sábado, 25 de fevereiro de 2012

Uma outra Coari


Nas safras de cacau de 1982, 1983, 1984 e 1986 trabalhei como office-boy numa empresa que comprava cacau. A empresa do Sr. Argemiro Afonso. O prédio hoje funciona como uma parte do hotel Fernandes. Foi uma ótima experiência de trabalho, onde tive a oportunidade de conhecer um pouco a realidade rural de Coari. Além do cacau, a empresa comprava juta e malva; só que eu me lembre. O movimento era grande e além dela, inúmeros flutuantes compravam também pirarucu salgado, castanha e entre outros produtos.

Em 1980 fiz uma viagem ao Camará, uma vila do município de Coari que está localizado na extrema com o município de Codajás. Tinha 11 anos e foi uma viagem inesquecível. A diversão da garotada era tomar banho e subir nas infinitas árvores de cacau, lá nos galhos apanhar o fruto, quebrá-los e ali mesmo saborear todo seu sabor. 

O município de Coari tem uma longa história com o saboroso fruto do chocolate. Tivemos nossa era do ouro da planta e ao redor dela uma forte economia se movia. Infelizmente grandes plantações foram levadas pela força das águas, principalmente da região do Camará e Tapiira. Só quem conhece, sabe a beleza que era aquela região!

Agora nosso cacau está retomando seu lugar em nossa economia. No ano de 2007 tivemos uma produção de 120 toneladas. Em 2008 o produto cresceu em 12,5% em relação ao ano anterior e colhemos 135 toneladas e naquele ano fomos o terceiro maior produtor de cacau orgânico do Amazonas. Nesse ano a produção beneficiou direta e indiretamente cerca de três mil pessoas. Leia mais aqui e aqui.

Ano passado conforme mostra essa minúscula nota no jornal Acritica, na Coluna Pinga Fogo, atingimos e marca de 300 toneladas e para esse ano se espera um aumento na safra de 40%, um grande crescimento. A colheita começou agora em fevereiro e terminará em abril. 

O cacau movimenta uma economia de milhões de dólares ao redor do planeta. É difícil encontrar um cantinho do globo onde não se venda algum tipo de produto da planta de ouro. O Brasil tem sido um grande exportador de grãos e pelo crescimento de sua economia um grande consumidor/importador de chocolate. Exporta cacau e importa chocolate.

Também os "nossos" chocolates, produzidos pelas multinacionais Lacta e Nestlé, fazem grande sucesso entre nós. Para saber um pouco do tamanho do motante econômico que esse mundo de chocolate movimenta, fique atento aos preços dos ovos da Páscoa. Breve eles já estão chegando nas prateleiras dos supermercados e outras lojas.

De Coari, o produto segue até o estado do Pará, e de lá o destino é o sul do país e o exterior. Sendo o nosso cacau orgânico, segue o caminho dos melhores grãos, desses que produzem chocolates caros; consumidos por poucos no país e encontrados nos países do assim dito, primeiro mundo. Nós coarienses, do cacau, até saber, sabemos pouco! 


8 comentários:

Geralda Mendes disse...

Padre Zezinho, é com esse intuito que eu e outros companheiros (as) estamos nos organizando em Cooperativa, Cooperativa Agropecuária de Coari fundada em 30/05/2010/CNPJnº. 13.030.407/0001-03, um dos objetivos é industrialização desses produtos gerar emprego e renda e valorizar o produtor facilitar a comercialização dos cooperados, muitos destes estão com projetos em andamento criação de peixe em tanques e outros, tentando organizar suas terras pelo ITEAM, eu estive final de janeiro ao instituto conversei com o presidente o mesmo demostrou que irá nos apoiar, os agricultores estão sendo orientados para participar do PRONAF terá que se regularizar com a terra, carteira de produtor e a DAp. Compramos uma area de terra nas barreiras, medindo 200 metros de frente por 845 de fundo, lá será construido as instalações da mesma.
Não sei se você sabe sou Codajaense especialmente da comunidade de São josé do tapiíra II, limites Codajas e coari, comunidade Miriti.O rio levou uma imensa area com muita produção cacau, pupunhal, seringal e etc...., mesmo assim temos uma grande produção no municipio de Coari, por exemplo o rio Piorini ainda possui grandes seringais e as seringueiras de lá são as mais produtivas de toda a região de Coari.
Quando estava assumindo a pasta da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos organizei uma ação para este rio e tambem Codajás mirim, nesta ação integrada os tecnicos do Idam nos acompanhou justamente para cadastrar todos os que estava interessados em resgatar este produto, em 2010 houve seminário em Coari sobre a revitalização da seringa, o governo do Estado tentando resgatar este produto visando a fabrica de beneficiamento do latex em Iranduba, os cadastros foram entregues ao Idam na época, os cooperados estão entusiasmado por tudo que alcançamos até agora, o futuro reserva maravilhas para esta empresa.

Anônimo disse...

De fato Geralda, organizar a vida desses bravos trabalhadores rurais é uma preocupação que deve ser de todos os cidadãos de bem. No entanto, quando as pessoas que a gente confia chega ao poder, quando não esquece os compromissos firmados ou prometidos em campanha, costumam dar assistencialismo politico, ou melhor politiqueiro, para tentar manter essas pessoas honradas e pouco esclarecidas na total dependencia das migalhas distribuidas por meio da prefeitura e outros órgãos governamentais. O produtor rural ou qualquer trabalhador tem que ficar atento a essas manobras politicas e vergonhosas. Precisamos ter dignidade na hora de votar para que depois possamos cobrar as promessas de campanha. Não devemos vender nosso voto! Um dia com toda certeza ainda vamos ter a Coari que tanto sonhamos, com justiça, saúde, segurança, educação de qualidade e acima de tudo governantes honestos, ou pelo menos preocupado com os menos favorecidos. Um grande abraço!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber da Geralda se ela ainda vai continuar puxando saco do arnaldo. depois que ela pegouu beco. mesmo ela sabendo que a secretaria da mulher era de fundamental importancia.

Carissima Geralda, abandome esse grupo ou vc vai continuar se queimando junto com o grupo do poste...

As munlheres precisam desse espaço vc não acha?

vc concorda com a atitude do senhor Arnaldo?

deixando as causas das mulheres para lá...

em terceiro plano?
ou vc não ta nem aí com as causas da mulher. ou o seu interesse era só o sálario...

qual é a sua bandeira afinal? do lado das mulheres ou do lado do gupo do poste que abandonatram as munlheres...

vc e seu marido vão continuar compartilhando com esse grupo?
fazendo a vergonha da familia MELO E FERNANDES...

Anônimo disse...

Geralda vc concorda com a eliminação da sec. da mulher?

vc ainda vai continuar compartilhando com as ideias do senhor ARNALDO?


a sec. da mulher não é e nunca foi importante para vc?

quando vc vai parar de puxar saco do grupo do poste.

ou o dinheiro fala mais alto?

vc só ta se queimando...

Anônimo disse...

UNIVERSITÁRIO ANTENADO DISSE:
ANDEI EM MUITAS CIDADES MAIS A CIDADE DE COARI NÃO TEM OUTRO ASSUNTO A NÃO SER POLITICA.O PADRE ESTAR FALANDO DE PRODUÇÃO RURAL AS PESSOAS ENVOLVEM POLITICA...NÃO É QUE SOU FAVOR DO PREFEITO MAS ANTES EM COARI A POPULAÇÃO RURAL NÃO PLANTAVA NEM PARA COMER POIS RECEBIAM UMA PEQUENA AJUDA E PASSAVAM MUITOS DIAS NA CIDADE.CANSEI DE COMPRAR PRODUTO NA FEIRA QUE VINHAM ATÉ DE OUTRO ESTADO COMO FARINHA BANANA MELANCIA E OUTROS COM PREÇO MUITO ALTO.A CIDADE DE COARI O CUSTO DE VIDA ERA MUITO ALTO.HOJE AINDA CONTINUA SENDO MUITO ALTO PRECISAMOS POLITICAS PUBLICAS COM VISÃO NO SETOR PRIMÁRIO...

Anônimo disse...

Padre jose, nos coariense ficamos nos perguntando sobre as demandas que ocorre nas Prefeituras e câmaras municipais de todo o Brasil, ai fica uma pergunta será que em coari não acontece o mesmo, como esta ultimas de um veiador do município de boa vista do ramos onde foi flagrado pegando propina para renunciar o cargo de vereador (blog do Holanda) por que eu imagino que em coari assiste esta mesmas coisas que e um município mas rico do amazonas, e esses vereadores de coari estão muito calado você não acha padre?
Segue a matéria
VEREADOR QUE RECEBEU R$ 100 MIL PARA RENUNCIAR, CONFESSA: "FUI CHANTAGEADO"
0 0 0


FOTO: ELCIMAR FREITAS
Rivaldo Medeiros, o suposto chantageador, retirado do plenário da Câmara pela PM
O ex-vereador Joaquim Teixeira (PSC), que renunciou ao cargo depois da divulgação de vídeo onde ele aparece recebendo do ex-prefeito Elmir Mota cerca de R$ 100 mil para renunciar o seu mandato, confessou que foi pressionado pelo suplente, Rivaldo Medeiros, para deixar a cadeira na Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos.

“Quando disse que não renunciaria, mostraram o vídeo ( Veja AQUI) eu recebendo dinheiro e caso não renunciasse esse vídeo iria parar na mídia”, afirma Teixeira, acrescentando que seu suplente já andava com os papéis de sua renúncia apenas para ser assinado.

A carta de Teixeira foi lida pelo vereador Osmar Francisco, na sessão extraordinária da Câmara Municipal, no último sábado à noite, resultando na cassação de Elmir Mota.

Anônimo disse...

Gostaria de saber, porque grupo do poste?.

JASS disse...

A SECRETARIA DA MULHER NUNCA PRESTOU EM COARI TANTO QUE A GENTE NEM PERCEBEU QUE ACABOU