segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Os donos do poder


Nesses últimos 30 anos, um único grupo político e econômico governa o estado do Amazonas. Gilberto, o boto com sua roda de leme, símbolo do que dirige; gestou e pariu o grupo que primeiro lhe incensou, depois cada um foi encontrando o seu caminho, do seu jeito e com os seus agregados.

Gilberto gerou Amazonino; Amazonino Gerou Braga; Braga gerou Omar; depois da matrizes geradas vieram os adotados, os ailhados e os bastardos. Uns com mais poder de fogo que outros. Alguns conseguiram entrar na elite econômica do estado que mora em Manaus, e outros ainda não conseguiram e nem vão conseguir entrar no rol dos abastardos, vão sempre ficar comendo as sobras.

Gilberto empunhou o leme do poder que poderia ter navegado rumo a democracia com o povo particpando, uma democracia participartiva, porém, para se manter no poder preferiu fazer o jogo do seu partido, o PMDB, antigo MDB, jogando sua história fora. O Brasil saia da ditadura militar, foram 25 anos de duros tempos e o próprio Gilberto Mestrinho foi vítima da ditadura. Nascia com ele no comando uma nova ditadura, dessa vez a das elites econômicas e políticas; mais econômica que política.

Essa nova elite é dona do Capital, dos mercados e ao mesmo tempo é escrava do capital; tudo gira em torno dele, é um correndo atrás do outro, feitos cachorros correndo atrás do rabo. Os donos do capital, logo assumem cargos eleitivos e desse lugar comandam os mandatos. E para esse novo tipo de política a democracia não importa o que conta é saber fazer as alianças com quem sabe mexer as ferramentas econômicas. Ganha quem melhor conduzir a compra do seu mandato.

Braga até agora está mostrando que é mestre em saber orquestrar com a batuta a vaidade e a fome de dinheiro e de poder das elites econômicas da capital e do interior. Sabe oferecer a famílias, grupos, igrejas, líderes e outros aquilo que eles querem, dinheiro (muito, quanto mais, melhor) e poder.

No fim é o sistema capitalista com "os seus", suas lideranças que mandam e todos se dobram diante dele. Atualmente é Braga o homem do momento e conduz os outros e faz todos parecerem iguais; coloca corruptos e boas pessoas na mesma mesa, com a mesma idéia, ninguém presta, somos todos farinha do mesmo saco. Democracia, o que é isso? Valores humanos e cristãos, o que é isso? 

Uma campanha eleitoral, uma eleição, um mandato, obras tudo é parte da mesma moeda, a única diferença é a mão que ela está. Portanto, manter o povo pobre, faminto, desempregado, mal empregado, na miséria, ignorante, analfabeto, alimentar com dinheiro e poder a vaidade dos que já tem e sempre querem ter mais; deixa quem está com a moeda na mão mais forte ainda.


10 comentários:

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM disse...

“OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQÜENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO”

Essa frase não é minha e sim de Eça de Queirós.
Mas é tão adequada ao que estamos vivendo agora no município de Coari com (UM NOVO TEMPO) nesse momento, que resolvi, guardando o devido respeito por alguns políticos coarienses, escrever sobre o assunto.
Confesso não entender muito de política, mas de politicagem até que me arrisco, afinal de contas politicagem não tem a ver com fofoca? E uma fofoca bem elaborada, de vez em quando diverte o povo.
E não é isso que está acontecendo na Câmara e na Prefeitura de Coari?
Fofoca prá lá, fofoca prá cá........
Onde estão os projetos de Geração de renda e receita, distribuição de renda com qualidade, de cursos e treinamentos de qualificação profissional em Coari de interesses populares para aprovação dos VEREADORES, das nobres Excelências?
Você sabe? Eu não.
Seria bom, realmente, seguir sugestões porque não suportamos mais o mau cheiro, de UM NOVO TEMPO DE FOME DE MISÉRIA E DE TODAS AS MAZELAS INSTALADAS EM COARI NESSE NOVO TEMPO..
Tudo isto não pode ser drenado hoje porque os agentes da lama continuam nos cargos, somente com a renovação é possível mudar este estado promíscuo. Por isso coarienses vamos analisar bem neste ano de 2012, não vamos nos deixar enganar pelo poder da grana de quem não tem compromisso com Coari.

COARIENSE REVOLTADO COM UM NOVO TEMPO disse...

é verdade mesmo isaias, esses vereadores não fazem nada pelo povo de coari, não mostraram nenhum projeto, esse bando de carniça sópensam neles, não pense eles que irão voltar para a camara, vamos votar em pessoas com projetos como você tem, gostaria muito de conhecê-lo isaia, continue lutando o povo precisa de lideres como você com Deus no coração

Anônimo disse...

Nenhum desses vereadores faz nada pelo povo,vamos votar nesse ano em sangue novo. estão todos cheio da grana esperando o dia da eleição para comprar teu voto, fica esperto coariense. Quando a cabeça não pensa o povo padece, por isso estamos soferndo na mão do tirano(prefeito de coari.

Anônimo disse...

Se esse vereadores pensassem da mesma forma que você pensa,Coari estaria em outra situação, fatura, alimentos na mesa,roupas para seus filhos, saúde esporte e lazer,cultaras diferenciadas, é isso meuamigo,continue assim lutando, admiro muito seu trabalho,nós coariense estamos precisando muito d pessoas nova e bem intencionada em prou do povo,parabens voc~e éguerreiro enviado por Deus

Falta tudo em coari disse...

o poder emana do povo, niguem é mais forte do que o povo junto, falta os coarienses aprender a cultura da coletividade, coari vai dar a resposta unidos.

JOELAMA DA PANIFICADORA MATEUS disse...

ISAIAS RAMOS

FIGURINHA CARIMBADA DO MOVIMENTO SOCIAL ORGANIZADO, UMA ABRAÇO DA SUA AMIGA JOELMA DA PANIFICADORA MATEUS, VC REALMENTE MERECE TUDO DE BOM DEUS ESTÁ CONTIGO E VAI TE PROTEGER DE TODO MAL MEU AMIGO, CONHEÇO VC, SUA HISTÓRIA DE LUTA E DE VIDA, UMA LIDERANÇA VERDADEIR, ESTAREI SEMPRE COM VC NA LUTA SOCIAL.

OBRIGADO PE ZEZINHO PELO ESPAÇO, O SENHOR TAMBEM É ABENÇOADO POR DEUS, E SUAS MATERIA CONTRIBUEM MUITO PARA COARI.

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

Hoje pela manhã em minha residência, fui surpreendido com a visita de uma amiga da minha família, que se chama Orkeila, irmã de Orlene que dias atraz foi vitimada em mais um trágico acidente no transito em Coari, seu esposo Osmar(Negão ou Negaço) como é conhecido em Coari, foi vitima também do mesmo acidente, com traumas físicos e psicológicos, está em Manaus em tratamento, mais não ver o momento de volta a Coari e reencontrar seu três filhos, e familiares que residem em Coari e estão a sua espera, Orkeila veio confirmar a presença da família e dos amigos em massa dia 16 de Fevereiro na grande manifestação popular que acontecerá em Coari pela Paz no Transito, Orkeila disse ainda que na missa de sétimo dia todos os amigos e familiares estavam lá vestidos a caráter, com blusas com fotos de Orlene, a Igreja do Bairro de Urucu São João Batista ficou pequena frente a quantidade de amigos familiares revoltados com o episódio acontecido, que levou a alegria de familiares e amigos de Orlene.

Orkeila também falou da importância de ações desta natureza em nosso município, ¨alguém tem que fazer alguma coisa¨ disse ela. E também agradeceu a ação das Lideranças do Movimento Social , e falou mais, ninguém pode faltar a esse ato publico, as famílias precisam está lá, hoje foi com minha família, amanhã pode ser com a família de qualquer coariense.

Meus sinceros sentimentos a essa família enlutada pela perda, que DEUS abençoe cada de vocês e possa dá o conforto.

A Comissão Paz no Transito convida você também a participar.

PADRE ZEZINHO, sua colaboração é muito importante para nós, HOje sofremos e não temos a quem recorrer, por isso temos de buscar a união, nesse ato publico.


muito obrigado

Anônimo disse...

vou esperar o ex presidente do sindicato do funcionario publico em minha casa, eu ajudei muito esse camarada para ele chegar ao poder como vereador, ele virou a costa para mim, todos os coariense sabem de quem estou falando, estou aqui desempregado sem condições por acreditar em um mau carater. nunca mais outra vez vou te dizer cara a cara, só não posso fazer isso agora, porque você só anda de carro preto como tanto criticava o grupo passado. Foram todos os vereadores

fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores
fora,fora,fora,fora vereadores

vocês não são vereadores do povo, são vereadores do ante cristo de coari. ARNALDO MITOUSO

Anônimo disse...

Com toda certeza markrei presença, eu não posso ficar de fora, vamos juntos meu primo tambem foi vitima, desse transito horrivel de coari, morreu na hora, bateu a kbça na viga de uma casa em frente a borracharia manacial 24 horas, fomos pegos de surpresa, não desejo isso a ninguem.

parabens Isaias Ramos, e Ramundo Pereira e todos da Comissão.

Parabens tambem Robério Queiroz por apoiar essa ato publico.

Vamos mostrar nossa força e nossa indgnação comtodos os demandos praticados por esse homem que se diz prefeito.

Anônimo disse...

ISAIAS RAMOS SÓ ESTÁ FALTANDO UMA MANIFESTAÇAO EM FRENTE DAS EMPRESA QUE ESTÃO TRAZENDO GENTE DE FORA, E TODA VEZ FICAMOS SEM O TRABALHO, SOU PLATAFORMISTA TRABALHO EM PERFURAÇAO EU DE COARI, FIZ O CURSO EM ALAGOAS, TENHO CERTIFICADO E EXPERIENCIA, MAIS A RESPOSTA QUE TIVE NA EMPRESA BGP FOI QUE IRIAM TRAZER OS PROFISSIONAIS DE ALAGOAS. JÁ MANDEI DENUNCIA PARA A RÁDIO MAIS ATÉ AGORA NÃO OBTIVE RESPOSTA, PADRE FAÇA UMA MATERIA SOBRE O ASSUNTO.