segunda-feira, 19 de março de 2012

O Novo Eldorado

O espanhol Francisco de Orellana desceu o rio das Amazonas motivado pela ambição de encontrar, explorar e saquiar um grande lago dourado, cujo ouro era mais que as areias das suas praias e que as suas margens e fundo eram de ouro. A ambição foi maior ainda quando soube de uma cidade chamada Manoa, toda fabricada de ouro e de ouro eram suas casas. Nada encontrou. Não sabia que nas veias dessas terras corriam ouro negro, muito mais valioso; capaz de de destruir corações e mundos, e gerar guerras sem fim!


O jornal A CRÍTICA publicou hoje um "caderno especial" sobre a indústria do gás e do petróleo no Amazonas. A edição terá 16 páginas e é resultado de mais de dois meses e meio de trabalho entre a preparação, apuração e edição das reportagens que irão mostrar a realidade de um mercado aquecido, mas que também irá retratar os impactos causados pela atividade petrolífera.

Uma nova corrida do petróleo está em curso na Amazônia brasileira. Vinte e cinco anos depois da descoberta da província petrolífera de Urucu, na Bacia do Solimões, município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), empresas privadas brasileiras e estrangeiras voltam seus investimentos para a região. Somente no Amazonas, este mercado deverá receber investimentos bilionários nos próximos três anos. A expectativa é de que pelo menos oito mil novos empregos sejam criados até lá. Leia mais.


Em Coari, o material vai mostrar como 25 anos de exploração comercial do petróleo e do gás natural não foram suficientes para reverter toda essa riqueza em melhoria na qualidade de vida da sua população. As reportagens mostram que apesar de o município receber milhares de reais em royalties todos os anos, Coari ainda sofre com a pobreza, analfabetismo e desigualdades sociais. Leia mais.

Anos atrás ouvia um radialista anunciar com orgulho pelas ondas rádio Ecucação Rural de Coari, que o município era a terra onde corria leite e mel. Ele fazia alusão a terra prometida por Deus a Moisés. Sem saber, ele estava certo, o petróleo é o nosso leite e mel. Somos sim uma cidade abençoada e rica, muita rica, porém empobrecida, saqueada.

O Especial Gás & Petróleo do jornal Acritica mostra que de 2001 a 2011 o município de Coari recebeu de royalties da Petrobras 432 milhões de reais e que só em 2011 fora 58,07 milhões, o maior repasse de todos os tempos. Para onde vai esse dinheiro é uma outra história. Somos um município milionário e pobre, onde a miséria e a pobreza imperam e 17% da população é analfabeta, segundo o caderno do jornal.


A situação dos prefeitos de Coari no Caderno Especial
Adail Pinheiro
5 condenações no TCU e responde a processos nas justiças estadual e federal, entre eles por improbalidade administrativa e pedofilia

Odair Carlos Geraldo
Nenhuma condenação no TCU. Foi assassinado antes de completar o mandato pelo atual prefeito de coari, Arnaldo Mitouso

Roberval Rodrigues da Silva
Foi condenado cinco vezes pelo TCU

Evandro Francisco Aquino de Oliveira
Tem três condenações no TCU

Rodrigo Alves
Nenhuma condenação no TCU, mas teve o mandato cassado por compra de votos. Foi preso durante a Operação Vorax

Arnaldo Mitouso
Condenado por homicídio, responde a inquéritos por improbalidade administrativa

Pelo histórico acima, esse dinheiro parece que é maldito e quanto mais ricos ficamos, maior é a nossa pobreza humana!


5 comentários:

Anônimo disse...

belo post Padre, você bem colocou a má qualidade dos políticos da terrinha e diga-se de passagem, quase todos filhos de Coari, com família e negócios aqui, porém a competência eu afanar o dinheiro público foi a única coisa que ficou latente na administração de quase todos, é uma pena, pois Coari merece mais, muito mais do que qualquer um desses sinistros homens públicos podem oferecer.

Carlos Henrique disse...

De fato seu padre, desde 1996, (se eu não estiver enganado com essa data), pois foi quando começou a construção do gasoduto urucu-coari, que o nosso milionário e empobrecido municipio de Coari, vem sendo roubado juntamente com a sua população tão sofrida. Foi mostrado a situação de ex-prefeitos e do atual com relação a vida politica de cada um. Entre eles somente Odair está fora dos fichas sujas. E o pior de todos eles é o atual prefeito Arnaldo Mitouso. Além de assassino Arnaldo é o pior de todos os ladrões que já passaram pelo poder publico municipal. É precisamos mudar o rumo de nosso municpio, e o momento é agora!!!

Anônimo disse...

E amigo Padre!

No novo cenário ainda tem renacescetes deles querendo coligar com o magalhães!
o rodrigo Alves é um deles, o joade e o afonsinho.

Cuidado Magalhães esses homens vão querer sucubir sua carreira politica em coari.
o importante é não deixar de contaminar...


se coligar com esses vc se queima. vai se tornar um, deles....

Anônimo disse...

Padre Amigo!

nossa politica coariense precisar ser moralizada!

FORA ARNALDO!
FORA PEDOFILO!

Armandinho do Pera disse...

O magalhães já foi contaminado pela corrupção quando deixa adentrar o rodrigo que foi preso pela vorax II em sua campanha eleitoral.

Por aí se vê que não tem santo na política, apenas o povo tem que aprender a votar e fiscalizar.