segunda-feira, 12 de março de 2012

No Saco do Poder


Ano passado pelas vésperas da festa de São José se deu o primeiro passo para a campanha eleitoral desse ano; quando Adail Pinheiro visitou Coari e diante da imagem do santo, começou uma série de visitas as famílias coarienses. Esse ano, ontem (10/03), na abertura das festividades de São José, outro candidato dar um passo importante em sua candidatura e mais uma peça chave do tabuleiro foi mexida na eleição e também para o futuro da terra do gás e do petróleo. Será São José o Padroeiro dessa eleição?

Cada grupo está tentando construir caminhos para se fortalecer e sabem que os passos são dados em areias movediças. Do outro lado ou do mesmo lado, estão também pessoas que sempre querem está no poder, jogam para está no ar, não se importam com quem vão ficar; o importante é está do “lado certo”, isto é, onde eles podem ganhar, para si, suas famílias e grupos.

Desde minha mais longa lembrança, vejo essas pessoas ligadas aos que sentam no trono do Palácio 02 de agosto, Clemente Vieira, Roberval Rodrigues, Evandro Aquino, Dr. Odair, Jamil Moraes, Adail Pinheiro, Rodrigo Alves e agora com Arnaldo Mitouso. São mestres em puxar-sacos. É mais difícil lidar com essa gente do que com os eleitores. É preciso saber da arte do lado contrário, a de lidar com os puxas-sacos.

Como diz uma amiga minha essa gente quando não está no poder em Coari, reclama; quando está com/no poder fica silêncio pela força da grana que ganham e os cargos que ocupam. Peritos em saber está do lado de quem está poder ou sabem quem vai chegar onde eles também querem chegar; se aproximam, se oferecem, oferecem seus serviços, dizem que são donos de tantos e tantos votos e sem esse tipo de apoio o candidato, novo ou velho, iniciante ou veterano, calejado na arte das campanhas eleitorais e que sem eles, não se vence eleições na terra do gás e do petróleo.

E assim as campanhas eleitorais vão se construindo; o candidato pode até se novo, porém, as tranças que se tece esse tupé são velhas. Velhos lobos com fome vorax por poder e dinheiro. Essas pessoas e famílias não querem que Coari mude, melhore, o que importa é eles estarem bem, os outros? Escolha a palavra!

A expectativa de o povo coariense sair dessas garras era a turma do Arnaldo, alguns novos; esperávamos que pudessem construir estruturas de geração de empregos e renda, e uma educação libertadora, que quebrasse a velha educação para a subserviência; foi uma espera inútil, o que estão demonstrando é que queriam está no lugar de quem sempre criticaram. Iniciantes, inexperientes, meteram os pés pelas mãos, se atrapalharam e se atropelaram e deu no que deu, decepção total.

Agora, as velhas cartas de baralho estão a cercar velhos e novos candidatos, estão em busca de seu velho lugar, que é o “saco do poder”.

5 comentários:

Carlos Henrique disse...

Será mesmo que São José está contente com essa repentina "fé" de candidatos ou pretensos candidatos ao cargo máximo do exutivo municipal de Coari? Mesmo sendo ele um santo talvez não seja lá tão paciente ou quem sabe compreensivo. Arnaldo Mitouso ou seria mentiroso e seu irmão Aldemir o milhão são dois ladrões que nos roubam a todo momento e o poder judiciário simplesmente os deixa cometer tais crimes e não estão nem um pouquinho preocupados com a maioria da população coariense. Ó justiça! Lenta, corrupta, cega e burra justiça cadê você? Dessa aí não se tem noticia, talvez esteja ajudando a familia Mitouso a nos roubar, agora os puxa-sacos esses estão aí por Coari mesmo viu seu padre, e são tantos. Professor Alves de Coari/AM o defensor da moral e dos corruptos cadê você que esqueceu de nos dar novas noticias... estamos aguardando a sua volta as ruas e as casas dos coarienses, que com toda certeza estamos ansiosos para ouvir os seus discursos transformadores. Arnaldo seu bandido-assassino, teu futuro te aguarda e o teu castigo que deveria vir a galope vai chegar de avião...

Anônimo disse...

OUTRO ABSURDO!

Dia 23 de março o filho do prefeito vai realizar uma competição de valetudo em um espaço publico cobrando ingresso.
só lembrando que Centro cultural CARLOS BRAGA É DO POVO. quem quiser fazer seus pé de meia que vá alugar um local particular.

mais como nosso povo vive oprimido e é e espantosamente paciencioso, nada vai acontecer.

E QUE VAI PAGAR O CACHÊ O DO JOSÉ ALDO, CAMPEÃO DO MUNDIAL DE VALE TUDO.

ISSO É MAIS UMA PARA O POVO PAGAR...

"Quem é que vai pagar por isso!"

Anônimo disse...

Magalhães está formando um novo grupo político com o ex-prefeito Rodrigo Alves. Um dos dois vai disputar a prefeitura e o outro será vice.

Anônimo disse...

Magalhães está formando um novo grupo político com o ex-prefeito Rodrigo Alves. Um dos dois vai disputar a prefeitura e o outro será vice.

Carlos Henrique disse...

Pelo amor de Deus Magalhães o Rodrigo nãoooooo!!!Até pretendo lutar e votar em vc, mas por favor faça coligações com pessoas ou grupos capazes de ajudar a desenvolver e não roubar o nosso municipio tão saqueado pelos prefeitos anteriores e pelo atual, que é o pior de todos...Mas tentar mudar a nossa situação politica, agora mudar para melhor, principalmente para o povão que está cada dia mais na miséria...