quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Outros Caminhos


O Supremo Tribunal Federal decide hoje se Lei da Ficha Limpa vale em 2012. Até o momento, foram registrados dois votos favoráveis à lei. A Lei da Ficha Limpa é resultado de um projeto de iniciativa popular que obteve o apoio de mais de 1,6 milhão de eleitores. Todos somos sabedores da dificuldade desse lei ser aprovada, mexe com grandes interesses econômicos e políticos de muita gente. 

Aprovada ou não, por ter chegado onde chegou, a lei da Ficha Limpa é um marco positivo na história "política" do país. Ela é uma demonstração que o processo democrático pode ser percorrido por outros caminhos, isto é, pela via da participação popular, um exemplo de uma democracia participariva. Do jeito que está, só deixando as decisões nas mãos de quem escolhemos através de nossos votos, estão sendo tomadas muito mais pelos interesses particulares e o bem comum é pouco ou quase nada considerado.

Precisamos de instrumentos legais para melhor vivermos nossa democracia; porém, se faz necessário a participação de todos nesse processo e muito além do dia de uma eleição. Por não participarmos é que o Brasil está do jeito que está, uma país de corruptos.

A nossa Coari é um exemplo dessa realidade e pior ainda, votamos por interesses particulares, vendemos nossos votos; nessa prática quem mais sai perdendo é o processo democrático. Como podemos cobrar se os votos já foram pagos? E uns poucos que questionam, cobram que as promessas de campanha sejam cumpridas, são considerados do contra, inimigos; sofrendo diversos tipos de perseguições e cala-boca!

Coordenei um processo de coleta de assinaturas para a Lei Ficha limpa. O processo foi feito no silêncio e muitas pessoas não assinavam, dizendo que era uma lei contra o prefeito da época, outras optaram para nada dizerem e não assinarem, tudo estava sendo dito e a lei do silêncio operando pelo outro lado em nossas realidades. Conseguimos mais de duas mil assinaturas. Tive a alma e o coração lavado por ter feito algo pequeno e bom para nosso país e a nossa Bela Coari.

 Agora espero que a nossa "Justiça" faça sua parte. Um outro Brasil grita em nome da democracia que um Outro País é Possível!


6 comentários:

Anônimo disse...

UNIVERSITÁRIO ANTENADO DIZ:
PADRE ZEZINHO ADMIRO O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA NO MUNICÍPIO DE COARI.O SEU BLOG É O MAIS ACESSADO EM COARI.VOCÊ NÃO SÓ CRITICA O GOVERNO MAIS MOSTRA ALTERNATIVAS...AS VEZES NÃO ENTENDO PORQUE VOCÊ NÃO COLOCA ALGUNS DE MEUS COMENTÁRIOS NÃO OFENDO NEM A NEM B MOSTRO APENAS A REALIDADE E TAMBÉM MOSTRO ALTERNATIVAS PRECISO FALAR COM VOCÊ PESSOALMENTE COM RELAÇÃO AS ELEIÇÕES 2012...O FUTURO DE COARI DEPENDE DE CADA UM DE NÓS SE PARTICIPAMOS NÃO SEREMOS OMISSOS POR ISSO MEU PAI SEMPRE DIZ NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO. NÃO DEIXE O SEU BLOG SER PRIVADO PREFIRO A DEMOCRACIA....

Anônimo disse...

se o ficha limpa for aprovado:

SERÁ A FESTA DE ÉTICA.
O FIM DOS FICHAS SUJAS...
UMA NOVA PORTA PARA UMA POLITICA MAIS SERIA E MAIS COLETIVA.

O FIM DE ASSASSINOS E PEDOFILOS...

E. Alencar disse...

Ficou para amanhã (16/02) o término dessa histórica sessão do STF. Vamos torcer para que os ministros considerem a "lei da ficha limpa" válida para as elições deste ano.
Parabéns pelo artigo!

Anônimo disse...

Eu também colaborei juntamente com padre João Gald.
Realmente apesar da divulgação nos meios de comunicação muita gente achou que era para prejudicar o seu chefe político. Espero que o nosso esforço não tenha sido em vão.
PAZ E BEM..

Anônimo disse...

Vamos torcer para que a Lei da Ficha Limpa seja aprovada! Só espero que não tenha outros Dias Tofolli para julgar a favor dos bandidos. 4x1 já está, espero que os demais ministros tenham dignidade e aprovem essa tão sonhada Lei...

Anônimo disse...

Caso seja aprovado,eles ficam fora da política por oito anos,passa rápido!