sexta-feira, 26 de julho de 2013

O sonho de Francisco


O Papa está no Brasil participando da Jornada Mundial da Juventude, é sua primeira viagem internacional e encontrou o país em clima de copa e das manifestações pela melhoria dos serviços públicos prestados ao povo brasileiro - os jovens foram a rua por um transporte melhor e mais barato, por uma educação e por uma saúde de melhor qualidade.

O calor da acolhida, do encontro com os brasileiros e dos jovens que participam da Jornada aqueceu o coração do Papa e os encontros, celebrações, orações criou um clima alegre, festivo e de muita emoção entre todos, que está deixando um rastro de simpatia por Francisco no coração daqueles e daquelas que de perto ou de longe acompanham sua passagem pelo Brasil.

Tanto antes da chegada do Papa, no período dos preparativos para sua vinda, como no primeiro dia de sua chegada estava ansioso e até inquieto pelos rumos que estavam ganhando sua viagem ao Brasil. "Parece" aparentemente que queria fortalecer a piedade sem compromisso de mudança pessoal ou social. Devagar, devagarinho suas falas estão mostrando que veio para inquietar tanto a Igreja, como o mundo.

Sonha com uma nova Igreja e um novo mundo. Uma Igreja Missionária e um mundo mais justo e disse certo, se a mudança não acontecer no coração, nada vai mudar!

O sistema capitalista consumista que vivemos atualmente nos conduz para um egoísmo voraz; onde quem puder ter, que tenha; quem não puder, morra. Para alcançar seus objetivos de ter lucro e mais lucro, transforma tudo em mercadoria, seja Deus, como os homens, para satisfazer o desejo do ser humano. E nesse caldeirão leva a todos, inclusive a Igreja, pois, ela também é feita de seres humanos, que podem ser transformados em consumidores e consumidos, caso não esteja atenta a sua Missão!

E o Papa Francisco não está falando só com as palavras, suas atitudes simples e suas escolhas que dispensam luxo e vaidade, falam por si. Tal qual Francisco de Assis que sonhou um mundo de paz e escolheu deixar sua riqueza, escolhendo a pobreza como esposa e viver como os pobres! .


Um comentário:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Como Espírita tenho admiração pelos espíritos revolucionários de qualquer denominação religiosa, e observo que realmente o Papa Francisco vai fazer a diferença,pois disse que a fé é revolucionária.

Esse BLOG também faz a diferença!

Te agradeço Padre Francisco por retornar o BLOG PROVINCIA DE MACHIPARO e eu poder voltar a comentar!

Um abraçõ.