quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Boa parte dos professores de Coari apoiaram a candidatura de Arnaldo Mitouso para prefeito de Coari; cerca de 60%. Desses uma grande maioria, se envolveu no período eleitoral e trabalharam para elegê-lo. E todos, digo, todos, gratuitamente. Muitos deles gastando de seus rendimentos. Queriam a mudança.

Essa categoria depositou grandes esperanças no atual grupo que administra a terra do gás e do petróleo; por isso são os mais decepcionados. Pela formação e pelo momento acreditavam que seus votos eram e como foram, de quase todos, "um voto consciente". Tinham a oportunidade de "mudar" e nela entraram de cabeça.

Esperavam que com Arnaldo no comando do Palácio 02 de Agosto e 'alguns deles' em funções de primeiro escalão, a situação poderia ser diferente. E não foi. A categoria se uniu em torno da idéia de que "as coisas" seriam melhores para eles e a tão sonhada liberdade chegaria. Puro engano.

Os salários não correspondem a espectativa e como só isso não bastasse, os atrasos de seus vencimentos são uma sangria, uma vez, que todos os meses as contas são pagas atrasadas. E como acreditavam num projeto educacional que encantasse o mundo da educação coariense e ele não chegou até agora, nada mais esperam. Sonham que no mínimo seus salários sejam pagos na data certa.

O sonho virou pesadelo!

Claro que nem tudo foi perdido, uma pequena minoria deles, os "cabeças", estão bem, e digamos de passagem, muito bem. Com bons cargos e bons salários, disso não podem reclamar; muito pelo contrário, defendem com unhas e dentes afiados o que antes criticavam. Os altos salários que não aceitavam, hoje cabe bem, pois, são os deles. E se alguém questionar é porque estão do lado do ex-prefeito. Psiu, silêncio. Agora quem critica é inimigo.

Um desses, foi presidente do Sindicato dos Professores de Coari por alguns anos, hoje é braço direito do atual presidente da Câmara, Iran Medeiros. Todas as suas idéias e críticas da situação da educação que era ruim na época e que agora já não se importa, elas (sua idéias) não contam mais, principalmente para ele mesmo. O que conta é o seu salário.

Agora estão dizendo a todos, que, o que diziam antes, eram discursos de conveniências, de seus próprios interesses. Os interesses alcançados, acabaram os discursos e o que sobrou, o que veio fora, o pedaço do iceberg, são os seus salários, o dos outros professores não importa. Esses são mais pobres que o homem da foto.

Não que devemos ter vergonha de sermos pobres. Quem deveria sentir vergonha não é o pobre, mas quem cria pobreza

Esses professores que trabalharam com amor por Arnaldo, acreditando nele, dando a ele seu voto "consciente", gratuitamente; nele não vão mais votar. A confiança foi quebrada. E lembrando que professor não vota sozinho, ele é uma categoria que influencia outra categoria, maior e mais forte = o mundo da educação = alunos e pais!


19 comentários:

Anônimo disse...

A imagem diz tudo! Se não nos alertarmos vamos ficar nesta situação de mendigos, não só os professores, mas todos os coarienses. Acorda povo sofrido e humilhado da terra do gás natural e do petróleo. Adail já está fora do pareo. Estou torcendo para o Rodrigo e Arnaldo ficarem de fora também, mesmo se eles concorrerem vamos dar um basta nesses larapios do nosso dinheiro!...Abramos os olhos e vamos ficar atentos nos próximos meses. O Arnaldo ainda não nomeou os novos secretários, que administração é essa?

Anônimo disse...

ANÔNIMO
Padre que Deus Livre os nossos professores como mostra essa foto, só existe uma pessoa que merece ficar desse jeito que é professor que acha ser o dono do dinheiro público, é uma pessoa diabólica o tal de ‘Milhão’, esse sim vai pagar tudo que ele tá fazendo com o povo coarienese.
VAMOS PROFESSORES DÁ UM BASTA NESSE GOVERNO! POIS CHEGA DE RECEBEREM SEUS SALARIOS ATRASADOS. CADÊ O DÉCIMO? HOJE JÁ É PRIMEIRO DE FEVEREIRO E O SALÁRIO NÃO SAIU.

Anônimo disse...

Realmente,padre Zezinho foi uma decepção sem tamanho,acreditamos que tudo poderia ser melhor,inclusive até dançamos na vitória,mas eles não enganaram só uma classe de trabalhadores,onde muitos deram o 'sangue' na campanha,eles enganaram um POVO,um povo sofrido a decadas que continua a esperar por mudanças,por isso queridos professores,nós sabemos que fazemos a diferença, a luta não acabou,pelo contrário ela está só começando,é hora de nos unirmos e mostrarmos que ninguém deve brincar com as nossas esperanças, muito menos com a de um POVO(coariense).Se não tinham competência,por que lutaram pelo poder?

Anônimo disse...

Cadê o plano de cargos e salários que o Professor arlindo Mitouso sempre dizia em seus discursos?

o desrespeito pelo professor da zona rural, o pagamento dos catraieiros, a empresa Fenix vivi dizendo que a prefeitura não repassa o dinheiro para ele pagar os catraieiros... serviços mal realizados...

uma verdadeira enganação...

cadê o fessor eloym Assunção?
cadê o fessor Alves°?
Cadê a equipe etica da SEMED?

PROFESSOR É A PRINCIPAL PROFFISSÃO DO MUNDO!

Um governo que não respeita ninguém, não têm nem secretários, minguém responde por nada...

a cidade ta do jeito que o Adail gosta,O arnaldo é o principal cabo eleitoral para o grupo da vorax voltar e acabar...

Padre amigo vamu rezar... abraço,,,,

Anônimo disse...

vcs merecem,quando a cabeça nao pensa,o corpo padece!todo castigo e pouco! Quem mandou elegerem um assassino!agora,comam o pao que o diabo amassou.

Anônimo disse...

Arnaldo tinha a faca e o queijo na mão para mostrar ao nosso estado e ao mundo e principalmente aos coarienses de que realmente poderia haver mudanças. Mas ao contrário ele se aproveitou da confiança de milhares de pessoas trabalhadoras para melhorar a vida apenas de seu grupo. Esses políticos ainda merecem votos de confiança????

Anônimo disse...

Uma pessoa postou "vcs merecem,quando a cabeça nao pensa,o corpo padece!todo castigo e pouco! Quem mandou elegerem um assassino!agora,comam o pao que o diabo amassou". Não sopu defensora de nenhum desses governos que já passaram por Coari, mas como pode alguém ser tão fria ou frio para julgar dessa forma o povo que apostou em melhoras nos mais diversos níveis de Coari. Eu pergunto: Quem vc pensa que é para julgar dessa forma pessoas que só queriam dar uma vida melhor para seus filhos? Seja lá quem for parece ser um NINGUÉM!

Anônimo disse...

Esse pão que também estávamos comendo no governo passado amigo, portanto, lutamos por mudanças,e vamos com certeza,continuar lutando, até aparecer alguém digno de governar Coari, e proporcionar melhoria a esse povo que tanto merece.Pois,só pessoas dignas, honestas e solidarias lutam por melhoria para um TODO.Se vc quer o bem de coari junte-se a nós!

jOÃO pAULO sALES disse...

Cadê os "Professores" : ELOIM,ARLINDO, ADNAMAR,ALVES,SELIONETE,GRACILENE,EVANDRO MORAES,EVANDRO AQUINO,ETC, TODOS HIPÓCRITAS FALAVAM UMA COISA E NA PRÁTICA FOI OUTRA, TODA COARI ESTÁ DECEPCIONADA, NÃO SEI QUE COISAS BOAS TÊM NESSE GOVERNO POR FAVOR ALVES NOS MOSTRE.....

Ayres Mardem disse...

Prezado padre Francisco,

Uma pessoa não pode ser julgada pela categoria de sua profissão e sim pelos atos praticados pela própria pessoa. É importante que antes de resolver julgar alguém, que seja feita uma análise do passado desse alguém. Pois, o ato presente, via de regra, reflete o comportamento e postura do passado desse alguém. Não apenas o João Paulo, mas todos os coarienses devem fazer uma reflexão sobre os atos praticados bem como as falas e discursos dos professores a quem se refere o texto e comparar se existia compatibilidade entre os comportamentos e os discursos. Caso seja constatada a incompatibilidade então não há porque se decepcionar. Uma pessoa que tem um discurso diferente de seu comportamento não engana ninguém são as pessoas que se deixam ser enganadas. E quem se deixa ser enganada por esse tipo de pessoa não pode reclamar depois.
Ayres Mardem

Anônimo disse...

Padre, diante de mais um texto que nos ajuda a pensar em um presente e futuro melhor. Parabéns.

LOCO ABREU disse...

Na Secretaria de Obras,reduto histórico oposicionista,até porque testemunhavam os assaltos ao herário público,os desmanches de patrimônios da Prefeitura,etc,tdos acreditaram que c/ mitouso seria tdo diferente.
Conheço funcionarios que deram plantão noturno,perto da eleição, em bairros,p/ evitar a compra de votos e de titulos de eleitor.
Sabe qual foi a recompensa?
O "braço direito" do Mitouso(Jose Nelson),assumiu a SEMOSP e dentro da sua estratégia administrativa estava principalmente,forçar demissões,através do mal tratamento e da falta de iniciativas para melhorar as condições de trabalho,na secretaria,como era a expectativa de tdos.Afinal,era compromisso de campanha.
Sua grande "bandeira" administrativa,foi prestigiar funcionarios corruptos e safados da gestão anterior,mesmo sendo da outra "FACÇÃO".Tentar negociar,atraves da cobrança de comissões,á liberação de faturas(p/ empreiteiros)de serviços ñ executados da ADM anterior.

Anônimo disse...

Os que falam dessa forma é porque querem roubar amanhã.

Vejo que o Padre Zezinho está desrespeitando a classe de professores, pois os que tem coragem de trabalhar e desenvolver um trabalho em prol da educação ou empresarial jamais ficará maltrapilho.

Vejo também que nossas igrejas, na sua maioria receberam dinheiro da corrupção para até pintarem suas igrejas, inclusive a do Padfe Zezinho.

A igreja de Santa Efigênia ( Menino Deus) foi construída com dinheiro da corrupção e o Padre Zezinho não fala isso.

Vamos deixar de ser egoísta e ver que também a Igreja Assembléia de Deus (Pastor Queiroz) foi mantida por muito tempo com dinheiro da corrupção.

Enfim se acusas os professores de maltrapilho, as igrejas de Coari/Am estão charfurdando na lama, com raras exceção.

Publique esta.

Anônimo disse...

Você aí de cima, confira os links e veja o que a atual administração tem feito pela educação coariense. A crítica de Francisco José é apenas uma crítica que não contribue em nada para nossa educação, crítica, a única coisa que o reverendo sabe fazer.

http://coari.am.gov.br/index.php?abre=menu=noticias=exibir&id_editoria=1&id=655

http://coari.am.gov.br/index.php?abre=menu=noticias=exibir&id_editoria=1&id=656

Anônimo disse...

Senhores! senhores!
(AOS METRES COM CARINHO!)

O padre zezinho quis com bastante propriedade... lembrar aos nossos esforçados professores municipais que eles façam uma profunda reflexão sobre a qualidade do nosso ensino local...
Como diz nosso saudoso Pedagolo Paulo Freire "NINGUEM EDUCA NINGUÉM,NINGUÉM SE EDUCA SOSINHO, NÓS NOS EDUCAMOS"

Justiça seja feita, mas a verdade doi. nossos professores continuam sendo mal renumerados, tendo que muitas das vezes que fazer um bico para completar a fatura do mês.

Sem falar da falta de estrutura que nossas escolas não tem. aINDA TEMOS DIRETORES INDICADOS E QUE SE sentem o dona da escola.
As promessas do plano de cargos e salários que até hoje, mesmo o prefeito tendo a mairia dos vereadores na camara municipal, não consegui realizar tal sonho para esses profissionais..A história do mal trapilho é coisa da criação, pois cada professor têm seus mpdps de vidas...

OBRIGADO AMIGO PADRE PELO APOIO AOS PROFESSORES!

EU SO UM DELES...

Anônimo disse...

Eu fui um dos professores que embarquei nesta canoa furada acreditando piamente que este cidadão era a luz no fim do túnel.
Minha tia me falou várias vezes - "Meu filho um homens que não consegue administar nem sua própria casa vai saber administrar nossa cidade?"
- Eu ingenuamente respondia - "Mas tem gente de bem, filhos daqui que vai ajudá-lo a reorganizar nosso município".... Mero engano.

Valeu Zezinho... belo texto... reflete realmente o que nós professores estamos sentindo.

Parabéns

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM disse...

AÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES COARIENSES

Companheiros e companheiras Coarienses. Ao dirigirmo-nos aos companheiros e companheiras queremos alertar para necessidade proeminente de auxílio aos trabalhadores e trabalhadoras demitidos pela PMC de Coari, demitidos de forma discriminatória e com caráter revanchista pelo simples fato de exercer seus direitos. Com a convicção que a unidade fortifica a luta, dos Movimentos Sociais em Coari, iremos planejar as atividades dos trabalhadores e trabalhadoras em Coari em conjunto a partir de seminários e reuniões. Após período de elaboração partiremos para atividade concreta. O Chefe do Executivo Municipal mostrou-se duro, irredutível e muito intransigente com a causa dos funcionários públicos, não acenando em nenhum momento disposição para, ao menos, abrir um canal de negociação.

Os trabalhadores municipais de Coari devem solicitar intermediação da Delegacia Regional do Trabalho. Numa atividade decidida democraticamente de dentro para fora da Prefeitura de Coari, os funcionários devem resistir bravamente O episódio didático findou com obsceno golpe do tentáculo do Governo Municipal de Coari.
DEMISSÃO EM MASSA EM COARI. Diante de tal situação as trabalhadoras e trabalhadores demitidos pelo Chefe do Executivo municipal de Coari/AM estão seguindo suas vidas de forma ainda mais precária. A sustentação material dos demitidos nos remete ao pedido de solidariedade de classe. Por isso conclamamos todos e todas para um debate em suas instâncias de atuação militante e definam a forma de ajuda.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Transparece neste texto que o Padre Zezinho é contra nós professores, pois nos coloca como maltrapilhos, e nos rediculariza diante da midia global sem observar que somos humanos.

Padre Zezinho, o problema salarial do magistério é nacional, mas se fosse só em Coari/AM esse problema já teria sido resolvido, uma vez que, paga-se em média por 20 horas laboradas mais que o piso nacional de 40 horas.

Sua Reverendíssima para escrever sobre as questões salariais deveria pesquisar e colocar no texto que Coari/AM paga os professores acima de que foi estipulado pelo governo federal. Essa é a minha sugestão.

Um abraço do seu leitor.

Anônimo disse...

Burro burrinho...sua sede pelo dinheiro do cofre público municipal lhe cegou a ponto de ainda enxergar nesse governo pontos positivos. acredito que se o sr. fizer uma pesquisa junto ao povo sobre o que os mesmo enxergam de bom no atual governo, os mesmos não terão o que responder, porque simplesmente não há o que responder. Todos fomos enganados, humilhados, e estamos amargando mais 3 anos de corrupção, ingerência e incompetência desses que estão a frente do governo municipal. O que resta ao pobre povo de Coari é continuar acreditando e tentando outra mudança ....quem sabe um dia não vamos chegar ao modelo de administração ideal, ou seja, condições de vida digna para todos os coarienses sem excessão alguma.
A nova oportunidade chegou, e à todos os coarienses, escolham com consciência e não desperdissem essa oportunidade, mudem seu futuro, pensem nos seus filhos, pois eles precisam de uma Coari melhor para que possam crescer e amadurecer com dignidade e confiamça no futuro.