quarta-feira, 11 de abril de 2012


"Só quando a galinha criar dente que o povo vai aprender a votar" - Armandinho do Pera 

Já cheguei a conclusão que minha geração não verá a mudança que sonho. Lembro um verso da canção de Osvaldo Montenegro "Se minha geração não quer sonhar, que sonhe a que há de vir". 500 anos não são mudados em 50 e suas heranças mais ainda; pois os herdeiros afortunados dessa maldita herança, preferem que tudo continue como está; para eles está bom assim!

Não conheço o Armandinho do Pera, esperava que pelo modo que seu bairro é tratado pelos nossos prefeitos, mesmo sem esperança, deveria desejar ardentemente pequenas mudanças; pois, só elas serão capazes de fazer a mudança e entrar no estado de "esperança, esperante", aquela que jamais morre. Sabemos que o nosso povo é mantido na ignorância, no analfabetismo e na miséria por um "sistema de dominação" instituído por elites que controlam com rédeas curtas qualquer desejo/sonho de mudanças. 

Particurlamente esperava que a terra do gás e do petróleo tivesse uma mudança significativa na educação, emprego e crescimento da renda dos coarienses, principalmente dos mais pobres, com o atual grupo que administra o município; visto que alguns membros desse grupo sempre se colocaram como portadores de capitais culturais e visão de um mundo diferente. Foi engano, depois que assumiram o poder, o que estão mostrando é que queriam estar no lugar dos que sairam. Nada mudou, está é pior.

O desafio da construção de uma democracia é grande e lento, e o "sistema de dominação" que se adapta ao tempo para controlar tem a força e o poder da grana. Ele nos cativa, encanta, realiza os nossos mais profundos desejos de bem estar e de prazer. Por outro lado deixa de fora, até de ter o básico necessário para a sobrevivência humana, grande parte da humanidade. Compra votos, mandatos, é vorax! 

Porém, precisamos continuar sonhando, cantando como nosso poeta maior Tiago de Melo "ainda que faça escuro, eu canto".

 

2 comentários:

Carlos Henrique disse...

A espera esperansosa pela mudança para melhor em nosso municipio está na porta da UTI.Fomos a luta, mostramos a cara, enfrentamos a prepotencia de um ditadorzinho de barranco, que atende pelo nome de Adail Pinheiro. E o que aconteceu? Elegemos o Arnaldo Mitouso, no qual colocamos todas as nossas esperanças para uma de vida melhor, no entanto esse prefeitinho continuou a fazer o que o ditadorzinho sempre fez. Saquear os cofres da prefeitura de Coari. E esse ladrão-assassino conseguiu a proeza de piorar a nossa situação. Mas eu espero que essa familia Mitouso receba com a máxima urgencia a paga que merece!!! Eu te pergunto seu padre; como ter esperança de melhoria, se não temos opção de pessoas dignas de receber nossos votos?Como cantar no escuro, se a ganancia dos politicos é cada vez mais VORAX? E a justiça? ah! justiça, justiça, justiça!!! Por que és tão omissa e corrupta????

Anônimo disse...

O babaca e o analfabetismo Politico!

o babaca do Armandinho do Pera é um estupafado imbecil.
Em suas entranhas restam e nutri um escuro analfabetismo politico que atrasa o já lento processo de mudança.