terça-feira, 10 de abril de 2012

Palavras Páscoa

 
"Vivemos um momento propício para promover mudanças, buscar novos sentidos, reinventar as novas maneiras para transformar um mundo que muito nos incomoda" (Bartolomeu Campos de Queiroz)

A ausência da internet me forçou a fazer a abstinência quaresmal da rede mundial de coputadores, foi a minha penitência desse tempo litúrgico. Do outro lado, o da vida real, não sei porque há uma ausência de idéias, um branco de todas as realidades do mundo. E canto ao Pai que afaste de mim esse cálice de vazio e silêncio. Do nada saber e dizer das realidades gritantes que matam a Páscoa.

Perambulando pelas leituras encontro o texto esperança de Bartolomeu Campos. Suas palavras poesias me inspiraram a tentar seguir caminhos nos textos com palavras reveladoras que mostram as realidades que precisam serem transformadas em Páscoa/Vida nova.

Encontrar caminhos de Páscoa no dia-a-dia já é desafiador; palavras, mais ainda. Elas não são do nosso domínio.

Concordo com Bartolomeu quando diz que vivemos um 'momento propício' para a mudança. Principalmente nesse ano eleitoral. Porém, o velho insiste/teima em ficar. Dificilmente mudaremos. É um sistema instituído, feito de um poder obscuro. Mesmo quando alguém se destaca e carrega consigo a esperança da mudança; os que sempre quiseram está no poder, encostam como um cancêr que mata lentamente. Sufocam e matam a esperança, semente da mudança.

E é essa morte da esperança que está povoando, perambulando as idéias, sufocando as palavras, não deixando os posts nascerem. E esses que matam a esperança, matam a vida das idéias no ventre/cerébro onde elas nascem. Preferem o aborto, que o mundo visto com/por outros olhos.

Assim como os Pilatos, um que queria a morte do Menino Jesus; o outro, que Matou o Cristo na Cruz!

As "Palavras Mágicas" de Bartolomeu me lembraram que é páscoa. Elas fizeram esse post. Elas são Páscoa, deram vida as palavras.


Um comentário:

Carlos Henrique disse...

De fato a Páscoa=Passagem, Renovação, Transformação, "Vida Nova" nos mostra ou pelo menos tenta fazer com que vejamos quanto somos "passivos" ou seria acomodados? Ficamos sempre a esperar que as coisas aconteçam sem que tenhamos que tomar alguma atitude, principalmente para favorecer os mais oprimidos. Para que tenhamos de verdade um "Vida Nova" precisamos olhar em nossa volta e vê o que está acontecendo ao nosso redor... O grande problema é que o nosso egoísmo não nos deixa ver o sofrimento dos outros, afinal sofremos também...