sábado, 28 de janeiro de 2012

Sim Senhor!


Nosso Brasil deu longas passadas e melhorou bastante economicamente, porém, os analistas das mais diversas áreas, são unânimes em afirmar, que ainda faltam muitos passos para nosso país ser classificado como de primeiro mundo. E a qualidade da vida de um povo não se mede apenas pela economia, se faz necessário muito mais; ter uma boa educação, um bom sistema de saúde e segurança fazem parte do pacote da melhoria de vida do povo de um país.

Na mesma proporção que o Brasil cresceu economicamente e segue crescendo no "repasse de verbas" aos brasfileiros mais necessitados; já na outra ponta, descendo a ladeira, está nossa educação, que cada ano ostenta indicadores demonstrando que estamos piorando. O que fica parecendo ou é de fato uma contradição, quanto mais enriquecemos, menos conseguimos educar as novas gerações. A lógica deveria ser o contrário.

Porém, nem tudo é tão ruim assim; pequenos focos de luzes da boa educação brilharam em diversos lugares desse país continental. E isso vem acontecendo muito mais por iniciativas pessoais ou de grupos, em municípios ou escolas; que do esforço de um governo que quer ver o país crescer, porém, não parece muito interessado em investir na sua maior base de crescimento a longo prazo, que é a educação.

A terra do gás e do petróleo segue na mesma lógica. O município é o mais rico do interior do Amazonas, porém, sua educação não é diferente dos municípios mais pobres do estado. Seguindo a lógica de nossa riqueza, o mais rico; deveria ter a melhor educacional. Porém, isso não acontece!

E como se isso não fosse o bastante, boa parte dos que assumem no atual governo diversos cargos importantes, do primeiro escalão, com altos salários; eram antigamente, no tempo de Adail Pinheiro, os ferozes críticos do sistema educacional do município, sempre dizendo que Coari tinha uma educação alienadora, que não educava, mantinha na subserviência, não libertava, não ensinava a pensar e sim a obedecer as ordens do ditador.

Hoje, estão como o general da música do Legião Urbana e a educação na terra do gás e do petróleo continua na pior, e a ditadura continua. A biblioteca municipal continua sendo garagem, agora não mais de Adail... Se não estaõ conseguindo fazer o mínimo, que é pagar os professores na data certa; como é que vão conseguir fazer uma educação "que seja a diferença" e faça valer os milhões que todos os meses entram no cofre do Palácio 02 de Agosto? 


6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo pADRE!

to sabendo que uma metade do pessoal do PT de Coari estão querendo que o seus partidários saiam completamente desse governo atual, mais o grupo do fessor Arlindo e selionte ( secretaria da Educação)ainda querem ficar para continuar recebendo seus ricos sálarios, mais segundo informações que tive. Têm uma outra parte do pessoal do PT QUE PRA MIM SÃO GENTE BOA ESTÃO LUTANDO PARA ABANDOR ESSE GOVERNO FALIDO.
Só fica nesse governo quem quer se queimar futuramente.
Espero que o pessoal da etica e da descencia desse partido decida pela saída urgente desse governo. esse prefeito vai ficar sozinho para sempre.

se o PT SAIR DESSE GOVERNO DE MENTIRAS EU VOU ME FILIAR ANO QUE VEM NO PARTIDO DOS TRABALHADORES.

TERCEIRA opção URGENTE...

TAMBEM SÔ A FAVOR DA APROVAÇÃO DO FICHA LIMPA...

FORA GRUPO DO POSTE...

VAMOS COMEÇAR A REVOLUCIONAR COARI NO DIA DA ELEIÇÃO...

VALEU PADRE E CONTINUE REZANDO POR NÓS, PORQUE AQUI DINHEIRO QUE É BOM.... SÓ Jesus sabe...

eles ainda botam a culpa nos bloqueios da camara. isso é constitucional...

as familias que dependem do salário da camara, tambem precisam comer,,,

moro no pera, e lá a duvida ainda é grande " e a ponte , sai ou não sai? eu nunca vi ponte de barro... Deus abençoe coari...

Anônimo disse...

Bem seu padre, realmente a educação de nosso amado Brasil está de mal a pior! O ENEM em vez de ajudar e facilitar o acesso do estudante ao ensino superior, veio foi para piorar o sistema mais ainda. Em Coari como o senhor bem disse a situação é pior ainda. O municipio mais rico do interior do Amazonas é também o paraíso dos corruptos. O professor Arlindo que quando estava atuando em sala de aula e seu irmão não estava no poder sabia todas as formulas para se implantar uma educação d qualidade. Hoje ele não sabe nem o que é uma educação de qualidade. De fato discursar é muito fácil, praticá-lo é que são elas...O fessor Alves de Coari também sempre teve um belo discurso, hoje ele diz que é melhor está com o pé no acelerador corrupto do que está com o pé na lama. Que maravilha em fessor Alves...

Anônimo disse...

Padre. Parabéns pele texto brilhante!
O poeta alemão “Johann Wolfgang Goethe” escreveu:
“Quem não sabe prestar contas de três milênios, permanece nas trevas ignorante, e vive apenas o dia que passa”.
Ainda bem que o Sr. não vive alienado.

Anônimo disse...

O pessoal do poste dizem que não persegui ninguém, mais vive perseguindo quem voltou contra, quem é médico que quer ver as coisas boas no hospital, tirando o tapete das pessoas de bem, na sexta dia 27 quando fui no hospita levar meu filho que tem asma, fiquei sabendo que o Dr. mauricio borborema e o Dr. Ecir mendes já não estavam mais seno medico do hospital... AGORA... FOI...

VO PRA MANAUS... FAZER EXAMES E CONSULTA DE COPLICAÇOES NO FIGADO, POIS AQUI EM COARI NÃO TEM ESPECIALISTAS...
PENSA NUM GASTO...

OS MELHORES... QUE TRATAVAM AGENTE...

Sr. PADRE OBRIGADP PELAS ORAÇÕES...

A ACOMUNIDADE SÃO JOÃO TEM SAUDADES DE SUAS PALAVRAS...

Anônimo disse...

Anônimo
Padre esse seu texto tá bom demais. A educação desta cidade tá cada vez pior. Mas a área social também não fica de fora. Leia essa! Na ultima quinta-feira o irmão do Prefeito o conhecido ‘‘Milhão’’ foi tentar justificar o atraso do pagamento dos programas sociais (quatro meses) em uma reunião no Auditório, durante a reunião divulgaram um vídeo falando das ações que o governo já fez em Coari, o vídeo serviu de gozação para os beneficiários porque lá só tinha trabalho do ex-prefeito.
É pra acabar Padre, eles não tem nem trabalho pra apresentar para o povo de baixa renda.

Tonho do Urucu disse...

É padre os que falam hoje querem roubar amanhã.