quarta-feira, 24 de julho de 2013

Navegar é preciso


Outro dia recebi na minha caixa de mensagens uma mensagem de Rui Machado, ele perguntava pelo meu blog. Respondi que tinha parado pela mudança que deu minha vida e quem sabe, poderia voltar; ele respondeu que estava na torcida pela minha decisão de retornar com o "Província de Machiparo".

Foi grande minha surpresa, não sabia que um artista amazônico consagrado no mundo da arte que retrata com beleza e inquietação a região, lia o meu blog. Um ídolo lendo o que escreve seu fã. Com um incentivo desse, impossível não tentar pescar palavras e dependurar no mural da tela do computador.

A volta vai ser lenta, quase sem escrever as letras já começam a travar na engrenagem da escrita mental e com certeza o tamanho de alcance dos escritos vai ultrapassar as fronteiras da "Província de Machiparo", antiga província antiga do tempo da pré-história amazônica que ia das proximidades do município de Tefé até mais ou menos o Iranduba (nada com absoluta certeza). Vou com Rui rio acima, rio abaixo em sua canoa, sem ter porto fixo, entrando em igarapés, varando furos e atravessando os imensos lagos, sem pressa para comer peixe com farinha.

Mesmo sem ter porto fixo, a terra do gás e do petróleo será sempre uma parada obrigatória; visto que foi o porto de partida para águas dantes nunca navegadas. Com certeza ainda há muito o que aprender dessa terra que só me fez aprender o quanto sou pequeno dentro um mundo tão grande que se abre de dentro dela para outras regiões do planeta azul. E como em nenhum lugar do planeta, Coari não é para amadores!

Esse tempo que fiquei com a casa do Machiparo fechada, foi um tempo de outros experimentos da escrita, o blog "Divagações", e no site "Notícias de Coari"; desanimado não senti motivações para tocar adiante tais empreitadas. Mesmo essa retomada não significa uma certeza, a vida tem me mostrado tantas surpresas que estou admirado com mundos que estão se abrindo e se revelando.

Nesse mar de incertezas, estou me lançando sem saber onde vai dar e só o tempo vai dizer por andará minha canoa!


Nenhum comentário: