quarta-feira, 14 de março de 2012

Quem manda aqui sou eu

Nem sempre quem chega ao poder, tem poder. Essa foi uma das duras realidades que o então ex-presidente Lula experimentou e expressou ao ser eleito pela primeira vez e chegou a conclusão tentando viver o exercício de presidente do País. Constatou que todas as vezes que queria fazer algo importante ou nomear alguém num cargo estratégico, precisava negociar com pessoas e grupos, e nem sempre o que ou quem ele queria saia da sua vontade.

A presidente Dilma sente mais ainda essa realidade, foram pouquíssimos os ministros ou outras pessoas para cargos das importantes estatais nomeados por ela. O último caso foi o do ministro da pesca que teve que nomear/engolir, para agradar partidos e grupos; e tudo em vista das eleições que se aproximam. É um jogo do dar lá, toma cá e vice-versa. Débitos contraídos no período pré-eleitoral e eleitoral são pagos, na maioria das vezes, caros, caríssimos e o candidato que contrai a dívida, dificilmente sabe como vai ser o pagamento; só descobre na hora que o golpe sangra.

Estamos no período pré-eleitoral das eleições desse ano e as alianças, parcerias, tratos e contratos estão sendo construídas com pessoas, famílias, partidos, comunidades, igrejas, associações, ONGs, empreiteiros, fornecedores, agiotas e até com cafetões; dependendo dos acertos “aqui”, “nesse tempo”, será o tamanho do pagamento no futuro.

As negociações são as mais diversas possíveis: direção de escola, posto de saúde, feira, empregos, ganhos, serviços, salários, influências, obras (construções de escolas, ginásios, asfaltamento... ), secretarias, aluguéis de veículos e barcos, e o imaginável e indescritíveis mundos de coisas, pequenas e grandes.

Na terra do gás e do petróleo estamos assistindo esse tempo ser construído e o que se percebe é que sempre são as mesmas pessoas que fazem parte desse processo: os donos dos votos e do dinheiro. No fim das contas, são os mesmos que mandam. E eles querem que Coari continue assim, bom para eles; se é bom para o município, isto não importa; o que conta são eles e seus grupos. O tabuleiro é o mesmo, as peças também e o novo, quem ganhe, pode ser só o peão nas mãos de quem de fato faz as jogadas.

Destruir esse “vício” é o nosso desafio; tão difícil quanto a luta entre Davi e Golias!

4 comentários:

Anônimo disse...

UNIVERSITÁRIO ANTENADO DISSE:
PADRE JÁ ESTAMOS CANSADOS DAS MESMAS PESSOAS PERMANECEREM NO PODER A MUITO TEMPO.É UMA DITADURA QUE NÃO ACABA MAIS, SEMPRE SÃO AS MESMAS PESSOAS ADAIL, RODRIGO, ARNALDO, IRAM,ZÉ HENRRIQUE SE O PRÉ CANDIDATO MAGALHÃES FOR SE ALIAR COM O GRUPO DA VORAZ OU O GRUPO DO ARNALDO, VAI SER UM MENINO DE MANDADO, OU SEJA VAI CONTINUAR A MESMA CORRUPÇÃO DESVIO DO DINHEIRO PÚBLICO.QUEREMOS MUDANÇAS PRA ESSAS MUDANÇAS ACONTECEREM PRECISAMOS DE PESSOAS NOVAS NA DIREÇÃO DO BARCO SE NÃO A POPULAÇÃO VAI PRO FUNDO JUNTO COM ELE.
FICHA SUJA NUNCA MAIS...
QUERO COARI DESENVOLVIDA...
FICHA LIMPA AGORA.....

Carlos Henrique disse...

Realmente seu padre, o LULA passou 08 anos assumindo o cargo máximo de nosso país, mas nunca conseguiu de fato governar a Republica Federativa do Brasil. Sempre os partidos ditos "aliados" ou outros órgãos como a poderosa FIESP, (entenda; empresários, principalmente paulistas), foram quem sempre mandaram e desmandaram no brasil. A Dilma está passando pelo mesmo processo ou seria drama? Se eu estiver errado me corrijam como com o termo correto. Em Coari não é diferente! Aqui quem manda no poder publico municipal de fato o todo-poderoso Aldemir mitouso, o milhão, porque o Arnaldo mesmo não manda nem na casa dele, por isso o seu vice Railson ficou totalmente neutralizado neste governo municipal de um novo tempo. Os filhos do Arnaldo tem mais poder no palacio 02 de agosto, do que o coitado do vice, e nem tente contraria-los que eles não pensam duas vezes para exterminar os seus inimigos, pois para tais sujeitos não existem adversários. O Ossias é outro que manda e desmanda nessa prefeitura, tanto é que o seu filho-enteado railson é quem fornece quase tudo para a prefeitura de Coari, e tudo isso super-faturado. É padre e amigos coarienses, mudar esses vícios politiqueiros é muito dificil, mas não impossivel. Por isso precisamos lutar por um Coari melhor, com justiça, educação, saúde, segurança, saneamento básico e etc...Esse é o ano de mudanças...

Anônimo disse...

Dificil mesmo Sr. Padre, chega até dá um desânimo na gente, por que as pessoas são tão egoísta e nunca pensam no coletivo, por que será que sempre querem subjugar, humilhar, manipular, se sobressair diante os menos favorecidos, diante da grande massa, sim , por que no final, quem elege esses políticos e esses grupos de interesse são a grande massa. é pena mesmo, que nossa educação ainda não prepara para a vida, nem para o mercado de trabalho, que dirá para a vida. é assim que os "mandatários do poder" querem, uma grande massa de ignorantes para poderem manipular a seu bel prazer. e haja jogo de interesses!!!

Anônimo disse...

NA HORA DE VOTAR NAS ELEIÇÕES 2012.!

NA HORA DE VOTAR. Pensem nas crianças, pensem nas jovens muitas das vezes oprimidas na nossa cidade, pensem na melhoria do mercado municipal, pensem na construção da ponte do Pera ecologicamente correta e feita sem agredir a natureza, pensem em uma feira municipal sabubri e ecologicamente correta, pensem nas ruas asfaltadas e com meio fios e sameamento basico nos bairros, pensem em salários em dias, em um porto digno de carga e descarga e passageiros otimizado, pensem em educação ambiental nas escolas, pensem em educação no transito, pensem botar pra funcionar de uma vez por todas o aterro sanitário, pensem em acabar com a falta de medicos no hospital, pensem em acabar com a insegurança na nossa cidade,pensem e fazer praticas esportiva na nossa cidade pelo menos um estadio de futebol, pensem nas nossas escolas com ar refrigerado e dois professores por sala e merenda de boa qualidade para nossos alunos. PENSEM, MAIS PENSEM MESMO!

APROVEITEM E PENSEM E FAÇAM JUSTIÇA..

NÃO VOTE NO GRUPO DO POSTE E NEM NO GRUPO DA VORAX.

NÃO VOTE EM ASSASSINO E NEM EM PEDÓLILOS.

ABRIGADO!

O POVO QUE QUER REALMENTE MUDANÇA AGRADECE...