quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A nova Saúde Pública de Coari

A Campanha da Fraternidade desse ano quer suscitar por todo o país uma reflexão séria sobre a situação da nossa Saúde Pública, que não anda muito saudável. O desafio é de que todos, afinal de contas, a saúde pública deve atender e tratar dos brasileiros, seja ele branco ou preto, analfabeto ou com curso superior, do norte ou do sul do Brasil; possam discurtir, questionar e sugerir melhorias para a saúde pública em nossos municípios.


Na terra do gás e do petróleo, o município mais rico do interior do estado do Amazonas, a saúde pública anda doente faz tempo. Prova de como anda mal a saúde de Coari foi a greve dos médicos no fim do ano passado, onde eles fizeram graves denúncias a imprensa da capital.


...a prefeitura do município não disponibiliza aos profissionais da cidade suprimentos mínimos para a execução de atendimentos ao pacientes.

A falta de investimentos no setor de saúde em Coari, já teria até resultado no óbito de uma paciente na semana passada. De acordo com o médico de pronto atendimento de Coari, Ecir Ferreira Mendes, a falta de suprimentos – que vão de soro fisiológico a dipirona – é a ‘ponta do iceberg’ de uma situação caótica vivida pela população local.

Servindo para pronto-atendimento o Hospital Regional de Coari, que atende uma demanda de 250 a 300 pacientes ao dia, apresenta problemas estruturais e falta de equipamentos, como o desfibriladores.

“Semana passada perdemos uma moça porque simplesmente o ventilador mecânico entrou em pane e não pode controlar o seu estado térmico. Em três conversas com os representantes da prefeitura, mostramos a eles que a situação é extrema, chegamos a ficar sem material até para pontear os ferimentos dos atendidos”, ressaltou o médico, que também alerta para a precariedade no atendimento médico das comunidades ribeirinhas.
 Fonte: jornal Acritica 30/12/2011

A política para a saúde pública em Coari do atual grupo que está no poder, o grupo do novo tempo é que no novo tempo não se pode adoecer na terra do gás e do petróleo. Quem adoecer, já sabe!


8 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo....
Querido Padre, o município de Coari como diz bem o seu texto está vivendo o pior momento com relação à saúde Pública , aqui ninguém pode pensar em adoecer, porque se não morre. A cada dia que passa não temos perspectiva de melhoria nem na saúde, educação, assistência social, enfim em nada, só neste ultimo pagamento dos funcionários públicos ocorrido antes do carnaval milhares de pais de famílias ficaram sem receber seus salários .Ontem centenas de servidores estavam no palácio 2 de agosto em busca de uma resposta ou melhor querendo seus pagamentos .Vários funcionários estavam chorando porque não sabia o que fazer .O problema Padre Zezinho é que esse governo está tão bagunçado que eles ficam jogando a culpa para um lado e outro, na verdade a culpa é desse prefeito incompetente, junto com irmão dele . Pra acabar de completar ele criou uma comissão formada por cinco pessoas, sendo que dois são irmão dele, essa comissão está acabando com o povo de Coari. O que se cogita na cidade e que essas pessoas que não receberam seus salários estão todos de conta batida. O que se comenta também, é que grande parte dessas pessoas que foram demitidas eram pessoas contratados pelo vice-prefeito.
Padre está na hora do Povo de Coari ir para rua, pois esse roubo com dinheiro público está demais.
Cadê a Polícia Federal, que não algema esses indivíduos!
Cadê a imprensa do Estado, que não divulga esse caos de Coari, o hospital está sem médico, sem remédio e sem funcionários.

Anônimo disse...

O que nós tão pequenos podemos fazer para algo ser feito em benefício dos mais necessitados, já que os grandes não fazem nada? "O poder não transforma a pessoa apenas revela quem ela é". Lembra disso? Se temos subalternos aos nossos pés, fazemos o que queremos dizemos o quem vem no quengo! Quem tem o poder nas mão age como bem entende. Os grandes mestres escondem seus erros nos dos seus subordinados. Vamos manerar álcool, nas gorduras na velocidade e nos demais prazeres que o mundo oferece, saúde é melhor do que dinheiro.

Anônimo disse...

Realmente a saúde de Coari e todos os setores está doente! O prefeito Arnaldo e sua gangue nem sequer olham para o povão de nosso milionário municipio. As autoridades que deveriam ser competentes estão macumunados com o governo do novo tempo, assim como sempre estiveram no bolso dos demais prefeitos que passaram pelo poder municipal de Coari nos últimos 12, 13 anos. Povão de Coari está na hora de lutarmos por nossos direitos de cidadãos coarienses, porque os que estão aí no poder nem lembram que estamos passando necessidades! Vamos a luta!!!

JASS disse...

ANONIMO DAS 08:03 QUEM FAZ REVOLUÇÃO É OS PEQUENOS MESMO,FICAR ESPERANDO PELOS GRANDES QUE NÃO ACONTECERÁ NUNCA.

Anônimo disse...

Padre, será que Coari consegue ficar de pé mais oito meses, diante desse prefeito incompetente e seus assessores bajuladores e mentirosos? Sei não, penso que a confiança deles é tanta em sua reeleição que por isso estão à humilhar e desdratar aqueles que são responsaveis pela melhoria na qualidade de vida do prefeito, sua família e seus puxa-sacos, pois antes de estarem onde estão, viviam sem condições financeiras nenhuma, e eram proletariados, falavam a língua do povo, e se identificavam com nossos problemas, contudo, como foram conduzidos a cadeira do executivo e aos cargos altissimos, esqueceram de onde sairam e principalmente, quem os colocou onde estão. É Sr. Padre, eles estão quase lembrando de nós "povo", de novo, isso é só uma questão de tempo, depois das convenções partidárias, a partir de junho, eles nos conheceram novamente, verão nossos rostos, nos sorrirao, carregaram em seus braços nossos filhos, lembraram dos nossos problemas cotidianos e nós "povo" estaremos prontos a lhes pagar na mesma moeda, tudo aquilo que recebemos desse maldito grupo que está no poder: Desprezo e indignação, nas urnas, no voto!!!

MUDA COARI!!!!
FORA ARNALDO!!!
XÔ ADAIL!!!
FORA ASSESSORES INCOMPETENTES!!!
FORA SECRETÁRIOS BURROS!!!
FORA VEREADORES SANGUE-SUGA

Paulo Araújo. disse...

Padre quando falamos de saúde pública na terra do gás e petróleo, relembro o falecimento do meu sobrinho Marcos Juan em junho do ano passado, lembro da batalha que foi travada em favor da vida, mas infelizmente tivemos que precisar do apoio da prefeitura de Coari, o que resultou em sua morte.

O descaso municipal e grande e de fato os que mais sofrem com tudo isso são os pobres. Lembro das palavras do prefeito quando minha mãe recorreu ele, "O que cabe a mim fazer já está sendo feito pelo hospital", ou seja, nada, pois vendo os depoimentos dos médicos coarienses, mesmo se quisessem não poderiam fazer nada.

Diante Desta realidade, continuo a juntar minhas orações, com a de toda a igreja pedindo " Que a saúde se difunda sobre a terra"(Eclo 38,8). Se puder relembre aos leitores sobre.

Anônimo disse...

Fora ARNALDO!
FORA GRUPO DO ADAIL...
TERCEIRA E QUARTA VIA JÁ...

ASL disse...

A TERCEIRA E QUARTA VIA QUE VOÇÊ FALA E A RASPA DOS DESCONTES DO QUE SOBROU DOS OUTROS GRUPOS, OS SANGUESUGAS QUE NÃO PEGARAM MAIS DINHEIRO DOS SEUS CHEFES E FICARAM ATRÁS DE OUTRO PARA ALIMENTAREM SEUS DESEJOS.MAGÁ TU VAI TER QUE VENDER MUITA GASOLINA, JÁ VI O AFONSINHO AI PERTO DE TI, O ADAIL NAO AGUENTOU ELE E O GAROTO PIDÃO