domingo, 5 de fevereiro de 2012

Estamos mais ricos


"A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRSA-961-AM, informalmente conhecido como Leste do Igarapé Chibata. Localizado no Município de Coari, a 25 km da Província Petrolífera de Urucu, o poço foi perfurado a profundidade final de 3.295 metros.A Petrobras comunica a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, Bloco SOL-T-171, Estado do Amazonas". Leia mais.

Os novos colonizadores estão numa verdadeira cruzada em busca de riquezas na floresta amazônica. Grandes empresas gastam milhões de dólares em investimentos com a certeza de encontrarem filões de gás, petróleo e matéria prima essenciais para novos remédios e cosméticos. Um mundo que movimenta bilhões anualmente. 

Cada descoberta significa novas entradas econômicas, tanto para as empresas, como paro o Brasil e demonstram o crescimento de nossa economia e isso é bom. Um país mais rico, significa um povo rico. Na verdade isso revela que o Brasil é muito rico, nunca fomos pobres, nosso grande desafio é a destribuição de rendas. Enquanto uma pequena minoria aumenta mais e mais suas riquezas, uma grande parcela da população vive em estado de pobreza e miséria. Este ano estamos mais ricos; tanto o Brasil, como as fortunas pessoais cresceram. 

Em cada achado dessa natureza e serão cada vez maiores, é um pedaço de várias cadeias de vidas que vão se perdendo. Já ficou provado, por várias pesquisas científicas que a floresta amazônica é constituída de infinidades de pequenas cadeias de vidas, frágeis e interligados. Uma rede feita de fios de aranha, bem tecida, delicada e frágil. Se não souber mexer com ela hoje, no futuro o estrago será monstro e sem volta. 

A exploração dos novos poços encontrados trarão mais dinheiro para a Petrobras e o Brasil. Tanto do gás e do petróleo, como dos comodites. Só foi a empresa anunciar a descoberta de novas jazidas que o valor de suas ações nas bolsas do mundo se valorizaram. Todos devemos se alegrar com esse dinheiro entrando, afinal de contas, tanto o gás e petróleo, como a Petrobras é do povo brasileiro. 

Nós coarienses deveríamos estourar os fogos e fazer um carnaval inesquecível de alegria, estamos  mais ricos. Cada achado dessa natureza aumentarão as malas cheias de milhões no cofre (nos cofres) do Palácio 02 de Agosto. Infelizmente o que estamos vivendo na milionária terra do gás e do petróleo é uma lógica pervesa, quanto mais rico fica o município, mais empobrecido fica o seu povo. 


Desde o começo das entradas dos milhões do gás e do petróleo o custo de vida só tem crescido em Coari e numa relação de ganho da maioria das famílias coarienses com o aumento dos preços do gênero alimentício, principalmente do pescado, a renda familiar se enconlhe e o povo não vive, vai sobrevivendo. Só uma pequena minoria de cada grupo que assume a administração do município se enriquece, fica milionária. 

Coari, mesmo sendo milionária, se "afavela", a pobreza e a miséria se instalaram de tal modo, que hoje, quando "somos" ricos, estamos vivendo pior de que quando éramos pobres. O tráfico e todo tipo de violência tomaram de conta da cidade; nossa educação não se diferencia de municípios com entradas anuais, quase iguais as nossas entradas mensais e seguem um rosário de misérias que o povo vive.

Só queríamos entender o mínimo, o que será feito e para onde irão os milhões dessa nova descoberta de gás e petróleo no município de Coari?


10 comentários:

Anônimo disse...

Estamos mais ricos e cada vez mais pobres! eu diria a cada dia ainda mais miseraveis. Meu Deus salve nós dos corruptos Mitousos. Quanto mais dinheiro entra nos cofres do palácio 02 de agosto mais a ávidez vorax dos politicos coarienses por grana aumenta. a ganancia se comedida é um sentimento louvavel, agora se ela for extrapolada é perigosa e fatal. senhores politicos olhai por nós!...

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM disse...

Pobre município rico
A Província de Urucu é um gigantesco complexo de extração de petróleo e gás natural no coração da floresta amazônica. A melhora de vida, promessa que fez a população da cidade de Coari aceitar as mudanças desse progresso, não veio. Muito pelo contrário. O dinheiro dos royalties jorra, mas ninguém sabe para onde.
Do primeiro poço, construído em 1986, até hoje, Coari multiplicou seu orçamento. No ano passado, foram R$ 19,14 milhões em royalties transferidos pela Petrobrás à administração municipal, além de R$ 1,25 milhão na forma de participação especial - paga quando há grande volume de produção ou rentabilidade. Dos municípios com exploração continental que é o caso de Coari, é o que mais recebe royalties, e no ranking geral perde apenas para os da região da bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
Contudo, essa fartura de recursos não alterou a qualidade de vida de seus moradores. "A cidade passou a receber muito dinheiro, mas também muita gente. A população que vivia ao redor, espalhada, migrou para o centro(Coari)", Da mesma forma que o orçamento aumentou, a população também foi se multiplicando, e hoje são mais de 67 mil habitantes na busca pelo seu quinhão do Eldorado negro. Como não havia estrutura para isso, CRESCEU A PROSTITUIÇÃO, E DOENÇAS, COMO A MALÁRIA, PROLIFERARAM. A cerca de 2 quilômetros do porto da Petrobrás, no rio Solimões, a iluminação do terminal e a movimentação das embarcações afastaram os peixes, que eram fonte de renda e alimentação para a população ribeirinha.

E A PETROBRAS ATÉ HOJE NÃO SE MANISFESTOU PARA FAZER INVESTIMENTO NO SOCIAL, QUALIDADE DE VIDA EM RESPEITO AO COARIENSE

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM disse...

CONTINUAÇÃO
Ao mesmo tempo, a compensação financeira pela exploração do subsolo não foi sentida pela população coariense mais carente. "Os royalties se destinavam a investimentos em áreas sociais do município. Mas o que se viu foi um aumento da marginalidade e da criminalidade. O hospital não tem equipamentos. Para nós, a saúde continua em estado de calamidade pública",O atual prefeito não presta dos recursos públicos, e não quer saber de apresentar uma alternativa viável e rentável, para o trabalhador coariense. A gente não sabe o que está sendo feito com esse dinheiro."
Na região rural também há problemas. "Nosso bairros hoje não tem nada. Nem o centro médico nem o centro social funcionam. Muitas comunidade usam a igreja como colégio",

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM disse...

CONTINUAÇÃO II

"Coari é, de longe, o município mais rico do Amazonas." ISAIAS RAMOS DA COOPESOLDA/AM acredita que se o dinheiro fosse aplicado em projetos sociais sérios haveria pobreza, mas não miséria ou indigência. E considera que para eliminar desvios de recursos oriundos de royalties dentro da prefeituras é necessário que o TCU dê mais agilidade ao processo de fiscalização. E sugerimos também que o governo federal faça o acompanhamento mais rigoroso desses fundos, incluindo a criação de um conselho comunitário. Independente e com poderes totais, esse órgão seria formado por membros da sociedade civil (COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS) para vistoriar a aplicação do dinheiro - acionando o Ministério Público a qualquer indício de irregularidade.
É claro que nada disso adianta sem a condenação dos responsáveis, fazendo valer leis já existentes e garantindo o ressarcimento dos recursos desviados dos cofres públicos. O que beneficiaria não só o Amazonas, mas também os mais de 760 municípios que recebem royalties do petróleo no Brasil.

Anônimo disse...

Sem creditos!

Atenção senhor Governador,

O prefeitinho de Coari Arnaldo Mitouso está fazendo propaganda enganosa.
ele estar mandando divulgar que :
quem trouxe os carros de policia para coari foi ele.
os creditos do governo estão sendo mais uma vez usurpado.

Essa prefeito é um " vai na aba mesmo".

vai trabalhar!...
basta o luz para todos que ele diz que foi obra dele...

o povo vai da a resposta!

Anônimo disse...

O povo não quer carnaval!

o povo quer salários em dias!

de um lado esse carnava, de um outro a fome total.

cadê os salários em dias... que era prometido na campanha...

esse é pior que o grupo da vorax!

é pior que o Adail e o Rodrigo juntos...

Anônimo disse...

Aleluia, aleluia irmão, as igrejas receberão mais dízimos; o povo ficará mais feliz; e o Padre tem mais notícias.

Anônimo disse...

A passeata do Pastor QUEIROS é uma prova de que ele tambem quer ser um idolatrado em coari...

mais esse já estar taxado como amigo de pedofilo e da vorax...
ta sujo...

Anônimo disse...

esses políticos vão acabar se matando pelo dinheiro e poder que existe nesse município, e o pobre do povo continua a amargar as escolhas erradas que fez e ainda está fazendo. quem vende seu voto não tem direito de reivindicar, de reclamar, de querer melhorias e de ter uma vida melhor, quem vende seu voto tem mesmo que mendigar, que ser humilhado e ser destratado, quem vende seu voto não tem direito a escola pública, a melhores condições de vida, acesso a saúde, melhores condições de trabalho e salários dignos, esse povo que se acostumou a vender seu voto e não tem carater leva para a margem da sociedade aqueles que ainda acreditam seim, que através do voto e do exercício da cidadania podemos ter um presente e um futuro melhor, de igualdade social e vida digna para todos e não somente para áqueles que apoiaram o candidato A ou B. Pensa Coari e muda teu futuro!!!!

ZÉ GARCIA disse...

PADRE ZEZINHO, GOSTO MUITO QUANDO O ISAIAS RAMOS POSTA COMENTÁRIOS, NOSEU BLOG, ESSE TIPO DE PESSAMENTO DESSE RAPAZ DEVERIA SER COMPARTILHADO PELOS COARIENSE, O PRINCIPIO DA COLETIVIDADE EM COARI,AI SIM ESSE POVO DE COARI APRENDERIA A SORRIR, SEM DEPENDER DE PREFEITO.