quinta-feira, 5 de abril de 2012

Narcotráfico

Nos anos de 1990, o controle militar da Amazônia retomou fôlego com o objetivo maior de combater o narcotráfico, o termo empregado para designar o sistema de produção e comercialização de drogas ilícitas, sobretudo a cocaína, cuja origem é a folha de coca cultivada nos países andinos da américa do Sul desde os tempos pré-colombianos. Porém, o aparato militar do Brasil, Perú e Colômbia não está conseguindo vencer os desafios do mundo das drogas.

A Colômbia é, hoje, a maior produtora de folhas de coca. Para a produção de cocaína, porém, ela precisa importar da Bolívia e do Peru os elementos químicos necessários ao refino. Os cultivos de coca situam-se, em sua totalidade, no lado oriental da Cordilheira dos Andes, junto as margens dos rios quem formam a Bacia Amazônica. Usando a malha viária com seus infinitos becos, ruas e avenidas aquáticas, a droga deixa a Colômbia, entra no Brasil e ganha o mundo.

A Amazônia brasileira é, sobretudo, rota de passagem da droga produzida em países vizinhos. Ao mesmo tempo, cresce o consumo de drogas, especialmente nas grandes cidades. Impõem-se uma política de combate eficaz ao tráfico e de prevenção ao uso da droga e de tratamento dos químico-dependentes. As políticas públicas de prevenção e combate as drogas além de tímidas, não estão mostrando resultados eficazes.

A manutenção da estrutura do narcotráfico, desde o plantio até a chegada ao consumidor dependente, emprega mais de um milhão de pessoas. Um verdadeiro exército que vive à margem da lei, envolvido em todas as formas de violência, infliltrado em todas as instâncias oficiais. Em geral criamos uma desconfiança da conveniência das polícias com os envolvidos nos negócios das drogas.

As cifras econômicas que o tráfico movimenta anualmente giram na casa de muitos zeros. Os grandes traficantes, os que plantam em grande escala e que envolvem um batalhão de trabalhadores; os que compram, importam e exportam; são considerados empresários e fazem parte das elites econômicas nas cidades e vivem curtindo, juntamente com suas famílias, o bem-bom que o diheiro pode oferecer

Nesse mundo quem mais está perdendo são os jovens, e estão perdendo a vida. Por todo canto do país, está cada vez mais comum matarem a juventude desse mundo. Os jovens, são os que mais morrem no Brasil. E as mães, pobres mães; são, quem mais sofrem!


Um comentário:

Carlos Henrique disse...

O narcotrafico no mundo todo, parece ser normal para muitos, principalmente para os narcotraficantes que são os mais beneficiados com tal atividade economica,(querendo ou não, não deixa de ser). Agora prejudicado mesmo são os usuários que sofrem todo tipo de mazelas juntamente com os seus familiares. Os jovens quandro entram no mundo das drogas acreditam que aquilo é um momento de diversão, que é uma "curtição" passageira, no entanto usar droga pela primeira vez é entrar de cabeça, corpo e alma no inferno. Por isso jovens eu lhes digo; nunca queiram "experimentar" o efeito que qualquer tipo de droga causa em nossa vida! Quando eu falo de droga, estou me referindo as psicotropicas e a alcoolica que também é uma droga. Por tanto pais nunca deixem de conversar com seus filhos, de orientar, mostrando claramente que tal ato não é bom para ninguém!!! Se formos esperar que as autoridades constituidas para combater tal contravenção vão fazer alguma coisa, pode ter certeza que não farão, pois muitos dos poderes constituidos comem nas mãos dos narcotraficantes...Fiquemos atentos!!!