filiada Selionete Guimarães. Visto que a mesma não tem nenhuma inteção de melhorar a educação do municipio, sua intenção é politica e pessoal, a mesma já deixou isso bem claro ao permanecer neste grupo de pessoas incompetentes.

Anônimo disse...

PADRE! VEJO,OUSO MAIS CUSTO ACREDITAR O QUE ESTA ACONTECEMDO EM COARI,DITADURA PURA,MAIS NAO ERA ISSO QUE O GRUPO DO ARNALDO COMBATIA?E HOJE O QUE TEMOS EM COARI ,UM POVO HUMILHADO,PASSANDO FOME,UMA VEZ HOUVE O ARNALDO DIZER PASSEI FOME E MEUS FILHOS TAMBÉM?PORQUE PASSASTE FOME ARNALDO?DEVE SER POR QUE SEMPRE FOSTE UM INCOPETENTE,PENA MAIOR TENHO DE PESSOA QUE ACREDITARAM NAS PALAVRAS DESSE HOMEM E SEU GRUPO,EXEMPLO SECRETARIA DE EDUCAÇAO ARMOU UMA CENA PARA POUSAR DE BOA SECRETARIA QUE É ISSO MEUS IRMÃOS,NOS QUE MORAMOS EM COARI SABEMOS QUE NÃO É ESSA REALIDADE,PAGAMENTO DE PROFESSORES E FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO COMO SÃO PAGOS?PADRE SOU SABEDOR QUE A PREFEITURA TEM QUE DAR DE SUA ARRECADAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO 25% PARA COMPLETAR O ORÇAMENTO,MAIS NÃO É OBRIGADO OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO POBRES COITADOS A RECEBEREM DEPOIS DOS PROFESSORES QUASE UM MES DE ATRASO E NÃO TER DIREITO A DECIMO E OUTRAS VANTAGENS,AGORA O ANO LETIVO DE 2012 VAI COMEÇAR QUANDO?ESSAS DEMISSÕES DE SECRETARIO FOI PROPOSITAL,AULA VAI VER QUE SÓ EM ABRIL OU MAIO NOVAMENTE.

Anônimo disse...

É MEUS IRMÃOS A COISA TÁ FICANDO MAIS PRETA PELO SOSSO LADO, SALÁRIOS ATRASADOS E SEM ANIMO PARA TRABALHAR.ENQUANTO NÃO AJEITAR ESSA FOLHA DE PAGAMENTO. MUITOS VÃO PORQUE É O ÚNICO JEITO, POR QUE A EDUCAÇÃO NÃO PODE PARAR, SE NÃO HAJA ANALFABESTISO ENTRE AS NOSSAS CRIANÇAS COARIENSES.
E PARABÉNS PADRE, PELO BLOG EM QUE PODEMOS NOS EXPRESSAR VERDADEIRAMENTE E QUE É ALDIENCIA EM NOSSO MUNICÍPIO.